Home > Blog > 8 ações para criar um programa de reconhecimento profissional eficaz

8 ações para criar um programa de reconhecimento profissional eficaz

programa de reconhecimento

Apostar em um programa de reconhecimento profissional com ações eficazes é capaz de apoiar muitas empresas a melhorar o clima organizacional.

Para os profissionais de RH, essas ações ajudam a reter mais talentos, reforçar a cultura da empresa e garantir a satisfação e maiores resultados dos colaboradores.

Por isso, trouxemos, neste artigo, o que você precisa saber sobre programa de reconhecimento para empresas e 8 ações para aplicar. Acompanhe!

O que é programa de reconhecimento?

Antes de entender como fazer, é importante ter clareza do conceito.

O programa de reconhecimento é composto de uma série de ações pensadas pela empresa para reconhecer e valorizar os funcionários. Assim, de acordo com a cultura e as políticas da organização, é possível pensar em maneiras de motivar os colaboradores e fazer com que eles sintam que seus esforços são apreciados.

Ainda, um ponto interessante do programa de reconhecimento profissional é que ele abrange diversos aspectos da motivação e passa a fazer parte do dia a dia através de ações simples. 

Até porque, quando pensamos em reconhecimento nas empresas, é fácil imaginar bonificações e remunerações, certo?

Esse tipo de ação vai além disso e promove o orgulho em pertencer dentro das empresas. Com ela, é possível entender exatamente o que motiva o colaborador e estimular pontos específicos para que os planos deem resultados.

Qual a importância do programa de reconhecimento? Por que investir em um?

O programa de reconhecimento é uma importante ferramenta para ajudar o departamento de RH a reter talentos, promover a cultura da empresa e motivar maiores resultados.

Mas por quê? Resumidamente, equipes motivadas trabalham melhor e com mais satisfação. Um ambiente de trabalho em que o colaborador possa sentir-se feliz e valorizado, além de colaborar com a performance, previne doenças como depressão, ansiedade e síndrome de Burnout.

Além disso, empresas que investem em um programa de reconhecimento efetivo conseguem aumentar o engajamento e têm 31% menos demissões voluntárias.

O programa de reconhecimento profissional também ajuda a implementar algumas tendências do mercado que focam na importância de pensar mais a fundo sobre a experiência do colaborador.

Além disso, outros benefícios de reconhecer a equipe no dia a dia são:

  • Aumento na produtividade;
  • Maior motivação da equipe;
  • Quedas na rotatividade;
  • Melhorias de resultados.

Essas são apenas algumas vantagens de criar um programa de reconhecimento para a empresa. Inclusive, ele pode ser feito com o objetivo de reduzir ou melhorar algum problema na organização, como o turnover (rotatividade) ou a desmotivação.

Tipos de programas de reconhecimento

Existem algumas maneiras de fazer programas de reconhecimento nas organizações. Assim, elas vão depender bastante da cultura da empresa, do orçamento disponível, de para quem as ações serão destinadas, etc.

Porém, a boa notícia é que, não importa o porte, processos e outras características da sua organização, é possível promover programas de reconhecimento que trazem ótimos resultados.

Até porque, a motivação e o reconhecimento são conceitos bastante individuais. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa do GPTW. Ao serem questionados sobre por que permaneciam nas melhores empresas para trabalhar, os entrevistados mostraram que salários e benefícios não bastam. Para eles, outros pontos que importam são:

  • Oportunidade de crescimento: 44%;
  • Qualidade de vida: 24%;
  • Alinhamento de valores: 14%;
  • Remuneração e benefícios: 14%;
  • Estabilidade: 2%.

Além disso, o reconhecimento por si só é uma ferramenta de engajamento, segundo um levantamento da Gallup. Isso significa que, com o tempo, ao promover uma cultura centrada em um programa de reconhecimento, os próprios colaboradores motivam-se para serem reconhecidos.

Como fazer um programa de reconhecimento profissional?

Assim como explicamos, existem diversas maneiras de promover um programa de reconhecimento para funcionários. Porém, é preciso entender que a melhor maneira de fazer esse tipo de ação na sua empresa é analisando o que realmente será efetivo para ela.

Por isso, os primeiros passos para montar um programa de reconhecimento são:

  1. Aplique um questionário com o time: essa é uma ótima forma de começar a colocar um plano de reconhecimento em ação. Você pode aplicar um documento com questões e até opções para entender quais as preferências dos colaboradores. 

Essa também é uma maneira de dar mais autonomia e oportunidade de inclusão a eles, dois pontos muito benéficos para colaborar com a motivação.

  1. Avalie a cultura da empresa: lembre-se de que o programa de reconhecimento é uma extensão da cultura organizacional, e deve estar de acordo com ela. Portanto, se o seu negócio tem uma cultura mais descontraída, as ações podem ser diferentes daquelas organizações com uma cultura um pouco mais formal. Inclusive, os próprios processos internos ajudam a dar ideias de atividades que podem ser implementadas.

Agora que já deixamos claros os primeiros passos de como fazer um programa de reconhecimento para a empresa, separamos 8 ações que você agregar à rotina.

Programa de reconhecimento nas empresas

8 ações para fazer um programa de reconhecimento profissional

As dicas que separamos podem ser adaptadas de acordo com a sua organização ou servir de inspiração para outras atividades. Confira!

1 – Reconheça o tempo de casa

Valorizar o tempo de alguém na empresa é uma das melhores e mais comuns maneiras de reconhecer seu trabalho. Na verdade, 87% das ações de reconhecimento nas organizações focam no tempo de casa.

Essa é uma ótima maneira de reconhecer os esforços e a lealdade em relação à empresa. Para isso, você pode propor diferentes tipos de atividades. 

Por exemplo, é possível presentear os funcionários em “níveis” conforme o tempo na organização. O primeiro ano pode contar com uma placa e uma mensagem, o segundo, algum acessório ou presente, o terceiro, com um jantar, e assim por diante.

Além disso, essas ações de reconhecimento podem ser feitas junto a homenagens e outras práticas que envolvam a empresa na comemoração. Isso ajuda, além de elevar a moral do colaborador homenageado, a motivar os outros. 

2 – Comemore com o time

A sua empresa tem uma cultura de comemorações coletivas? Se não, essa também é uma forma de implantar um programa de reconhecimento profissional na empresa. 

Esse tipo de ação ajuda a fortalecer o sentimento de equipe e o orgulho em pertencer, duas características muito benéficas para o engajamento. Metas individuais e coletivas podem contar com comemorações com toda a empresa.

Também podem ser feitos momentos de elogios por boas práticas e agradecimentos semanais, mensais, quinzenais, etc. O importante nesse tipo de ação é promover uma comemoração coletiva que faça o colaborador sentir-se apreciado por seus esforços.

3 – Ofereça momentos de feedbacks individuais

Uma comunicação saudável também é uma maneira de engajar e motivar os colaboradores. O feedback individual e constante é uma forma de fazer o time sentir-se apreciado, seguro e ouvido.

A partir disso, também é possível promover um ambiente com maior segurança psicológica. Assim, nele, o colaborador sente-se ouvido, acolhido, seguro para inovar, errar e desafiar-se.

Por isso, é importante preparar os líderes e a empresa em geral para que a cultura de feedback seja assertiva e empática. Algumas dicas para promover o feedback como uma ação de programa de reconhecimento são:

  • Crie um ambiente de honestidade e conforto em que o colaborador realmente sinta-se à vontade;
  • Baseie o feedback em fatos e ações, não em sentimentos individuais;
  • Faça com que esses momentos sejam frequentes e tratados com seriedade;
  • Forneça o feedback em outras situações, sempre que necessário e de forma empática;
  • Garanta que o que foi dito realmente seja colocado em prática. Dê atualizações sobre o acontecido para quem falou e use os feedbacks para melhorar o clima organizacional.

4 – Invista em planos de carreira

Os planos de carreira são planejamentos que a empresa faz de acordo com a evolução que cada colaborador pode ter dentro da organização. Eles são ótimas ações por diversos motivos. Primeiro, porque dão um sentido maior ao trabalho da pessoa, que sabe que pode crescer de acordo com metas e resultados.

Além disso, aumenta a lealdade e a busca por melhores soluções. Ainda, o profissional pode evoluir também dentro de sua função, o que é benéfico tanto para ele quanto para o negócio.

Portanto, comece a avaliar as funções da sua empresa e como as carreiras funcionam dentro dela. É possível montar planos de carreira com base em promoções, aumentos salariais, etc. 

5 – Conceda possibilidades de desenvolvimento

Uma ótima ação para programa de reconhecimento profissional é investir, de fato, no funcionário. Assim, ferramentas, cursos e outras oportunidades são formas de disponibilizar recursos para que o colaborador cresça, se desenvolva e ainda consiga aumentar seus resultados.

As possibilidades de desenvolvimento também podem ser feitas de outra maneira, como com treinamentos internos, dinâmicas de grupo, onboardings em áreas diferentes de interesse do funcionário, entre outros.

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é uma frente que está crescendo bastante dentro das organizações justamente por seu poder de engajamento, motivação e evolução. Por isso, não deixe de explorar como sua empresa pode promovê-lo!

6 – Avalie os benefícios oferecidos pela empresa

Os benefícios oferecidos por um negócio são de grande importância para os trabalhadores atualmente, inclusive sendo fatores decisivos para algumas decisões de mudança de carreira. 

Dessa forma, é sempre importante atentar-se se os que são oferecidos pela organização atualmente estão de acordo com a média do mercado, se são usados de forma efetiva pelos funcionários e se agregam à experiência deles com a empresa.

Uma ótima opção que pode funcionar como um programa de reconhecimento são os benefícios voltados à saúde. Além de contribuir com a qualidade de vida, eles também ajudam a prevenir diversas condições relacionadas ao ambiente de trabalho.

Sem contar que, ao mostrar uma preocupação e investimento em sua saúde, o colaborador com certeza sente-se mais reconhecido e motivado no dia a dia. Por isso, procure programas que ofereçam uma variedade de benefícios e que foquem em uma saúde integral.

Nesse sentido, indicamos a OrienteMe para evoluir a saúde do seu negócio. A partir dos pilares de psicologia e nutrição, conectamos os colaboradores das empresas a uma vida mais saudável e equilibrada. Isso gera, além de benefícios pessoais, mais resultados, produtividade e satisfação no dia a dia. 

Confira a nossa página para empresas e entenda mais!

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

7 – Ofereça bônus por performance

Sabe aquele funcionário que se esforça, realmente veste a camisa da empresa e está sempre evoluindo em resultados? Esse tipo de perfil pode beneficiar-se muito com os bônus por performance.

Esse tipo de programa de reconhecimento de funcionários. Dessa forma, ela pode funcionar tanto como uma valorização adicional, depois de um ato ou resultado atingido, ou ser guiada por metas.

No segundo caso, é possível definir metas com o time e avaliar a progressão delas de acordo com o tema. Assim, toda vez que o colaborador atingir um dos marcos, ele recebe uma bonificação.

Outra dica aqui é ser criativo em relação à recompensa! Um ponto central do programa de reconhecimento é que ele deve fazer sentido para a pessoa. Por isso, avalie se a remuneração, uma experiência, presente ou outra ação que faça a diferença.

8 – Agregue a experiência do colaborador no dia a dia

Algo vantajoso sobre o programa de reconhecimento profissional é que ele funciona como um marco para o colaborador.

Por isso, além de implantar ações pontuais, que também são muito importantes, faz com que a valorização esteja presente no dia a dia da empresa. Grande parte das vezes, atos pequenos e frequentes podem importar mais que momentos grandiosos.

Por isso, fique por dentro de tendências como a experiência do colaborador e como ela pode ser aplicada em pequenos gestos. Assim, uma dica é o livro “1501 Maneiras De Premiar Seus Colaboradores”. Bob Nelson, o autor, traz dicas práticas de maneiras de fazer a diferença no dia do funcionário.

Algumas recomendações são: deixar notas motivacionais, incentivar agradecimentos públicos, promover flexibilidade de horário, oferecer momentos de descontração, etc.

Assim, questione: o que é um pequeno gesto que posso praticar sempre com o time? Esse é um bom começo.

Bônus: como fazer um programa de reconhecimento para equipes remotas?

O modelo home office fez com que algumas empresas ficassem em dúvida sobre como manter contato com os colaboradores, motivá-los e fazer com que sintam-se reconhecidos. 

Mas não pense que o trabalho remoto significa distanciamento. É possível, sim, fazer ações efetivas e promover um programa de reconhecimento para equipes remotas.

Isso é especialmente importante, pois o funcionário em home office pode sentir-se distante da cultura da empresa. Assim, esse tipo de ação é muito benéfica para manter a motivação e o engajamento.

Algumas práticas que você pode desenvolver na gestão remota são:

  • Acompanhar e monitorar indicadores da saúde mental da equipe, visto que o trabalho remoto pode colaborar com quadros de estresse, ansiedade e até mesmo síndrome de Burnout;
  • Investir em benefícios que podem ser usados a distância e que invistam na saúde e no bem-estar do funcionário;
  • Promover momentos de agradecimento e reconhecimento em reuniões;
  • Ao bonificar um funcionário, avaliar o que faz mais sentido para o contexto: um dia de folga, uma experiência, como um jantar, etc.

Como a OrienteMe pode ajudar a promover ações de reconhecimento de funcionários?

Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online. Oferecê-la em sua empresa é uma boa maneira de iniciar ou complementar um programa de reconhecimento profissional.

Com o apoio de psicólogos e nutricionistas experientes, os profissionais poderão ser incentivados a adotar hábitos mais equilibrados. Por consequência, isso pode resultar na melhora da saúde mental e física deles.

Mas os benefícios não são apenas para os funcionários, o RH também ganha uma vantagem enorme ao adotar nossa plataforma.

Disponibilizamos o acesso ao Portal Corporativo OrienteMe, um painel que possibilita o acompanhamento de indicadores relevantes, como mapeamento de riscos relacionados à saúde mental, níveis emocionais dos colaboradores e os principais temas tratados.

Quer conhecer melhor a plataforma? Entre em contato com um dos nossos consultores e confira os benefícios que proporcionamos aos seus colaboradores e ao seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

E-BOOK GRATUITO

Como o Feedback pode transformar as relações na sua empresa.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.