Orienteme Saúde Ocupacional e Bem Estar corporativo

Qualidade de vida no trabalho

O que é visão holística? Como aplicar no RH? Guia completo

Daniela Haidar Chohfi -

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando o que é visão holística e como ela se aplica à realidade do setor de gestão de pessoas.

Primeiramente, devemos esclarecer que esse termo deriva do holismo. Assim, essa linha de pensamento acredita que é possível ter uma visão panorâmica das coisas, ou seja, enxergar o todo de uma situação.

Para as empresas e os profissionais de psicologia organizacional, isso significa uma atuação mais unificada, com a construção de um RH estratégico.

Interessante, não é mesmo? Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para você! Aqui, iremos abordar:

  • O que é visão holística;
  • O que é a visão holística empresarial e aplicada ao RH;
  • Quais suas características e importância;
  • A diferença entre esse conceito e o da visão sistêmica;
  • Como a visão holística da saúde pode ser estratégica nos negócios;
  • Como desenvolver essa característica no RH, e mais.

Boa leitura!

O que é visão holística?

A visão holística é um conceito que vem das ciências humanas. Ele reforça que é necessário analisar as situações de uma forma ampla e completa

Isso porque, em seu centro, o holismo significa observar a totalidade das coisas.

Criado pelo filósofo Jan Christiaan Smuts na década de 20, esse é um conceito que cada vez mais se expande para diversas áreas da sociedade, em especial àquelas dedicadas ao ser humano, como educação, saúde, entre outros.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o que é visão holística aplicada a outras abordagens.

Visão holística empresarial

A visão holística empresarial, como o próprio nome indica, implica uma análise geral de toda a organização, mas também de pontos externos a ela, como concorrentes e o próprio mercado.

Assim, alguns outros fatores que a empresa também considera ao fazer uma avaliação holística são:

  • Visão dos clientes e colaboradores;
  • Atualizações no segmento;
  • Percepção dos fornecedores;
  • Planejamento para momentos de crise, entre outros.

Assim, ao entender e aplicar o que é a visão holística empresarial, os negócios costumam conseguir maiores resultados e harmonia entre os times, exatamente porque todos são considerados na estratégia de crescimento da empresa.

Visão holística aplicada ao RH

No RH, a visão holística existe ao observar de forma completa quais os fatores envolvidos na operação da organização. 

Um exemplo do que o RH considera nesse processo é:

  • Performance dos colaboradores;
  • Percepção de qualidade de vida do time;
  • Pacote de benefícios e planos de carreira;
  • Estruturação e harmonia entre as equipes;
  • Estilos de gestão aplicados, e muito mais,

A partir dessa análise abrangente, o setor de recursos humanos vai entender como pode contribuir com cada área da empresa. 

Da mesma maneira, ele irá analisar como cada equipe desempenha um papel essencial na organização, quais são suas necessidades, objetivos e possibilidades de desenvolvimento.

Em resumo, é um olhar 360° voltado principalmente para os colaboradores, processos e resultados da empresa, imaginando-a como um organismo vivo e integrado.

Leia também: Planejamento estratégico de RH: como fazer em 5 passos e ter resultados!

Quais as características da visão holística nas empresas?

Assim como qualquer outro estilo de gestão nas empresas, ao compreender o que é visão holística, você verá que algumas características a representam, como:

Análise em grande escala

O grande princípio da visão holística é uma análise 360° das situações e, nos negócios, isso não seria diferente. 

A empresa e o RH sempre irão considerar todos os envolvidos com o negócio no momento de uma análise, sejam eles internos ou externos.

Baseada em dados

Por contar com diferentes fatores, pontos de vista e desdobramentos, a visão holística se vale muito de ferramentas para a análise de dados.

Assim, nenhuma decisão é tomada por acaso, mas vem com uma fonte sólida por trás.

Interação entre equipes

E, claro, uma estratégia global também depende da colaboração de todas as pessoas da empresa. Portanto, a interação entre equipes é um traço forte da visão holística nas organizações.

Em seu TED, Yara Senger traz uma abordagem interessante sobre como a colaboração e inovação abertas podem ser estratégias para enfrentar crises.

Qual a importância da visão holística nas empresas?

A visão holística pode ajudar na construção de uma estratégia unificada

Assim, toda a empresa pode entender, por exemplo, seu papel na obtenção da maior meta estipulada pela organização. Alguns outros pontos que reforçam sua importância são:

  • Promove um melhor clima organizacional;
  • Melhora o relacionamento entre equipes;
  • Ajuda a entender a estratégia macro da empresa;
  • Realiza um diagnóstico completo da organização;
  • Maior assertividade nas decisões;
  • Colabora com a retenção de talentos;
  • Desenvolve pessoas que sabem atuar além de suas funções;
  • Proporciona uma análise mais estratégica sobre o mercado;
  • Foco maior no objetivo geral do negócio.

Visão holística x visão sistêmica

Se você está procurando compreender melhor o que é visão holística, deve ter se deparado com a questão da visão sistêmica pelo caminho, correto?

Isso porque, essas duas filosofias têm suas semelhanças, mas partem de princípios diferentes.

Como explicamos, a visão holística está determinada em avaliar a empresa – e os agentes envolvidos com ela – por um todo.

Já a visão sistêmica tem outro foco. Ela vai observar como cada setor da organização, por exemplo, age em relação ao todo. Então, a abordagem sistêmica não faz essa conexão 360°, mas foca em determinadas partes e sua relação com o cenário geral.

Leia também:

Visão holística da saúde: como funciona?

Quando falamos sobre a visão holística nas organizações, o tema da saúde se destaca.

Portanto, cada vez mais, empresas e profissionais têm reconhecido a importância de um olhar holístico para a saúde nas empresas. Isso porque, existem diversos fatores que podem influenciar o bem-estar e a saúde de uma pessoa, como alguns dados mostram:

Nesse sentido, a visão de bem-estar holístico pode ajudar muito o RH a superar diversos desafios. Atualmente, inclusive, levantamentos demonstram que grande parte dos colaboradores valoriza mais a qualidade de vida do que um alto salário, por exemplo. 

Assim, ao ter essa visão 360°, o RH consegue se reinventar e equilibrar esses fatores, colocando sua empresa à frente do mercado. Tudo isso ajuda a melhorar a retenção de talentos e o engajamento, potencializar resultados e trazer mais satisfação a todos.

E saiba que a orienteme é a parceira certa para promover o bem-estar completo da sua empresa. 

Como uma plataforma de gestão de saúde corporativa, oferecemos soluções em psicologia, nutrição e orientação física para empresas, olhando para os colaboradores como um todo.

Conosco, seus colaboradores ganham acesso ao atendimento de especialistas selecionados para cada caso, apoio na construção de uma vida mais saudável e equilibrada, e muito mais.

Ainda, o RH ganha, além da unificação de benefícios, maior estratégia ao ter acesso aos nossos indicadores de saúde exclusivos, e também conta com os especialistas da orienteme para estruturar ações presenciais e online para impactar o time. 

E esse é só o começo. Convidamos você a conhecer mais sobre a nossa plataforma e descobrir todo o potencial da orienteme.

Como desenvolver uma visão holística no RH?

Agora que você já entendeu tudo que precisa em relação à visão holística, está na hora de botar a mão na massa, correto?

Estamos aqui para te ajudar com isso também! A seguir, separamos algumas dicas sobre como você pode desenvolver uma visão holística no RH.

1 – Faça um diagnóstico da organização a partir da matriz SWOT

A matriz SWOT, em inglês, e FOFA, em português, é uma ferramenta de análise que se divide entre os conceitos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a sua empresa pode ter, considerando todos os agentes envolvidos.

Assim, ela nada mais é do que uma facilitadora para que você preencha qual a sua visão em relação a esses critérios na sua organização e faça uma análise completa. 

Portanto, um exemplo de como a matriz SWOT poderia ser:

  • Forças: equipe engajada, produto/serviço inovador, diferenciais bem estruturados;
  • Fraquezas: período de instabilidade no mercado, dificuldade de agregar novidades à solução;
  • Oportunidades: segmento em grande crescimento no mercado;
  • Ameaças: atualizações do mercado e competitividade da concorrência.

Dica: pegando a visão holística como base, o ideal é que colaboradores de diferentes setores participem dessa ação, oferecendo pontos de vista complementares.

3 – Utilize ferramentas estratégicas sem deixar a humanização de lado

Como abordamos anteriormente, muito da visão holística no RH e nas empresas é guiada por dados. Para essa tarefa, o ideal é contar com ferramentas que ajudem você a armazenar e organizar todas essas informações.

Porém, além disso, é ideal não deixar o lado humanizado de fora. Assim, sempre priorize os feedbacks e uma comunicação clara, para entender direto da fonte qual a percepção dos colaboradores sobre a empresa.

4 – Escolha parceiros que também sigam a visão holística

Ao adotar a visão holística na sua empresa, o melhor é que todos falem a mesma língua, correto?

Portanto, esse deve ser um valor que está presente na sua cultura, comunicação e também nas decisões estratégicas que o setor de recursos humanos e a empresa tomam.

Alguns exemplos de facilidades que podem ajudar você a ter uma gestão mais holística na empresa são:

  • Unificação de benefícios;
  • Plataformas completas de CRM;
  • Integração da comunicação em um único software na empresa, entre outros.

Quanto mais você conseguir agregar esse conceito nas coisas “pequenas” e rotineiras, mais presente e natural a visão holística se tornará na sua organização.

orienteme: o melhor benefício de saúde holística para os seus colaboradores!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas, como treinamentos, palestras, lives e outras.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

O que é feedback e qual a sua importância

Como o RH pode contribuir para relações mais saudáveis entre funcionários 

8 dicas para melhorar os processos de recrutamento e seleção

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​