Entender os tipos de clima organizacional é a dúvida de muitos profissionais de psicologia organizacional.
Isso porque, esse conceito está diretamente relacionado com pontos importantes dentro de uma empresa, como a motivação dos colaboradores, sua percepção sobre a organização, resultados e até mesmo a taxa de rotatividade do negócio.
Principalmente nos últimos anos, tem ficado claro que a qualidade de vida no trabalho é uma prioridade para os profissionais, e um bom clima organizacional é essencial para isso.
Portanto, para te ajudar a simplificar o assunto, fizemos esse guia completo sobre o assunto, e vamos explicar:
- O que é clima organizacional;
- Quais os tipos de clima organizacional;
- Como saber qual o seu;
- O que pode afetar a percepção da equipe sobre esse conceito, e mais!
Boa leitura!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o conjunto de ações, práticas e valores que impactam na percepção do colaborador sobre o ambiente de trabalho.
Portanto, ele é um reflexo da relação entre empresa e colaborador, e se o local de trabalho é saudável.
Portanto, quanto maior a qualidade de vida, motivação, satisfação e até mesmo saúde mental que a empresa propicia, melhor seu tipo de clima organizacional.
Isso porque, existem diversos fatores que compõem o clima organizacional, mas principalmente:
- Cultura organizacional;
- Ações de qualidade de vida;
- Promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Remuneração e benefícios corporativos;
- Planos de carreira e possibilidade de desenvolvimento;
- Relacionamentos interpessoais;
- Lideranças, e mais.
Por ser composto por tantas faces, a empresa que consegue ter um RH estratégico, focado em potencializar pessoas, acaba tendo um tipo de clima organizacional melhor.
Otimizar esse conceito é de extrema importância, principalmente porque contribui com todas as operações da empresa. De acordo com dados reunidos pelo GPTW (Great Place to Work), empresas com um bom clima organizacional têm:
- Lucros 7% mais altos;
- Ganhos de R$ 201 milhões com ideias dos colaboradores;
- Rotatividade três vezes menor em relação ao restante do mercado, entre outros.
Leia também: O que é saúde ocupacional? 4 dicas para promovê-la
Quais os tipos de clima organizacional?
Os tipos de clima organizacional podem variar de acordo com cada empresa e até mesmo com o momento pelo qual ela está passando.
Assim, ele não costuma ser algo estático, e depende muito daqueles que estão à frente dos princípios e costumes da organização.
Em uma escala geral, existem três tipos de clima organizacional, e vamos apresentar as características de cada um.
Clima organizacional bom/alto
Um clima organizacional bom é aquele que proporciona qualidade de vida no trabalho e satisfação diária ao time. Em retorno, as empresas com esse clima também costumam ter altos resultados.
Dessa forma, o propósito entre a equipe é algo constante, e ela se engaja para entregar os melhores resultados à organização.
Neste modelo, o colaborador também se identifica com a missão e os valores da organização, e também se sente feliz e valorizado no trabalho.
Idealmente, esse é o clima organizacional mais desejado pelas organizações, pois promove a harmonia e grandes resultados, posicionando a empresa como referência no mercado em diversos sentidos.
Quais as características e consequências do clima organizacional bom/alto
Alguns fatores que caracterizam um clima organizacional bom são:
- Equipe engajada;
- Baixo turnover;
- Times motivados;
- Abertura à inovação;
- Entregas com alta qualidade;
- Alta sensação de pertencimento entre o time;
- Senso de segurança psicológica;
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Clima organizacional médio/neutro
Apesar de não apresentar tantos fatores de risco quanto o clima organizacional baixo/ruim, esse tipo também acende o alerta sobre a necessidade de mudança.
Nele, a equipe pode encontrar-se mais “acomodada”. Isso significa que ela não tem um grande apreço pela organização, porém também não a acha totalmente negativa.
Dessa forma, nesses casos, a organização pode estar perdendo um grande potencial, além de ficar mais vulnerável à tendência de piorar esse quadro, se mudanças não forem feitas.
Quais as características/consequências do clima organizacional médio/neutro
Um clima organizacional médio/neutro costuma apresentar:
- Resultados médios;
- Poucas sugestões de inovações;
- Pouca uniformidade de resultados;
- Senso de trabalho em equipe fraco.
Clima organizacional ruim/baixo
Um clima organizacional ruim/baixo configura organizações que não são agradáveis para se trabalhar.
Nestes casos, é possível encontrar uma equipe desengajada, confusa e com processos pouco eficientes. O risco do desenvolvimento de doenças e síndromes também é mais alto, além das chances de, até mesmo, processos trabalhistas.
Ainda, isso não quer dizer que não há espaço para mudança. Com a conscientização e ação voltadas ao bem-estar, qualidade de vida e felicidade no trabalho, é possível transformar o tipo de clima organizacional e os resultados da organização.
Quais as características/consequências do clima organizacional ruim/baixo
Um clima organizacional ruim/baixo pode expressar-se por:
- Baixo engajamento;
- Alta rotatividade;
- Afastamentos ou atestados constantes;
- Entregas ruins ou com baixa qualidade;
- Líderes pouco assertivos;
- Alto índice de doenças ocupacionais.
Como saber qual meu tipo de clima organizacional?
Ao chegar até aqui, é possível que você esteja se perguntando como saber seu tipo de clima organizacional. É verdade que os comportamentos da equipe já denunciam bastante sobre ele, mas existem maneiras assertivas de ter certeza, como:
Indicadores de RH
A observação constante dos principais indicadores de RH da empresa pode ajudar a medir comportamentos e dados relacionados aos tipos de clima organizacional. Como falamos anteriormente, cada um deles apresenta características próprias.
Portanto, alguns indicadores importantes de se monitorar são:
- Taxa de turnover (rotatividade);
- Absenteísmo;
- Produtividade;
- Reclamações trabalhistas e afastamentos;
- Engajamento;
- Qualidade da comunicação;
- Presenteísmo, entre outros.
Essas são algumas métricas-base, mas outros conceitos podem ajudar, dependendo das características da sua organização.
Ainda, é importante relembrar que toda essa análise deve ser feita de forma objetiva e analítica. O cruzamento de dados também é válido.
Por exemplo: se é observado que a empresa está com uma alta de rotatividade e as reclamações trabalhistas também estão presentes, isso é um grande indício de problemas na organização.
Nesse caso, é possível fazer reuniões de feedback com os colaboradores afetados, estudar a qualidade da liderança aplicada, entre outros.
Pesquisas
É uma das maneiras mais diretas e rápidas de entender qual seu tipo de clima organizacional. Inclusive, é comum que as empresas preocupadas com esse tema façam pesquisas do tipo com frequência, avaliando sempre onde podem melhorar.
Dessa forma, a pesquisa de clima organizacional é composta por um questionário com perguntas variadas. A definição dessas perguntas muda de organização para organização, de acordo com seus objetivos e particularidades.
Entretanto, alguns questionamentos que podem estar presentes são:
- O dia a dia de trabalho é agradável para você?;
- Você se sente alinhado aos propósitos e valores da organização?;
- Você colabora bem com seus colegas de equipe?;
- O processo de feedback na empresa é confortável e produtivo?;
- Como você avalia as nossas lideranças?;
- Você está satisfeito com a remuneração e os benefícios que recebe?
- Seu plano de carreira está de acordo com seus objetivos na empresa?;
- Você sente-se satisfeito e orgulhoso em trabalhar na empresa?.
Portanto, para obter resultados concretos, o ideal é que a pesquisa seja feita de forma anônima e com privacidade, abordando os principais pontos da organização.
Além disso, os questionamentos voltados ao NPS (Net Promoter Score) dos colaboradores, ou seja, a nota de 1 a 10 com a qual avaliam a organização, também são úteis nesse momento.
O que pode afetar a percepção sobre esse conceito?
Como mencionamos anteriormente, o clima organizacional é uma noção multifacetada. Dependendo da influência que certo fator tem sobre o colaborador, inclusive, ele pode ser mais ou menos afetado.
Assim, alguns pontos que definem a percepção sobre o tipo de clima organizacional são:
- Os processos aplicados pela empresa (se são atuais ou não);
- Rotatividade (pois pode trazer insegurança ao resto do time);
- Tipo de liderança aplicada;
- Oportunidades de crescimento;
- Benefícios e remuneração;
- Cultura organizacional;
- Ações de qualidade de vida no trabalho;
- Níveis de estresse, ansiedade e depressão.
Leia também: Política de benefícios: o que é e 5 passos para elaborar a sua!
Como melhorar?
A adequação da cultura e dos valores da empresa a pontos voltados para a qualidade de vida no trabalho é o primeiro passo. O assunto é tão expressivo que, com os anos, diversas grandes corporações perceberam essa mudança e se adequaram, como é o caso do Google, Facebook e Microsoft.
Assim, um programa de qualidade de vida e o oferecimento de benefícios e ações voltados ao bem-estar pode ser o primeiro passo.
Palestras focadas na conscientização e no desenvolvimento do time também são boas opções para evoluir as equipes por completo.
Porém, é principalmente necessário que o departamento de RH reconheça essa mudança e busque parceiros estratégicos.
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