Produtividade tóxica: qual o papel do RH para evitá-la?

produtividade-toxica-trabalho

A qualidade de vida no trabalho nunca foi tão debatida como agora, principalmente dentro do ambiente corporativo. O termo tornou-se um dos pilares fundamentais do futuro do RH, principalmente por conta das mudanças que a pandemia trouxe para as empresas, que tiveram que implementar  para seus times protocolos mais rígidos, e a falta de adaptação fez com que os índices de adoecimento emocional piorassem consideravelmente.

Para entender o tamanho dessa questão, o INSS registrou, em 2020, um recorde histórico, com mais de 570 mil afastamentos por transtornos mentais. Isso ocorreu, principalmente, pela rápida adoção do home office, sem que o colaborador pudesse se preparar para isso além da sobrecarga que a dupla jornada trouxe para a vida dos profissionais. 

A insegurança diante de um futuro incerto e o medo da demissão fizeram com que as pessoas buscassem meios de aumentarem a sua produtividade. Além disso, o F.O.M.O. (Fear of Missing Out), que é a sensação de estar perdendo algo, acabou agravando ainda mais o problema. 

Quando a produtividade é prejudicial?

Apesar de a produtividade ser algo positivo, se ela faz com que o colaborador fique muito ansioso, é preciso ligar o sinal de alerta, afinal, não é possível ter controle de tudo. O termo “produtividade tóxica” ganhou força, principalmente em ambientes de extremo controle, em que o funcionário é monitorado constantemente. 

A produtividade, nesses casos, se torna tóxica por que o colaborador não foca na qualidade das suas entregas, mas, sim, na quantidade de tarefas executadas. Ou seja, o colaborador, para mostrar a sua utilidade, trabalha cada vez mais, para entregar cada vez mais, gerando ansiedade e, em alguns casos, frustração, pois aquela pessoa nunca estará satisfeita com as suas entregas, além de se sentir culpada por negligenciar outras áreas da sua vida. 

Como equilibrar a vida pessoal e a profissional sem deixar a produtividade de lado?

Muitas empresas não têm o hábito de acompanhar o dia a dia dos times, com conversas e pesquisas de clima. Essas simples atitudes são fundamentais para entender como os colaboradores se sentem a respeito do trabalho além das planilhas e das ferramentas de controle de horas. 

Investir no bem-estar dos colaboradores é proporcionar um ganho de produtividade com qualidade, respeitando as pequenas pausas, buscando atividades que incentivem o bem-estar fora do ambiente corporativo. É importante frisar que a empresa pode – e deve – cobrar produtividade dos seus times, mas sempre deixando claro a importância que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional deve ser respeitado.

A terapia online também é uma forma de ajudar quem sofre com a ansiedade causada pela produtividade. Com um profissional qualificado, o colaborador pode aprender a lidar com essas sensações ruins e balancear as tarefas e a ansiedade causada por elas. 

As plataformas de terapia online são uma ótima ferramenta de apoio para os RHs. Além do atendimento psicológico feito por meio de mensagens de texto, voz, imagem, vídeo e por videochamadas agendadas, a OrienteMe, plataforma que cresceu mais de 1100% no último ano, por exemplo, também oferece outros benefícios, como exercícios de respiração, meditação e acompanhamento do nível e evolução da saúde emocional dos funcionários, por meio de um mapeamento completo dos índices de ansiedade, estresse e depressão de toda a  população, garantindo uma melhor gestão através de um dashboard.

volta-ao-trabalho-saude-mental

Gostou do artigo, compartilhe com a rede!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você também pode gostar

ORIENTEME NA SUA EMPRESA!

Deseja mapear a saúde emocional da sua empresa, oferecer atendimento psicológico aos colaboradores e acompanhar a evolução da saúde emocional das equipes? Solicite um orçamento no botão abaixo e entraremos em contato o quanto antes.

Deseja solicitar um orçamento para sua empresa?

ORIENTEME PARA VOCÊ!

Deseja falar com seu psicólogo por mensagens e videochamadas, quando e onde quiser?

Conheça mais os nossos planos!

INDIQUE A ORIENTEME PARA SUA EMPRESA!