Qualidade de vida no trabalho

Dia Mundial da Saúde: como surgiu, significado e ideias de ações!

Daniela Haidar Chohfi -

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, ajuda a acender o alerta sobre a importância de colocar esse aspecto sempre em primeiro lugar.

Dessa forma, é uma ótima maneira de trazer conscientização e impulsionar hábitos saudáveis, principalmente nas organizações.

Assim, separamos mais detalhes sobre essa data, seu significado, como surgiu e sugestões de ações para você conhecer melhor o tema.

Boa leitura!

O que é o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde foi criado com o objetivo de reconhecer e incentivar boas práticas de saúde que colaboram com a qualidade de vida da população. 

Neste ano de 2023, é celebrado o 75° aniversário da data.

Assim, é uma data para pensar principalmente na importância do avanço da ciência nesse campo, quais as melhores ações e como a sociedade pode garantir cada vez mais acesso à saúde de qualidade para todos.

Como surgiu o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde surgiu em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da qualidade de vida e das diferentes frentes que afetam o acesso à saúde. Apesar da data de criação, ele foi comemorado pela primeira vez em 1950.

É interessante destacar que esse dia foi o mesmo em que criaram a OMS, por isso sua relevância.

Qual a definição de saúde?

Quando pensamos em saúde, é fácil encontrar interpretações pessoais sobre o assunto, certo? Porém, de acordo com a OMS, podemos definir a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.”

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo dever do Estado prover as condições indispensáveis de acesso a todos.

Assim, alguns pontos que compõem a saúde são:

  • Acesso ao lazer  e bem-estar;
  • Disposição de bons serviços de atendimento médico;
  • Saúde mental;
  • Alimentação saudável;
  • Exercícios físicos frequentes.

Como promover ações na empresa nesta data? 4 ideias

Como mencionamos, o Dia Mundial da Saúde serve para lembrar a importância do cuidado com a saúde. Mas o principal lembrete devem ser as ações diárias. Sendo assim, algumas ações que a empresa pode ter nesse sentido são:

1 – Palestra sobre o tema

A conscientização sobre a importância do tema é um dos primeiros passos para ampliar a discussão e, por fim, as ações.

Assim, é possível convidar um especialista sobre o assunto para dar uma palestra para o time. Ele pode abordar dicas práticas para começar a realizar no dia a dia.

2 – Dinâmica de grupo

Para promover mais integração entre o time, é possível fazer uma dinâmica de grupo com a temática do Dia Mundial da Saúde. Isso também ajuda a engajar a equipe com a ação de maneira mais fácil.

As dinâmicas sobre o tema podem abordar aspectos da saúde mental, física e nutricional, com dicas para os participantes seguirem após sua finalização. 

Uma boa ideia para começar seria um quiz sobre saúde, em que aquele que acertar mais respostas recebe um prêmio

3 – Rotinas de trabalho mais flexíveis

Muitas pessoas perdem a qualidade de vida ao priorizar o trabalho. Dessa forma, só percebem os efeitos dessa ação ao ter algum efeito ruim no dia a dia, como doenças.

Por isso, uma ação que a empresa pode ter nesse sentido é o incentivo à flexibilidade no trabalho. Até porque as pessoas têm hábitos de desempenho diferentes, e é preciso entender isso.

Nesse sentido, é possível prevenir a produtividade tóxica na empresa e aproveitar todo o potencial do colaborador, que pode escolher seu melhor período e condições para trabalhar. Isso também contribui para níveis menores de estresse e uma saúde melhor.

4 – Acesso a benefícios de saúde

As plataformas e benefícios voltados ao bem-estar são ótimas opções para cuidar da saúde da equipe de forma ativa e preventiva.

Esse tipo de benefício, além de ajudar a engajar a equipe em mudanças de vida saudáveis e duradouras, impulsiona a retenção e atração de talentos e colabora também com o clima organizacional em geral.

Além disso, esse tipo de iniciativa ajuda o RH a monitorar a saúde dos colaboradores e prevenir doenças ocupacionais, como a Síndrome de Burnout, diminuir acidentes e afastamentos do trabalho, e mais.

Conte com a orienteme para impulsionar a saúde da sua empresa!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​