Qualidade de vida no trabalho

Dia do Profissional de Educação Física: 5 ações para prestar homenagem na empresa

Daniela Haidar Chohfi -

No dia 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Essa data celebra aqueles que são responsáveis por promover a saúde e o bem-estar através da prática de atividades físicas. 

Prestar uma homenagem a esses profissionais tão importantes é essencial para reconhecer seu papel e valorizar suas contribuições, principalmente no ambiente de trabalho. Até porque, eles ajudam a zelar pelo bem-estar dos funcionários e, consequentemente, pelo sucesso da empresa.

No texto de hoje, apresentaremos cinco ações que o RH da empresa pode adotar para prestar uma homenagem significativa aos profissionais de educação física, que contribuem para um ambiente de trabalho saudável. 

Boa leitura!

Por que o dia 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física?

O dia 1º de setembro é celebrado como o Dia do Profissional de Educação Física no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem à criação do Decreto de Lei nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de Educação Física no país

Desde então, foram criados o Conselho Federal de Educação Física e os Conselhos Regionais de Educação Física. Esses órgãos visam orientar e fiscalizar o trabalho desenvolvido por todos os profissionais da área de Educação Física.

Em 18 de agosto de 2006 a celebração do Dia do Profissional de Educação Física passou a ser oficial. Desde então, se tornou símbolo de conscientização a respeito da importância dos profissionais da área e da prática de exercícios físicos.

Quais as áreas de atuação de um Educador Físico?

O educador físico é um profissional que atua em diversas áreas, pois lida com a promoção da saúde, condicionamento físico, esportes, bem-estar e mais aspectos essenciais para a manutenção da saúde física e até mesmo na saúde mental dos indivíduos.

Algumas das principais áreas de atuação dos Educadores Físicos são:

  1. Academias 
  2. Clubes esportivos e de lazer
  3. Personal Training
  4. Treinamento funcional
  5. Treinamento de força e musculação
  6. Reabilitação física
  7. Esportes e atletismo
  8. Programas de bem-estar em comunidades
  9. Ensino em escolas
  10. Ginástica laboral

Como o profissional de Educação Física pode ajudar as empresas?

Como vimos anteriormente, o profissional de Educação Física possui diversas áreas de atuação não somente em academias e escolas, mas também em empresas e a ginástica laboral, citada no item 10, é apenas uma das formas que um educador físico pode ajudar em um ambiente de trabalho.

Confira as principais vantagens de ter um profissional de Educação Física na empresa:

1 – Ergonomia e prevenção de lesões

Educadores Físicos podem oferecer orientações sobre postura adequada e ergonomia no local de trabalho para evitar lesões e doenças ocupacionais, reduzindo assim afastamentos e o absenteísmo.

2 – Melhoria do ambiente de trabalho 

Exercícios físicos contribuem para a criação de um ambiente de trabalho saudável, ativo e engajado, beneficiando tanto a saúde quanto a produtividade dos colaboradores. 

3 – Gestão do estresse

Ao fornecer técnicas de relaxamento, meditação e exercícios de respiração, os profissionais de Educação Física podem ajudar os colaboradores a lidarem com o estresse no ambiente de trabalho.

4 – Programas de bem-estar

Os profissionais de Educação Física podem desenvolver e implementar programas e campanhas de saúde e bem-estar abrangentes para os funcionários. Isso pode incluir planos de atividade física, orientações nutricionais e estratégias para melhorar a saúde geral. Dessa forma, é possível aumentar a satisfação do colaborador com a empresa.

5 – Monitoramento e acompanhamento

Com um profissional de Educação Física na empresa é possível acompanhar o progresso dos funcionários ao longo do tempo. Assim, ele ajusta programas de exercícios e oferece motivação contínua para continuar promovendo o bem-estar dos colaboradores no trabalho.

Qual a importância da atividade física para o bom desempenho no trabalho?

A prática regular de atividade física não apenas traz benefícios para a saúde, mas também fornece um papel fundamental no bom desempenho no trabalho.

Segundo informações de uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, exercícios físicos são capazes de ajudar a melhorar o humor no trabalho e diminuir as chances dos colaboradores desenvolverem depressão e Síndrome de Burnout. 

Isso acontece pois a atividade física libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e redução do estresse. Como resultado, há uma melhoria significativa no humor e na capacidade de lidar com situações desafiadoras no ambiente de trabalho

Além disso, exercitar-se regularmente melhora a circulação sanguínea e oxigenação do cérebro, o que aumenta a capacidade de concentração e foco nas atividades laborais. A neurocientista Wendy Suzuki fala mais sobre o assunto no Ted Talk “Os benefícios transformadores da atividade física para o cérebro”.

Confira o vídeo:

A prática regular de exercícios também fortalece o sistema imunológico. Isso ajuda a prevenir doenças e aumentando a resistência física. Tudo isso é essencial para lidar com as demandas diárias da rotina profissional, evitando afastamentos por doenças.

Portanto, investir tempo em atividades físicas não é apenas uma questão de saúde, mas também uma estratégia inteligente para alcançar um bom desempenho no trabalho.

Como homenagear alguém no Dia do Profissional de Educação Física?

Existem várias formas de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física no dia 1º de setembro, como uma maneira de reconhecer e homenagear aqueles que dedicam suas vidas a promover a saúde e o bem-estar através do exercício físico.

Confira 5 ações para promover na empresa para expressar gratidão e reconhecimento aos Educadores Físicos:

1 – Café da manhã especial

Organize um café da manhã saudável e nutritivo para o profissional de Educação Física, demonstrando que você valoriza sua dedicação à saúde.

2 – Dia de descanso ativo

Dê ao profissional de Educação Física um dia de descanso ativo, onde eles podem escolher uma atividade física de sua preferência para praticar.

3 – Presente personalizado

Dê um presente relacionado à atividade física ou ao bem-estar, como uma garrafa de água reutilizável, uma faixa de resistência ou um par de tênis de corrida.

4 – Evento de reconhecimento

Organize um evento durante um momento do dia de trabalho em que os colegas possam expressar sua gratidão pelo trabalho do profissional de Educação Física.

5 – Dia de autocuidado

Proporcione um dia de autocuidado para o profissional de Educação Física, com massagem, meditação ou outras atividades relaxantes.

Profissional de Educação Física, nossos parabéns!

A todos os educadores físicos, parabéns por toda a dedicação a essa profissão, por cuidarem para que a atividade física seja um cuidado para uma vida mais longa, feliz e divertida.

Como o terceiro pilar da orienteme, a orientação física veio para completar o que já sabíamos: a saúde é um conceito completo, e não podemos esquecer da saúde física.

Neste dia, agradecemos a cada profissional da nossa plataforma e a tantos outros que desempenham um papel tão importante!

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​