Qualidade de vida no trabalho

6 dicas para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo

Daniela Haidar Chohfi -

Um ambiente de trabalho saudável é capaz de estimular grandes resultados, uma maior produtividade e ainda focar no equilíbrio dos colaboradores.

É verdade que pessoas mais felizes trabalham melhor, mas, para isso, as empresas precisam ter atenção a diversos pontos relacionados ao bem-estar. É preciso olhar para a saúde física e emocional do profissional, além de como a cultura da empresa o afeta.

Isso porque, a falta desse cuidado pode impactar negativamente a empresa e contribuir para o desenvolvimento de casos de Síndrome de Burnout, por exemplo.

Neste artigo, você entenderá mais sobre o tema e quais ações implementar para ter um ambiente de trabalho saudável. Você saberá:

  • O que é um ambiente de trabalho saudável?
  • Sua importância
  • Sinais de que seu ambiente de trabalho não é saudável
  • Quais ações promover, e mais!

Boa leitura!

O que é um ambiente de trabalho saudável?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ambiente de trabalho saudável pode ser definido como “aquele em que os trabalhadores e chefes colaboram em um processo de melhoria contínua para promover e proteger a saúde, a segurança, o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade do ambiente de trabalho”.

Ou seja, é um local onde todos se sentem bem física e psicologicamente, são respeitados e conseguem entregar todo seu potencial de forma saudável, tendo segurança psicológica.

Portanto, promover um ambiente de trabalho ideal exige um esforço contínuo de líderes e profissionais de psicologia organizacional. Muito disso também está associado à cultura da empresa. 

Isso porque, muitos negócios podem promover o hábito de trabalho excessivo, onde o colaborador coloca suas tarefas acima da saúde. Esse é o oposto de um ambiente de trabalho saudável. Ao promover uma vida equilibrada, é possível inspirar muito mais resultados do que ao focar em cultura que esgota as pessoas.

Além disso, é importante ressaltar que o equilíbrio entre trabalho e saúde é essencial para promover qualidade de vida e diminuir o risco de doenças ocupacionais. Essa noção se tornou ainda mais clara após a pandemia da Covid-19, e é uma das tendências para o futuro do trabalho que promete ficar.

A importância de um ambiente de trabalho saudável

O desenvolvimento de um ambiente corporativo saudável ajuda a preservar aspectos importantes para a saúde e segurança no trabalho. Sendo assim, um estudo Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance comprovou que as empresas que investem no bem-estar dos funcionários são até 235% mais eficientes

Alguns outros benefícios que um ambiente de trabalho saudável proporciona são:

  • Reter talentos: é comum que as pessoas não fiquem muito tempo em cargos e lugares que as fazem infelizes ou que não promovem o respeito no trabalho. Além de manter grandes profissionais, um ambiente de trabalho saudável também contribui com a diminuição de gastos com contratações e treinamentos, por exemplo;
  • Aumentar a produtividade: uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia constatou que funcionários mais felizes são cerca de 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com outros;
  • Manter a equipe motivada: nada melhor que uma equipe motivada para vestir a camisa da empresa, certo? Ao promover um ambiente que faça com que o time se sinta feliz e confortável, essa é uma das vantagens. Ao sentir que o negócio se importa com os colaboradores, a tendência é eles retribuírem em resultados;
  • Alavancar o negócio no mercado: ao trabalhar melhor e mais feliz, o time naturalmente representa melhor a empresa, o que a ajuda a crescer no mercado. Além disso, existe o fato de que um ambiente de trabalho saudável faz com que ocorram menos doenças ocupacionais, afastamentos, etc;
  • Aumentar os resultados: não é preciso aprofundar para entender como um time engajado consegue entregar mais resultados (e aumentar a qualidade deles), certo? Uma equipe com motivação e autoestima no trabalho consegue, dar o seu melhor, o que reflete diretamente nos números da empresa.

Não pense que para alcançar resultados assim as empresas precisam promover ações revolucionárias com um orçamento muito grande. Mais à frente, você entenderá que ações práticas são os pilares de um ambiente de trabalho saudável!

Sinais de que o seu ambiente de trabalho não é saudável

Sinais para desenvolver um ambiente de trabalho saudável

Alta rotatividade na empresa;

Os funcionários não têm energia e motivação;

Alto número de doenças ocupacionais, principalmente associadas à saúde mental;

Baixo engajamento da equipe;

Queda na produtividade e nos resultados, ou hábitos de produtividade tóxica;

Muitos conflitos entre os colaboradores;

Os processos não avançam como deveriam;

Queda na qualidade dos produtos/serviços e no atendimento ao cliente.

Até aqui você já entendeu mais sobre por que é importante promover um ambiente de trabalho saudável.  Mas como identificar o cenário oposto, quando a empresa não tem uma cultura organizacional ideal? Alguns sinais de que a empresa precisa rever como cuida de seu clima organizacional são:

  • Alta rotatividade na empresa;
  • Os funcionários não têm energia e motivação;
  • Alto número de doenças ocupacionais, principalmente associadas à saúde mental;
  • Baixo engajamento da equipe;
  • Queda na produtividade e nos resultados, ou hábitos de produtividade tóxica;
  • Muitos conflitos entre os colaboradores;
  • Os processos não avançam como deveriam;
  • Queda na qualidade dos produtos/serviços e no atendimento ao cliente.

Assim, todos esses fatores podem revelar que a sua empresa não tem um ambiente com segurança psicológica. Ou seja, as pessoas não se sentem acolhidas, respeitadas e não têm senso de pertencimento com o negócio.

Isso faz com que as relações e os resultados sejam afetados, uma vez que a base de toda empresa são seus funcionários.

É muito importante cuidar para que esses sinais não afetem a sua empresa, e aplicar as ações propostas pela segurança psicológica é o primeiro passo para ter funcionários saudáveis física e mentalmente.

Por isso, tenha em mente que um ambiente de trabalho saudável deve proporcionar segurança em pertencer, aprender, contribuir e desafiar. A partir dessas bases, você terá colaboradores mais saudáveis e motivados a trazerem os melhores resultados.

Confira o Tedx de Thiago Christof sobre as tendências, erros e bases de um ambiente realmente saudável e produtivo:

A relação entre o bem-estar e o respeito no trabalho

Nem sempre as pessoas sabem muito bem como mostrar respeito no trabalho. Principalmente em ambientes competitivos, com culturas tóxicas e outros hábitos ruins, a falta de respeito pode interferir nas relações interpessoais e prejudicar, por exemplo, a colaboração entre o time.

Ainda, em organizações com culturas organizacionais ruins, o desrespeito no trabalho pode ser visto como “um mal necessário” para que as tarefas possam acontecer. Alguns exemplos de hábitos que demonstram esse falta de respeito no trabalho são:

  • Interrompimento de falas ou não ter uma boa comunicação;
  • Não cumprir com prazos ou não informar os envolvidos de imprevistos no fluxo de atividades;
  • Agir rudemente ao ouvir opiniões ou sugestões;
  • Se portar com falta de empatia;
  • Desrespeitar regras do ambiente de trabalho, como o silêncio;
  • Ser intolerante;
  • Usar o cargo ou posição para se impôr.

Essas são apenas algumas condutas que podem indicar falta de respeito no trabalho. Como é de se imaginar, elas prejudicam o engajamento e até mesmo a confiança dos colaboradores no dia a dia.

6 dicas para promover um ambiente de trabalho saudável

Desenvolver um ambiente de trabalho que promova o equilíbrio e a produtividade não é algo que acontece do dia para a noite. Como vários pontos que tocam a saúde ocupacional, deve ser promovido a partir de ações contínuas na empresa. Separamos algumas dicas que você pode aplicar:

1 – Foque na comunicação interna

O primeiro passo para ter um ambiente de trabalho saudável é focar no conforto e na segurança dos funcionários. Investir em uma comunicação adequada é fundamental para criar essa sensação.

Quando falamos de comunicação interna, é importante ressaltar que ela pode se desdobrar em mais de uma área. Primeiramente, é preciso se assegurar que os funcionários são ouvidos e que se sintam acolhidos no ambiente. Isso também tem bastante relação com o respeito no trabalho.

Sempre promova a troca de ideias e sugestões, fazendo com que todos entendam que podem contribuir para o ambiente de trabalho.

Além disso, é benéfico investir em uma linha de comunicação clara e que chegue a todos os funcionários da mesma forma. Muitos conflitos e ruídos nas informações podem acontecer quando o RH não se preocupa em fazer com que os comunicados sejam acessíveis a todos. Isso pode gerar insatisfação e prejudicar o ambiente.

Portanto, quando pensar em investir na comunicação interna, vá além e aborde todos os pontos importantes para a empresa!

2 – Desenvolva boas lideranças

Conflitos com a liderança são um dos principais fatores que causam insatisfação no trabalho. Se o líder não sabe como guiar o time com respeito e uma boa comunicação, é capaz de causar muitos prejuízos ao engajamento e à saúde mental dele.

Em relação a um bom ambiente de trabalho, a liderança deve ser uma das primeiras frentes a ser treinada para promovê-lo. Isso porque, maus líderes podem destruir bons profissionais.

Por isso, é sempre importante investir nesse tema dentro da empresa de forma contínua. O clima organizacional começa por aqueles que mais representam a empresa, que são os líderes.

Então, promova estudos, discussões e traga o tema para reuniões de liderança. Além de melhorar o ambiente, também contribui para alavancar outros indicadores de RH importantes.

3 – Apoie a diversidade e o respeito

Nem todas as empresas se atentam a esse ponto, mas deveriam. Isso porque, não é possível ser feliz em um ambiente que não aceita e não respeita quem você é. Para as gerações mais novas, como a Geração Z (nascidos de 1997 a 2006), inclusive, esse é um fator primordial no mercado de trabalho.

O respeito e a inclusão são as maiores bases de um ambiente de trabalho saudável. Dessa forma, é possível mostrar, na prática, que a empresa se preocupa de fato com os colaboradores. 

Atualmente, também existe uma busca e uma conscientização maior sobre esses temas nos negócios. Assim, os trabalhadores esperam um posicionamento mais assertivo das empresas.

Portanto, se você quer aprimorar o seu ambiente de trabalho, invista em rodas e ações sobre inclusão, diversidade e respeito na empresa. Além de elevar o clima e o bem-estar, ao fazer os colaboradores entenderem que são aceitos, também reforça o posicionamento da sua empresa no mercado.

4 – Cuide da estrutura física do negócio

Esse ponto é essencial para as empresas não só pela qualidade do ambiente de trabalho, mas também pela segurança.

Tenha certeza de que os funcionários têm todas as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho, além de condições ergonômicas adequadas. Assim, algumas sugestões de pontos a avaliar nas empresas (principalmente as que trabalham em modelo presencial) nesse sentido são:

  • As cadeiras são confortáveis e podem ser ajustadas?
  • A temperatura do ambiente está adequada?
  • O local está limpo e organizado?
  • A iluminação é apropriada?
  • As ferramentas, internet, computadores e programas de todos funcionam bem?

O ideal é que você pense ao máximo em como o seu ambiente pode ser melhorado. Para equipes remotas, nada impede que o departamento de RH verifique e ajuste as condições de trabalho dos colaboradores.

Uma tendência em crescimento, inclusive, é oferecer ajudas de custo para que o funcionário remoto tenha o equipamento correto, isso quando a própria empresa não fornece todo o material.

Além de demonstrar atenção, faz com que a pessoa se sinta ainda mais acolhida. Assim, o importante é certificar-se de que o ambiente de trabalho, seja qual for, esteja adequado.

5 – Faça uma pesquisa de clima

Não sabe por onde começar a promover um ambiente de trabalho saudável? Conte com a ajuda da sua equipe!

A pesquisa de clima é um estudo conduzido dentro das empresas para entender a percepção dos colaboradores sobre ela. Portanto, podem ser montados planos de ação para melhorar diversos pontos, desde ambientes mais confortáveis à remuneração e benefícios.

O ideal é que você estruture uma pesquisa que aborde todos os aspectos importantes para um ambiente de trabalho saudável. Você pode perguntar sobre as condições de trabalho, relacionamentos profissionais, acomodações e cultura da empresa, etc.

Essa é uma ótima oportunidade para entender como aprimorar a organização e colher feedbacks dos colaboradores.

6 – Invista em benefícios de saúde para a equipe

Um ambiente de trabalho saudável começa pelas pessoas. Por isso, cuidar da saúde física e emocional delas é essencial, se não o principal. Muitas empresas investem em equipamentos, espaços de descompressão e outras ações quando o principal ativo da empresa, os colaboradores, não é o foco.

Primeiramente, o RH pode pensar em como estruturar programas de qualidade de vida no trabalho que ajudem o funcionário a ter uma saúde física e mental estável.

Isso porque, as doenças ocupacionais (causadas pelo exercício da profissão) aumentaram muito nos últimos anos. Entre as principais, o Brasil registrou um recorde nos casos de Burnout, ansiedade e depressão, entre outras doenças comportamentais.

Para prevenir isso, as empresas investem em benefícios ou aplicativos que permitam estimular a saúde onde quer que o funcionário esteja. Assim, é possível encontrar opções que oferecem opções completas com nutrição, orientação física e atendimento psicológico, meditação, exercícios físicos, entre outras atividades voltadas a um bem-estar completo.

Portanto, se você quer aprimorar o seu ambiente de trabalho, comece investindo primeiro no que mais importa e traz resultados: as pessoas!

Como a orienteme pode te ajudar a promover um ambiente de trabalho saudável?

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa solução e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​