Em linhas gerais, podemos dizer que o clima organizacional é a expressão de como os colaboradores se sentem dentro da empresa.
Por isso, para garantir os resultados desejados, preservar a ae o engajamento do time, é cada vez mais claro como esse conceito se tornou prioridade para as organizações.
Porém, como algo dinâmico e às vezes até “invisível” no dia a dia dos profissionais de RH, é preciso entender como medir o clima organizacional, quais as ações mais assertivas e como elas impactam a equipe.
E você está no lugar certo para descobrir todas essas respostas. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber neste guia completo. Explicaremos:
- O que é clima organizacional;
- Quais seus pilares e importância;
- O que pode afetá-lo;
- Qual a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional;
- Como identificar como está o seu clima organizacional;
- Exemplos de questionários;
- Sinais de que o ambiente da empresa precisa melhorar;
- Como elevar o bem-estar na empresa, e mais.
Acompanhe!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional pode ser definido como o conjunto de ações, práticas e valores que impactam na percepção do colaborador sobre o ambiente de trabalho.
Sendo assim, tudo que acontece dentro da empresa afeta diretamente o dia a dia da equipe e também seu engajamento, motivação e consequentemente, resultados.
Atualmente, um bom salário e benefícios justos já não são suficientes para reter talentos nas empresas. Cada vez mais, a qualidade de vida no trabalho tem se tornado uma prioridade para os profissionais.
Ao mesmo tempo, as organizações perceberam que seus ambientes também podem ter impactos negativos muito sérios na saúde geral dos colaboradores, como o desenvolvimento da Síndrome de Burnout e outras doenças ocupacionais.
Por esses motivos, cuidar do clima organizacional é uma prioridade cada vez mais clara, mas também é uma função que precisa de estratégia, exatamente por ser composta por diversos fatores.
Os pilares do clima organizacional
O clima organizacional é composto por diversos pilares. Assim, a influência de cada elemento sobre a equipe pode variar de empresa para empresa, conforme aquilo que é mais presente e importante para sua cultura e dia a dia.
Sendo assim, alguns dos principais pontos que formam esse conceito são:
- Capacidade de reconhecer a importância do trabalho da equipe e do serviço prestado aos clientes;
- Coerência entre o ambiente e a estrutura organizacional em relação aos resultados alcançados, entendendo que os dois devem estar de acordo;
- Confiança entre time e lideranças;
- Infraestrutura de toda a organização;
- As relações e a comunicação interna.
Leia também: Feedback positivo: o que é, como fazer, exemplos e 4 técnicas para aplicar!
Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?
Apesar de parecidos e complementares, os dois conceitos têm significados diferentes.
A cultura organizacional diz respeito aos valores, morais, comportamentos e regras da empresa. Portanto, ela é mais difícil de ser transformada e está mais ligada a como a organização foi construída.
Já o clima organizacional, como detalhamos, tem a ver com a percepção da equipe sobre todos esses aspectos. Sendo assim, a cultura organizacional influencia na percepção do clima organizacional.
Qual a importância de um bom clima organizacional?
Um levantamento feito pela Sodexo apontou que organizações que oferecem qualidade de vida têm cerca de 90% de melhora no clima de trabalho.
Outros resultados de investir no clima organizacional, segundo a pesquisa, são aumento de 86% na produtividade, 70% mais rentabilidade e 76% mais atração de talentos.
Em seu TED, Geovana Donella fala sobre trabalhar de propósito e qual a importância desse movimento.
O que afeta o clima organizacional?
Existem diversos pontos que podem alterar a percepção do time sobre o clima organizacional de forma positiva e negativa.
Acontece que nem sempre esses pontos, que também estão ligados aos pilares de um bom clima organizacional, são considerados na empresa, sendo reconhecidos apenas quando já causaram efeitos nos resultados da organização.
Por isso, alguns tópicos que afetam um bom clima organizacional são:
Comunicação entre equipes
Uma boa comunicação é essencial para todos os ambientes, mas ainda mais para fortalecer o clima organizacional.
Ela garante que as condutas no ambiente de trabalho sejam respeitosas e assertivas, evitando conflitos e colaborando até mesmo com a redução do estresse na empresa.
Carga de trabalho
Uma carga de trabalho inadequada à capacidade da equipe é um dos principais fatores que podem levar à insatisfação e afetar o clima organizacional.
Isso porque, essa conduta também causa sobrecarga, o que é extremamente prejudicial para a equipe.
Ao contrário do que se pode pensar, rotinas intensas de trabalho não são necessariamente mais produtivas, e costumam contribuir diretamente com o desenvolvimento de doenças.
Por isso, esse equilíbrio é extremamente necessário no ambiente de trabalho.
Oportunidades de crescimento
As oportunidades de crescimento são importantes para manter o time engajado e também para a própria evolução da organização.
Para isso, planos de carreira e outros pontos devem estar presentes na empresa, pois sua falta pode significar o risco de perder talentos.
Incentivos ao bem-estar
O equilíbrio entre performance e bem-estar é o segredo de equipes de alto desempenho e deve ser incentivado sempre.
Portanto, se a empresa não tem esses pilares fortalecidos em seus discursos ou até mesmo em sua política de benefícios.
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Atenção às tendências
Cada vez mais, o universo de RH tem se tornado dinâmico e é preciso acompanhar essas tendências, pois estão muito alinhadas aos desejos e comportamentos dos colaboradores.
Por isso, continue se informando sobre essas novidades, como você está fazendo neste momento, e conte sempre com os conteúdos da orienteme para te ajudarem nessa tarefa.
Como identificar o clima organizacional de uma empresa?
Entender o clima organizacional também é uma tarefa estratégica e, para ter mais clareza no dia a dia, é preciso monitorar e metrificar os principais indicadores de RH com atenção.
Alguns deles, como absenteísmo, produtividade e até mesmo a sinistralidade podem indicar problemas no ambiente da empresa.
Aliado a isso, uma pesquisa de clima organizacional pode ser muito eficaz. Isso porque, ela pode ser feita de forma anônima, o que contribui para o engajamento da equipe nesta ação, e analisa diversos pontos ligados à percepção dos colaboradores, como:
- Condição da estrutura e equipamentos oferecidos pela empresa;
- Como está o sentimento de segurança psicológica na organização;
- Relacionamentos entre equipes e líderes;
- Confiança dentro do negócio;
- Satisfação com benefícios e ações de desenvolvimento, entre outros.
Portanto, na hora de desenvolver esta tarefa, é importante ter em mente os seus objetivos e como esses questionamentos podem ser transformados em mudanças na organização.
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Questionário de clima organizacional: como fazer?
Como apontamos, a pesquisa de clima organizacional geralmente é feita por meio de um questionário. Nele, podem ser feitas perguntas como:
- Você considera a empresa um bom lugar para trabalhar? Por quê?
- Quais pontos da nossa cultura mais importam para você?
- Você acha que a empresa consegue engajar bem a equipe? Por quê?
- As opiniões dos funcionários sobre as práticas de recursos humanos ou outros departamentos foram consideradas nos últimos tempos?
- Você e sua equipe estão satisfeitos com a sua liderança?
- Você concorda e compartilha a missão, a visão e os valores da empresa?
- Nossos líderes são bem capacitados para suas funções?
- A empresa incentiva e possibilita o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional?
- Como são os relacionamentos dentro da empresa?
- A comunicação interna é clara e todos recebem as informações mais importantes?
- A sua carga de trabalho está adequada para seu cargo e posição?
- Os equipamentos e estrutura da empresa são satisfatórios?
Lembrando que esses são apenas alguns questionamentos-base, que podem ser alterados e incrementados de acordo com as necessidades da sua empresa.
5 sinais de que o clima organizacional precisa melhorar
Como comentamos, além do questionário de clima organizacional, que é uma ótima ferramenta para mapear a sensação da equipe e promover ações, a observação constante, principalmente por meio de indicadores, é muito importante para um RH cada vez mais estratégico e eficiente.
Por isso, 5 sinais que você pode começar a analisar desde já sobre seu clima organizacional são:
1 – Alto turnover
O turnover indica o número de pessoas que são admitidas e demitidas da organização em determinado período de tempo.
Por isso, um grande número de desligamentos pode indicar sérios problemas na empresa, e eles também costumam ter relação com o clima organizacional do negócio.
2 – Diversos conflitos internos
Um ambiente de trabalho tóxico e de alta pressão pode abalar as relações entre os colaboradores, o que é muito prejudicial para o clima organizacional.
Por isso, ao observar diversos conflitos, podem ser identificados problemas de comunicação, processos e outros pontos que desgastam o time no dia a dia e contribuem para a insatisfação.
3 – Desengajamento
Um dos principais indicadores de que o clima organizacional está ruim é o desengajamento dos colaboradores. Isso porque, quando ele se instala, aponta uma profunda insatisfação, que costuma se dar por diversos motivos.
Se observado com muita frequência, pode demonstrar que existem problemas no processo de recrutamento e seleção, ou que a empresa precisa adequar sua cultura e costumes.
4 – Baixa produtividade
Um ambiente desmotivador afeta principalmente a performance dos colaboradores.
Principalmente se estiver aliado à presença de maus líderes ou a doenças ocupacionais entre o time, esse sinal é um grande indicativo de que são necessárias mudanças internas.
5 – Metas não alcançadas
Relacionado aos pontos anteriores, outro fator que pode demonstrar um clima organizacional ruim são as metas não alcançadas.
Isso porque, sem motivação, engajamento, saúde ou os meios necessários, a equipe não consegue dar mais de si.
Sendo assim, isso ainda pode indicar a necessidade de investir em maior desenvolvimento.
Leia também: O que é abono pecuniário: tudo que você precisa saber
Como melhorar o clima organizacional
Melhorar o clima organizacional deve ser uma tarefa constante e que também está de acordo com as tendências do mercado de trabalho.
Isso porque, é comum as prioridades mudarem de tempos em tempos, principalmente considerando como o mundo do RH está construindo um olhar cada vez mais humanizado em relação às equipes.
Portanto, algumas ações que podem ajudar a fortalecer o clima organizacional da sua empresa são:
1 – Reconheça o time
Assim como destacado nos pilares do clima organizacional, reconhecer o time é uma das principais formas de mantê-lo engajado e satisfeito.
Isso porque, reforça que a empresa entende que ele é seu principal ativo e também celebra suas conquistas, fazendo com que ele se sinta cada vez mais motivado a evoluir.
Algumas ações que você pode implementar são:
- Programas de reconhecimento profissional;
- Flexibilidade de horários;
- Bônus por performance.
2 – Treine os líderes
Os líderes são os principais influenciadores da percepção de clima organizacional da equipe.
Tanto pelos resultados quanto pelo bem-estar da equipe, é necessário que os líderes tenham habilidades interpessoais bem desenvolvidas, como a inteligência emocional no trabalho, para potencializarem o time.
3 – Apoie a cultura de feedback
Como explicamos, uma comunicação ruim compromete vários pontos da convivência na empresa.
Para consertar isso e elevar o clima interno, é necessário implementar uma cultura de feedbacks, em que o ambiente é baseado na confiança e comunicação empática.
Dessa forma, quaisquer problemas ou insatisfações podem ser comunicados mais rapidamente, e a empresa toda ainda ganha mais um ferramenta de desenvolvimento.
4 – Incentive o bem-estar
Além disso, o bem-estar no trabalho influencia em todo o engajamento e performance dos colaboradores, e os benefícios e ações certas são essenciais para fortalecer a empresa nesse sentido.
Isso porque, além de contribuir com o clima organizacional, a saúde e o bem-estar garantem que o time esteja sempre equilibrado, feliz e com a qualidade de vida em dia, o que afasta doenças ocupacionais e maximiza os resultados das empresas.
Ao oferecer benefícios de bem-estar que abordem todos os aspectos da saúde, você garante equilíbrio em todos esses pontos.
E saiba que você pode contar com a orienteme para potencializar o seu clima organizacional enquanto cuida do bem-estar do seu time.
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Uma vida verdadeiramente saudável é composta por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido.
Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.
A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa, pois somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa.
Assim, conectamos colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.
Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!
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