Qualidade de vida no trabalho

Tendências de RH: o que esperar para 2024?

Daniela Haidar Chohfi -

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos tem passado por uma série de transformações significativas, e, com elas, vêm as tendências de RH. 

Com a crescente digitalização dos processos, a busca por maior eficiência e a necessidade de se adaptar às demandas de uma força de trabalho cada vez mais diversificada. Assim, é essencial que os profissionais de RH estejam sempre atentos às tendências e inovações do mercado

À medida que nos aproximamos do ano de 2024, é importante refletir sobre as possíveis mudanças que poderão impactar o campo de Recursos Humanos e como elas podem influenciar a forma como as organizações recrutam, desenvolvem e retêm talentos

Neste post, exploraremos algumas das principais tendências de RH que podemos esperar para os próximos anos e como elas podem moldar o futuro do ambiente corporativo.

Boa leitura!

Por que acompanhar as tendências de RH?

A área de Recursos Humanos (RH) está em constante evolução, e é essencial que os profissionais dessa área estejam atentos às tendências e mudanças do mercado de trabalho. Acompanhar as tendências de RH permite que as empresas se mantenham atualizadas e competitivas no que diz respeito à gestão de pessoas.

Confira as principais razões para acompanhar as tendências de RH:

1. Necessidade de se adaptar às novas demandas e expectativas dos colaboradores

Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, as formas de trabalhar estão se modificando, e os profissionais de RH precisam estar preparados para lidar com essas mudanças. 

2. Identificar inovações e boas práticas que podem ser aplicadas na empresa

Acompanhar as tendências mercadológicas permite que mudanças sejam realizadas na organização e contribui para a melhoria dos processos internos e o aumento da produtividade.

3. Possibilidade de antecipar desafios e problemas que podem surgir no ambiente corporativo

Ao estar atualizado sobre as tendências do setor, o profissional de RH pode identificar tendências negativas, como altos índices de rotatividade ou baixo engajamento dos colaboradores, e buscar soluções antes que esses problemas se tornem maiores e mais difíceis de serem solucionados.

Como se preparar para as tendências de RH?

As tendências estão constantemente moldando o campo de Recursos Humanos, e é essencial que as empresas se preparem para acompanhá-las. Um dos principais aspectos a considerar é a tecnologia, mas também o desenvolvimento do capital humano

Acompanhe os principais tópicos para se preparar:

Automação e inteligência artificial 

Ambos estão cada vez mais presentes no RH, facilitando processos como recrutamento, seleção e treinamento. Portanto, investir em softwares e sistemas de gestão pode ser fundamental para se adaptar às novas demandas. 

Desenvolvimento de habilidades dos colaboradores

O aprendizado contínuo é uma tendência crescente, e os profissionais de RH devem buscar maneiras de oferecer programas de capacitação e incentivar a busca por conhecimento dentro da organização. Isso impactará diretamente na satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho e, consequentemente, em seu bem-estar

Diversidade e inclusão nos locais de trabalho

Essa é uma tendência que veio para ficar, e as empresas devem adotar políticas e práticas que fomentem a diversidade em seu quadro de funcionários. Para se ter uma ideia, o estudo “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023” – realizado pela startup especialista no tema Blend Edu – apontou que 81% das 117 empresas entrevistadas têm um orçamento dedicado apenas a ações de diversidade e inclusão.

Em tempos de tantas mudanças, é preciso sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. Para amenizar o desconforto das transformações, você pode conferir o Ted Talk de Jim Hemerling. Ele é autor de dois livros sobre competitividade nos negócios e líder de Pessoas & Transformação Organizacional do BCG (Boston Consulting Group).

No vídeo, intitulado “Cinco maneiras de liderar numa era de mudanças constantes”, Jim explica como é possível tornar a reorganização menos traumática e mais estimulante. Confira:

5 tendências de RH para 2024

O campo de Recursos Humanos está em constante evolução, e é essencial para as empresas se adaptarem às novas tendências para se manterem competitivas. À medida que nos aproximamos do ano de 2024, é importante estar ciente das principais tendências que moldarão o RH no futuro próximo. 

Confira 5 tendências de RH para 2024:

1. Automação de processos

Como mencionado anteriormente, com a introdução de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e automação de tarefas repetitivas. Assim, os profissionais de RH poderão se concentrar em atividades mais estratégicas. 

3. Personalização 

Este aspecto será fundamental no RH do futuro, com a adoção de abordagens individualizadas para os colaboradores, levando em consideração suas necessidades e preferências. Assim, eles se sentirão valorizados, fator determinante para reduzir a rotatividade e o absenteísmo.

3. Colaboração 

Mais um aspecto que também ganhará destaque é a colaboração, com a criação de espaços virtuais onde os funcionários possam compartilhar conhecimentos e trabalhar juntos em projetos. Além disso, essa possibilidade de tornar alguns processos virtuais ao invés de presenciais ajudam a contribuir para a qualidade de vida do colaborador.

4. Valorização da diversidade e inclusão nas empresas

Empresas que não possuem diversidade e inclusão ficarão para trás no posicionamento positivo da marca, já que a tendência é cada vez mais empresas aderirem a essa iniciativa e aumentarem contratações diversificadas e favorecerem um ambiente de inclusão.

5. Análise de dados 

Para tomar decisões mais assertivas, o futuro do RH deverá conter diversas análises de dados por meio do uso de ferramentas e plataformas de gestão, como é o caso da orienteme. 

A orienteme atua como uma plataforma de gestão corporativa, capaz de acompanhar a evolução de diversos indicadores da saúde nutricional, física e emocional dos colaboradores de uma empresa, ajudando a melhorar índices de rotatividade, absenteísmo e de baixo engajamento.

Para saber mais, convidamos você a acessar a nossa página sobre a plataforma.

Conte com a orienteme para manter-se atualizado nas tendências de RH em 2024!

A saúde e o bom desempenho no trabalho sempre serão prioridade e, para manter esses índices com um bom desempenho é essencial ter uma equipe de RH atualizada nas principais tendências e demandas tanto do mercado quanto dos colaboradores.

Afinal, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes e isso significa ter um time em equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas, como treinamentos, palestras, lives e outras.Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor?

Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​