Um RH opera a partir das características e necessidades da empresa, cada uma tendo suas particularidades. Assim, na busca por um RH mais eficiente, muitos profissionais de psicologia organizacional têm adotado o modelo de gestão estratégica de RH.
Esse é um movimento importante, já que muitas organizações ainda não reconhecem o potencial do RH como um setor estratégico.
Assim, esse modelo de gestão trabalha desconstruindo a visão de que a missão do RH é “somente” lidar com o departamento pessoal. Isso porque, a gestão de pessoas por si só já é um desafio com muitas faces.
Porém, ao implementar a gestão estratégica de RH, é possível aprimorar os processos, análises e resultados desse setor, o tornando mais otimizado.
Neste artigo completo, iremos dar mais detalhes sobre isso e também:
- O que é, de fato, a gestão estratégica de RH;
- Por que investir nesse modelo;
- Quais suas bases;
- Onde utilizar na empresa;
- Como aplicar, e mais!
Boa leitura.
O que é gestão estratégica de RH?
A gestão estratégica de RH é um método de gestão que integra as atividades de RH com a estratégia geral de uma organização.
Em outras palavras, ela busca alinhar os objetivos e as práticas de RH com os objetivos gerais do negócio, a fim de maximizar o desempenho organizacional e impulsionar resultados positivos.
Por isso, ela faz uso de ferramentas e tecnologias que ajudam o setor de recursos humanos a ser mais eficiente no dia a dia. Dessa maneira, é possível focar em:
- Qualidade de vida no trabalho;
- Controle de metas;
- Desenvolvimento da equipe;
- Gestão de lideranças, entre outros pontos.
Assim, o RH também tem a visibilidade de que tudo o que faz é voltado para um objetivo direto, que guia suas ações.
Entenda como a orienteme é o benefício de saúde completo para o seu RH e a sua empresa.
Por que investir na gestão estratégica de RH?
Existem muitos motivos que reforçam os benefícios de investir em uma gestão estratégica de RH, principalmente por estar se tornando uma tendência cada vez mais forte.
Alguns deles são:
Retorno financeiro
De acordo com um estudo da Boston Consulting Group, as empresas que adotam uma gestão estratégica de RH tiveram um aumento médio de 15% na receita e um crescimento médio de 2,1 vezes no lucro operacional.
Retenção de talentos
Além de processos melhores e mais eficientes, a gestão estratégica de RH também ajuda a empresa ao torná-la mais atraente para o mercado.
Aumento da produtividade
Um dos princípios que guia esse modelo de gestão é a agilidade. Dessa forma, com processos e ferramentas mais estratégicos, o RH consegue ter maior produtividade.
Além disso, por colaborar com a empresa de maneira integrada, é possível colaborar com o desempenho geral das equipes.
Fortalecimento da empresa
Ao se guiar por objetivos concretos, o RH torna-se uma base ainda mais sólida.
Por ser responsável por quem é a principal força para os resultados da empresa, os colaboradores, consegue fortalecer a equipe.
Preparo estratégico
Adotar a gestão estratégica de RH também permite com que o setor de gestão de pessoas esteja um passo à frente do mercado.
Seja pela análise de dados, contato com tendências ou processos eficientes, esse modelo de gestão constrói equipes mais preparadas para desafios.
emocional para sua empresa?
Quais as bases da gestão estratégica de RH?
Um dos principais pontos que diferenciam a gestão estratégica de RH do modelo tradicional são suas bases.
Para você entender mais essa diferença, separamos quais são elas.
Foco em resultados
Nesse modelo de RH mais estratégico, todas as atividades realizadas pelo setor de recursos humanos tem um olhar mais voltado a um cenário geral e suas metas.
Portanto, toda ação é baseada em uma justificativa. De ação em ação, o RH ajuda a construir resultados concretos.
Alinhamento com a estratégia
Com esse modelo de gestão, é possível balancear as expectativas da empresa, dos colaboradores e o alcance de resultados.
Assim, as ações do RH não servem somente como apoio para a gestão de pessoas, mas para todo o processo da organização.
Análise de dados
Dentro da gestão estratégica de RH, não existem achismos. Isso porque, esse modelo se pauta diretamente em indicadores e outras métricas para medir, na prática, a efetividade das ações.
Gestão de pessoas
Por fim, todos esses pilares se voltam para um principal: a gestão de pessoas. Assim, o RH otimiza todos os processos que envolvem os colaboradores e cria times cada vez mais eficientes.
Onde utilizar a gestão estratégica de RH na empresa?
Existem diversas maneiras em que a gestão estratégica de RH pode contribuir com os processos da empresa, por exemplo:
Análise de clima organizacional
Com as ferramentas e estratégias certas, é mais fácil ter noção sobre qual o seu tipo de clima organizacional.
Assim, o RH consegue aplicar as medidas mais eficazes para garantir que existe qualidade de vida no trabalho e uma boa performance.
Recrutamento e seleção
Com a ascensão da internet, é comum que os processos seletivos recebam muitos candidatos interessados.
Com uma metodologia baseada na gestão estratégica de RH, é possível ter uma metodologia mais eficaz e realmente analisar qual o perfil adequado para a sua empresa com base em dados.
Planejamento estratégico de RH
O planejamento estratégico de RH por si só é uma ferramenta que compõe esse método de gestão.
Assim, o setor de recursos humanos ganha previsibilidade e estratégia, além de entender qual o caminho certo para chegar nos resultados esperados.
People analytics
Com uma base de dados sólida, é mais fácil tomar decisões assertivas em relação aos processos da empresa.
Gestão de saúde e benefícios
É verdade que a gestão de planos de saúde e benefícios custam bastante para as empresas.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Mercer Marsh Benefícios, o plano de saúde representa a segunda maior fonte de custo para as empresas
Portanto, ao realizar uma gestão de RH mais estratégica, é possível controlar melhor essas despesas e encontrar soluções preventivas mais eficazes.
Como implantar a gestão estratégica de RH? 4 passos
Implantar a gestão estratégica de RH na organização é uma tarefa que requer o engajamento das lideranças, colaboradores e também de uma adaptação da cultura organizacional.
Alguns passos que podem ajudar nesse movimento são:
1 – Defina um objetivo
Primeiro, você deve definir em qual ponto a gestão estratégica de RH pode ajudar a sua empresa.
Assim, é necessário analisar quais são as prioridades da sua organização, e com quais ações um RH mais estratégico pode contribuir.
Como listamos acima, existem diversos pontos em que esse modelo faz a diferença, mas é possível ter outros, de acordo com as características do seu negócio.
2 – Se oriente por dados
Uma gestão estratégica de RH anda lado a lado com os indicadores de RH mais eficientes.
Portanto, ao definir seu objetivo e em quais setores da empresa serão feitas as mudanças, você deve analisar como essa meta será medida.
Por exemplo, se o objetivo é melhorar o clima organizacional, você pode ir analisando os indicadores das pesquisas de clima conforme as ações de RH estratégico forem aplicadas.
3 – Invista em ferramentas
Existem diversas ferramentas que ajudam a automatizar os processos de RH, analisar dados, entre outros.
Por isso, é ideal que essas ferramentas estejam alinhadas com o seu objetivo. Algumas opções populares são:
- Plataforma de treinamento;
- Plataforma de gestão de pessoas;
- Software de recrutamento e seleção;
- Plataforma de gestão de saúde ocupacional, entre outros.
Inclusive, a orienteme pode te ajudar a analisar dados estratégicos e cuidar da saúde da sua empresa.
Como uma plataforma de gestão de saúde ocupacional, mapeamos, avaliamos e disponibilizamos os indicadores mais significativos para identificar como estão os níveis de saúde e bem-estar da sua equipe.
Assim, você pode identificar casos de risco e entender como você pode agir estrategicamente.
Com a ajuda do time da orienteme e do nosso Portal Corporativo exclusivo, você tem uma série de informações que ajudam a construir um people analytics forte.
Ainda, a orienteme oferece atendimento psicológico, nutricional e orientação física para os colaboradores da sua organização.
Ao medir os níveis de saúde da sua empresa, você também consegue acompanhar a evolução geral da sua equipe no atendimento, além de outros indicadores de bem-estar, e muito mais!
Conheça mais sobre a orienteme na nossa página para empresas.
4 – Acompanhe tendências
A gestão estratégica de RH está sempre em movimento, se atualizando e seguindo as tendências do mercado.
Portanto, você também deve continuar se atualizando sobre o assunto, como está fazendo agora.
Conte sempre com o blog da orienteme para trazer conteúdos relevantes para o universo do RH, gestão de pessoas, benefícios, e muito mais!
orienteme: uma solução para equipes fortalecidas e um RH mais estratégico
Nós sabemos que tomar decisões mais assertivas e eficientes faz toda a diferença no sucesso de um negócio e na boa gestão de pessoas de uma organização, o que não é simples.
Com a tecnologia como aliada, a orienteme é capaz de fornecer apoio especializado na construção de ações capazes de melhorar a saúde de seus colaboradores. Para isso, você pode contar com o portal da orienteme!
O Portal Corporativo orienteme fornece dados de maneira descomplicada para que você se torne um expert em People Analytics, permitindo que você realize o acompanhamento de elegibilidade, cadastros e uso, faça mapeamento dos níveis de risco da população e obtenha insights para tomada de decisões e ações efetivas.
Isso tudo aliado à possibilidade de atendimento com psicólogos, nutricionistas e orientadores físicos, como forma de cuidar ativa e preventivamente da saúde da sua equipe.
Assim, é possível melhorar indicadores estratégicos e ter uma equipe de alta performance.
Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!
Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.