Qualidade de vida no trabalho

Dia Mundial da Saúde Universal: qual a importância?

Raquel Almeida -

Você já se perguntou por que o Dia Mundial da Saúde Universal é tão relevante? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população mundial ainda não tem acesso completo a serviços de saúde.

A importância desse dia não está apenas em conscientizar sobre essas estatísticas alarmantes, mas também em promover um melhor cuidado em todos os espaços da sociedade, inclusive nas empresas, visando a  saúde dos colaboradores.

Neste artigo, vamos demonstrar como o comprometimento com a saúde dos colaboradores pode refletir positivamente no desempenho da empresa e contribuir para a Saúde Universal.

Boa leitura!

Por que se comemora o Dia Mundial da Saúde Universal?

O Dia Mundial da Saúde Universal ou Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde é um marco importante no calendário global. Comemorado todo dia 12 de Dezembro, sua existência realça a necessidade de garantir que todos, em qualquer lugar, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. 

A data foi criada por meio da Resolução 72/138 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017. Mas por que é tão importante celebrar este dia?

Primeiro, precisamos entender a sua essência. A saúde não é apenas ausência de doença, mas um estado completo de bem-estar físico e mental. O Dia Mundial da Saúde Universal chama a atenção para essa visão holística da saúde

Essa visão holística destaca que todos não devem sofrer dificuldades e precisam ter acesso a: 

  • cuidados preventivos;
  • curativos;
  • reabilitadores;
  • paliativos. 

Além disso, este dia tem um impacto significativo no ambiente de trabalho, que destaca a importância da saúde dos colaboradores e ressalta que empresas saudáveis são construídas por funcionários saudáveis. 

Para as organizações, isto significa investir em programas de bem-estar e criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Afinal, quando os colaboradores estão saudáveis, eles são mais produtivos e engajados – um ganho para todos os envolvidos.

Qual a importância de ter colaboradores saudáveis?

No Dia Mundial da Saúde Universal, é importante refletir sobre a importância dos colaboradores saudáveis para o sucesso de uma empresa. A saúde dos colaboradores não é apenas uma questão de bem-estar individual, mas também um fator crítico para a produtividade e eficiência organizacional. 

E quando falamos em saúde, não devemos nos restringir apenas à física, mas também à mental, que tem se tornado cada vez mais importante. 

A importância da saúde mental

Para se ter uma ideia do quanto a saúde emocional é essencial, em 2022 o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) identificou 209.124 mil pessoas afastadas do trabalho por transtornos mentais, enquanto em 2021 foram registrados 200.244 afastamentos.

Quando os funcionários estão em perfeita forma física e mental, eles são mais capazes de executar suas tarefas com eficácia, o que, por sua vez, impulsiona o desempenho geral da empresa.

Além disso, colaboradores saudáveis tendem a ter um índice de absenteísmo mais baixo. Isso significa que eles estarão presentes e engajados no trabalho na maior parte do tempo. 

Quando estão menos ausentes por motivos de saúde, os colaboradores podem manter um fluxo de trabalho consistente e contribuir mais para os objetivos da empresa.

A saúde dos colaboradores também desempenha um papel vital na retenção de talentos. Um ambiente de trabalho que promove a saúde e o bem-estar dos colaboradores pode ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários, pois demonstra que a empresa se preocupa com os trabalhadores. E este cuidado pode gerar lealdade, comprometimento e satisfação por parte deles, tornando-os menos propensos a procurar oportunidades em outros lugares.

Como a empresa pode oferecer acessibilidade à saúde? Veja 10 ideias a seguir:

Garantir a saúde dos colaboradores é mais do que uma obrigação legal, é um investimento na força de trabalho da empresa. No Dia Mundial da Saúde Universal, lembramos da importância de oferecer acessibilidade à saúde para todos. 

A saúde dos colaboradores se reflete na produtividade e no moral da equipe, portanto, cuidar da saúde da equipe deve ser uma prioridade. Existem várias maneiras de uma empresa garantir a saúde dos colaboradores. Acompanhe:

1. Programas de saúde e bem-estar

Implemente programas regulares de saúde e bem-estar que incluam palestras educativas, atividades físicas e avaliações de saúde.

2. Seguro de saúde abrangente

Ofereça um plano de seguro de saúde abrangente, que cubra uma variedade de necessidades médicas, incluindo consultas, exames e procedimentos.

3. Clínicas ou consultórios no local

Considere a possibilidade de ter clínicas médicas ou consultórios no local, onde os funcionários possam agendar consultas médicas ou de saúde mental facilmente.

4. Programas de prevenção

Desenvolva programas de prevenção, como rastreamentos de saúde, vacinações e campanhas de conscientização sobre saúde.

5. Serviços de telessaúde

Ofereça serviços de telessaúde que permitam aos funcionários consultar profissionais de saúde remotamente para questões não emergenciais.

6. Benefícios para saúde mental

Inclua benefícios específicos para saúde mental, como sessões de aconselhamento, recursos online e programas de gerenciamento de estresse.

Quebrar o tabu do cuidado com a saúde mental dentro da empresa é fundamental. No TED Talk “Não tenha vergonha de cuidar da sua saúde mental” o empresário Sangu Delle compartilha como aprendeu a lidar com a ansiedade em uma sociedade que se sente desconfortável com emoções.

7. Apoio à atividade física

Forneça incentivos para a prática de atividade física, como descontos em academias, aulas de ioga no local ou áreas de exercícios nas instalações da empresa.

8. Flexibilidade no trabalho

Introduza políticas de flexibilidade no trabalho que permitam aos funcionários equilibrar suas responsabilidades profissionais e de saúde, como horários flexíveis ou trabalho remoto quando necessário.

9. Cobertura de medicamentos

Garanta que o plano de saúde inclua cobertura adequada para medicamentos prescritos, tornando os custos mais acessíveis para os funcionários.

10. Parcerias com profissionais de saúde locais

Estabeleça parcerias com profissionais de saúde locais para oferecer descontos ou serviços especializados aos funcionários da empresa.

Conte com a orienteme para fortalecer a saúde da sua equipe todos os dias!

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico, onde a saúde e o bem-estar da equipe desempenham um papel vital, a orienteme se destaca como uma aliada essencial na jornada para fortalecer a saúde dos seus colaboradores.

Entendemos que uma equipe saudável é a espinha dorsal de uma empresa próspera. Ao contar com a orienteme, você oferece aos seus colaboradores uma ponte para o bem-estar. 

Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os colaboradores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência. 

Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros! Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Leia mais

Meses Coloridos: Ideias de Ações para Campanhas de Saúde nas Empresas

Licença nojo: saiba tudo sobre o afastamento por luto

Employee Net Promoter Score (eNPS): o que é, como calcular e como melhorar

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​