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Dinâmica de grupo: o que é e 6 exemplos para aplicar na empresa (+ bônus)

dinâmica de grupo

Seja para quebrar o gelo, estimular as relações entre a equipe ou avaliar possíveis candidatos, o tema dinâmica de grupo está muito presente nas empresas.

Elas são ótimas formas de estimular um clima organizacional mais agradável e ainda aprimoram diversas soft skills úteis no dia a dia. Além disso, essas atividades promovem a criatividade, a proatividade e o trabalho em equipe.

Tanto para quem aplica ou para quem participa, são opções diferenciadas e estimulantes para realizar processos importantes para a companhia.

Então, para você entender mais sobre o assunto e aplicá-lo já na sua empresa, neste artigo vamos explicar:

  • O que é dinâmica de grupo
  • Como fazer dinâmica de grupo (online e presencial)
  • Tipos de dinâmica de grupo
  • Exemplos de dinâmicas de grupo para aplicar

Vamos lá! Boa leitura.

O que é dinâmica de grupo?

Dinâmica de grupo é uma atividade que visa desenvolver ou identificar certas características ou habilidades em um grupo de pessoas. Em outras palavras, são exercícios feitos com um objetivo, em geral, voltado à avaliação de habilidades interpessoais (também chamadas soft skills).

Diversos profissionais de RH também utilizam dinâmicas de grupo para promover outros aspectos da gestão ocupacional, como a cultura interna. Já para os candidatos, são oportunidades para conhecer mais sobre a empresa, aprofundar conhecimentos ou ressaltar habilidades.

Além disso, uma dinâmica de grupo pode ser usada para:

  • Avaliar candidatos para a empresa;
  • Integrar novos colaboradores;
  • Identificar lideranças ou outras potencialidades;
  • Incentivar a cultura da organização;
  • Estimular o trabalho em equipe e as relações profissionais;
  • Encontrar soluções para desafios.

Essas são algumas opções. Porém, com um pouco de criatividade, você verá que as possibilidades de dinâmicas são bastante amplas no mundo corporativo. Ao longo deste artigo você entenderá o porquê.

Como fazer dinâmica de grupo?

Antes de conhecer as opções de atividades que você pode aplicar, é preciso entender o que é preciso para que ela seja bem-sucedida. 

Existem diversas formas de fazer uma dinâmica de grupo. Ela pode ser adaptada para diversos temas e necessidades, dependendo dos objetivos da empresa, de quem está participando, etc. Porém, em geral, uma dinâmica de grupo precisa de três bases: um grupo, uma pessoa mediadora e um objetivo.

A partir disso, você pode adaptar diversos temas populares ou até mesmo criar os seus. A dica aqui é personalizar ao máximo a atividade. Assim, ela será uma experiência única.

Como fazer dinâmica de grupo presencial

Apesar de algumas empresas já possuírem processos fixos para dinâmicas em grupo, existem algumas dicas para que essa seja uma atividade produtiva. Elas são:

  • No caso de dinâmicas com colaboradores, avise-os com antecedência sobre a atividade para que eles possam separar um tempo adequado para ela, evitando interrupções;
  • Escolha um horário e um espaço adequado para todos os participantes;
  • Sempre defina um objetivo para a dinâmica em grupo;
  • Deixe as regras bem claras logo no início do exercício, mesmo que ele seja considerado popular.

Como fazer dinâmica de grupo online

Essa é uma dúvida muito recorrente. Com a popularização do trabalho remoto, muitos profissionais encontram dificuldades em aplicar dinâmicas de grupo online. Sendo assim, existem algumas práticas que facilitam essa atividade:

  • Certifique-se de que todos os participantes possuem acesso estável à internet, câmeras e microfones;
  • Se for feita por videoconferência, escolha uma plataforma ou aplicativo de reunião virtual que comporte todos os participantes;
  • Estipule um tempo-limite para a realização da dinâmica;
  • Crie um documento online com as regras da dinâmica e envie para todos os membros. Dessa forma, é mais fácil tirar dúvidas durante a execução.

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Tipos de dinâmica de grupo

Como abordamos anteriormente, existem diversos tipos de dinâmica de grupo que podem ser aplicados. Separamos os três exemplos mais comuns, que são:

Dinâmicas para processo seletivo

Essas são ferramentas bastante utilizadas por profissionais de RH em processos seletivos. Isso porque, a partir de sua aplicação, é possível entender mais sobre o comportamento do candidato, como ele toma decisões e monta estratégias, etc.

Dinâmicas de onboarding/introdução na empresa

Onboarding é uma palavra inglesa que, em tradução livre, significa “embarcando”, ou seja, remete ao começo em uma companhia. 

Iniciar uma nova função pode ser desafiador e até desconfortável para muitas pessoas. Por isso, as dinâmicas de grupo de onboarding são muito úteis para aliviar o clima e introduzir o novo colaborador à cultura e aos processos da empresa. Elas também afetam a tendência de ele continuar na companhia.

Essa prática também traz diversos benefícios. Os profissionais responsáveis ganham tempo e podem padronizar o processo de introdução na empresa. Do outro lado, a dinâmica de onboarding dá a chance de o funcionário familiarizar-se com as novas informações o quanto antes.

Dinâmicas de aprimoramento de habilidades

Esse tipo de dinâmica também pode funcionar como treinamento para as empresas. A partir dela, é possível trabalhar a cultura, soft skills, processos e ferramentas do negócio, por exemplo. Além de ser uma opção que não demanda grandes investimentos, ela permite a integração dos colaboradores.

Agora que você já sabe mais sobre as diferentes opções de dinâmica de grupo, separamos 6 tipos (+ bônus) para você aplicar. Confira!

6 exemplos de dinâmica de grupo para aplicar na empresa (+ bônus)

1.Dinâmica do desafio

Tamanho do grupo: livre

Duração: livre

Objetivo: entender como os participantes agem sob pressão

Materiais necessários: papel, caneta, uma caixa de papelão, bombons de chocolate e um aparelho que reproduza músicas

Para essa dinâmica, você precisará escrever alguns desafios simples em pedaços de papel e colocá-los dentro da caixa de papelão. 

Em seguida, organize os participantes em roda e coloque uma música para tocar. Enquanto a música toca, o grupo passa a caixa entre si. Durante essa dinâmica, o mediador deve ficar de costas para o grupo que está passando a caixa, de modo que não veja o participante que tem ela em mãos.

Quando a música parar, a pessoa que está com a caixa deve decidir se quer abri-la e escolher uma atividade para cumprir, passar o desafio para outra pessoa ou recusá-lo. Então, você pode instigar o participante fazendo perguntas como “você está pronto?”, “você tem certeza da sua decisão?”, etc. O ideal é a dinâmica continuar até alguém abrir a caixa.

Portanto, se ninguém abri-la, na última rodada você deve dizer aos participantes que agora não é possível recusar o desafio. 

O objetivo dessa dinâmica é mostrar que algumas vezes o medo do desconhecido pode nos fazer desistir de desafios que ainda nem conhecemos. Ela pode ser feita tanto em processos seletivos quanto em treinamentos internos.

2. Dinâmica da apresentação

Tamanho do grupo: livre

Duração: livre

Objetivo: observar como o participante 

Materiais necessários: celular com câmera (se feita a distância)

Essa é uma dinâmica de grupo bastante simples de ser feita, e pode ser utilizada com os colaboradores ou em processos seletivos, de forma presencial ou remota. Presencialmente, o mediador deve escrever algumas perguntas em um quadro ou em uma folha para os participantes. Devem ser perguntas simples de apresentação. A partir delas, cada pessoa deverá se apresentar. 

Assim, o ponto dessa atividade é observar como cada membro se apresenta e quais informações ele escolhe compartilhar. No caso de ser feita virtualmente, os participantes podem receber as perguntas e respondê-las em uma videochamada ou enviar uma gravação.

3. Dinâmica da ilha deserta

Tamanho do grupo: livre

Duração: livre

Objetivo: observar as relações e tomadas de decisão dos participantes

Materiais necessários: papel e caneta

Nessa dinâmica, é preciso aplicar um questionário pequeno aos participantes, pedindo que respondam três perguntas simples:

  • Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, quem do grupo você gostaria que estivesse com você?
  • Supondo que você ganhou uma viagem com direito a três acompanhantes, quem da empresa você levaria?
  • Supondo que você precise organizar um evento, quem do time você escolheria para dividir essa tarefa?

Por fim, o mediador da dinâmica deve pedir, então, que todos apresentem suas justificativas para as escolhas.

4. Quiz do time

Tamanho do grupo: livre

Duração: livre

Objetivo: estreitar laços, avaliar conhecimentos e motivar o time

Materiais necessários: folha de papel e caneta ou documento online

Em um arquivo, estruture um quiz completo sobre a empresa e a equipe que participará da dinâmica. Adicione fatos sobre o negócio, sobre os processos, perguntas sobre as pessoas do time, piadas internas, entre outros. 

Dessa forma, ao aplicar a dinâmica de grupo, faça essas perguntas aos participantes de modo que, quem acertar mais perguntas vai acumulando pontos. A dinâmica pode ser conduzida em um modelo de quem erguer a mão primeiro responde ou as perguntas podem ser feitas uma de cada vez para os participantes. Assim, para esse segundo tipo, caso a pessoa não saiba a resposta, outro membro fica livre para responder e acumular o ponto ao acertar.

Essa é uma ótima dinâmica de grupo para aplicar com os colaboradores e promover a cultura e os laços profissionais.

5. Duas verdades e uma mentira

Tamanho do grupo: livre

Duração: livre

Objetivo: promover conhecimento entre os colaboradores

Materiais necessários: folhas de papel e canetas

Aqui, como o nome da dinâmica de grupo já indica, cada participante deverá escrever três afirmações em uma folha de papel, sendo que uma deve ser mentira. Então, cada pessoa deverá ler suas informações e o resto do grupo deverá adivinhar qual frase não é verdade.

Essa é uma maneira descontraída de promover o conhecimento entre os colaboradores da empresa e estreitar relações.

6. Dinâmica da venda absurda

Tamanho do grupo: livre

Duração: 5 minutos de preparação e 5 minutos de apresentação por pessoa

Objetivo: observar a argumentação dos participantes

Materiais necessários: nenhum

Para essa dinâmica, você pode separar os participantes em dois grupos. Você escolherá um produto inusitado para cada grupo “vender”, como, por exemplo, uma cadeira quebrada ou uma escova de dentes sem cerdas. O segredo aqui é fugir de opções óbvias, use a criatividade.

Após a distribuição dos produtos para cada grupo, eles devem se separar por alguns minutos para decidirem quais argumentos usarão. Após esse tempo, cada equipe deve tentar apresentar os benefícios de seu produto e tentar vendê-lo para o outro time.

Essa é uma boa opção para avaliar candidatos ou exercitar a argumentação, principalmente se essa capacidade é necessária no dia a dia da equipe.

Bônus: Roda do elogio

Tamanho do grupo: livre

Duração: 10-20 minutos

Objetivo: reconhecer boas ações e estreitar laços profissionais

Materiais necessários: nenhum

A roda do elogio é um tipo de dinâmica que anda lado a lado à cultura organizacional. É um tipo de atividade que pode ser feita semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou para reconhecer boas ações referentes a projetos específicos.

Sua realização é bem simples. É importante instruir os colaboradores a separar um tempo do dia deles, pode ser no início ou fim do expediente, para não haver nenhuma interrupção. Assim que estiverem organizados, você pode organizá-los em roda e incentivá-los a elogiar o colega por alguma ação que fez a diferença nos últimos dias. Assim, um de cada vez, eles podem trocar elogios.

Existem diversas maneiras de fazer essa dinâmica de grupo, como sortear nomes entre as pessoas, para que se elogiem entre si, ou separar características importantes para a organização e pedir para que o time elogie quem tem ou executa elas. 

São diversas possibilidades e essa é uma dinâmica que pode ser incluída na cultura da empresa, desenvolvendo o senso de equipe.

Onde aprender mais sobre tendências de RH?

Neste artigo, apresentamos um panorama geral sobre como fazer dinâmicas de grupo e o que mais você precisa entender sobre o tema. Entretanto, sabemos que o universo dos profissionais de RH é muito mais amplo.

Por isso, a nossa recomendação, além de aplicar essas dicas na sua empresa, é continuar se informando sobre as tendências de recursos humanos, principalmente no que se refere à segurança psicológica, um assunto em crescimento.

Assim, te convidamos a acompanhar o nosso blog. Aqui, você encontra diversos conteúdos sobre saúde mental, bem-estar e qualidade de vida direcionados ao ambiente de trabalho. Confira!

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