Qualidade de vida no trabalho

8 ações de diversidade e inclusão nas empresas: um passo a passo

Daniela Haidar Chohfi -

As ações de diversidade e inclusão nas empresas são uma maneira de garantir maior qualidade de vida no trabalho a todos. Além disso, é possível formar times diversos e inovadores, que contribuem para um melhor ambiente e para os pilares que sustentam a segurança psicológica nas organizações. 

Assim, por sua importância social e os benefícios que traz ao dia a dia, as ações de diversidade e inclusão nas empresas viraram prioridade nas empresas

Isso porque, de acordo com uma pesquisa global realizada pela PWC, 76% das organizações entrevistadas dizem que o tema da diversidade e inclusão é um valor ou uma prioridade.

Ainda, tão importante quanto o cumprimento dessas ações, é a efetividade delas. Neste artigo, reunimos 8 ações de diversidade e inclusão nas empresas para você aplicar já!

Boa leitura.

O que é diversidade e inclusão? Exemplos

A diversidade e inclusão é um tema que aborda e conscientiza as empresas sobre a sociedade como ela é: plural. Assim, esse movimento procura dar acesso e oportunidades a pessoas que, por suas diferenças, não as teriam com facilidade.

Dessa forma, as ações de diversidade e inclusão nas empresas são um impulsionador para que cada vez mais as pessoas possam escalar suas carreiras longe de preconceitos.

Os exemplos desse conceito no dia a dia são bem simples. Acontece que, por uma série de fatores sócio-históricos, certos grupos da sociedade receberam mais privilégios e acessibilidade a posições, cargos e privilégios do que outros.

Com as ações de diversidade e inclusão nas organizações, é possível tentar igualar mais esses acessos, focando nas habilidades das pessoas. Alguns exemplos de empresas que têm foco nesse conceito são a Natura, Accenture e Johnson & Johnson. 

Isso porque, esses negócios promovem diversas práticas, desde processos seletivos mais inclusivos à promoção de projetos de conscientização e potencialização do time.

O que são ações de diversidade?

É verdade que, como os termos têm significados diferentes, mas complementares, as ações de diversidade e inclusão nas empresas não têm o mesmo significado.

Assim, as ações de diversidade dizem respeito a abranger a maior variedade de pessoas possível. Ou seja, é ter representatividade dos diversos grupos da sociedade também no ambiente de trabalho.

O que são ações de inclusão?

Agora que você entendeu o que são ações de diversidade, falta esclarecer o que seriam ações de inclusão.

Como falamos, se a diversidade é garantir que as diferentes pessoas estejam presentes no ambiente de trabalho, a inclusão assegura que todas tenham “voz”, ou seja, que consigam participar das atividades e processos da mesma maneira, mesmo com suas diferenças.

Dessa forma, esses dois conceitos se complementam e trabalham juntos para assegurar ambientes de trabalho saudáveis e diversos.

Leia também: Síndrome de Burnout: o que é, causas, sintomas e muito mais

Qual a importância da diversidade e inclusão nas empresas?

Uma empresa que promove ações de diversidade e inclusão consegue reafirmar seus valores e seu valor social. 

Além de ser uma necessidade representar as pessoas em sua variedade e tentar trazer mais equidade ao mercado de trabalho, as organizações que focam nesse conceito também ganham um lugar de destaque.

Ainda, um time mais diverso, exatamente por suas diferenças, costuma ser mais criativo e inovador. Alguns outros benefícios que reforçam a importância da diversidade e inclusão nas empresas são:

  • Aumenta o engajamento e o sentimento de orgulho em pertencer;
  • Colabora com as taxas de produtividade;
  • Gera feedbacks mais profundos e diversos;
  • Colabora com uma boa comunicação, que é mais inclusiva;
  • Ajuda o negócio a crescer e melhorar resultados;
  • Colabora com a retenção de talentos e com a imagem da empresa.

Para entender mais sobre a importância das ações de diversidade e inclusão nas empresas, confira esse vídeo da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o tema.

8 ações de diversidade e inclusão nas empresas para aplicar

É importante reforçar que as ações de diversidade e inclusão nas empresas devem fazer parte da rotina do time e da cultura organizacional para que sejam cada vez mais efetivas.

Para isso, é importante pensá-las sob uma ótica do bem-estar no trabalho de forma geral. Dessa forma, separamos algumas ações que você pode aplicar.

1 – Reavalie os processos seletivos da empresa

O conceito de diversidade e inclusão no ambiente organizacional começa, principalmente, pela composição do time. Por isso, essa deve ser a primeira preocupação do negócio nessa missão de aumentar a diversidade.

Nesse sentido, algumas ações para colocar em prática são:

  • Divulgue os processos seletivos de forma ampla e inclusiva, variando os meios;
  • Elimine qualquer preconceito no processo seletivo e foque em competências e habilidades;
  • Analise as exigências da vaga;
  • Crie processos afirmativos (com vagas direcionadas para minorias, por exemplo).

2 – Lidere pelo exemplo

Um erro comum no momento de promover ações de diversidade e inclusão nas empresas é considerar que a diversidade deve estar restrita somente ao “corpo de colaboradores”.

Para ser realmente diversa, a organização deve contar com pessoas variadas em suas diversas camadas de hierarquia. Assim, além de começar a ter essa consciência, uma maneira justa de promover isso é propondo programas de reconhecimento na empresa, que podem ajudar a identificar talentos diversos para a liderança.

3 – Forme um comitê de diversidade e inclusão na empresa

Nada melhor para engajar com as ações de diversidade e inclusão na empresa do que contar com a ajuda e participação do próprio time. Assim, para dar ainda mais visibilidade a esse projeto de diversidade, é possível formar um comitê de diversidade e inclusão.

Esses comitês são formados por grupos de pessoas pertencentes a minorias e que representam a variedade de indivíduos presentes na empresa. 

Dessa forma, eles e outros membros interessados podem se organizar para discutir maneiras de melhorar o ambiente organizacional cada vez mais nesse sentido.

Então, nesse momento, o papel do RH é possibilitar a formação desse grupo e dar apoio às ações propostas. 

Inclusive, o profissional de recursos humanos pode ajudar esse comitê fornecendo ideias e dados, como indicadores de RH estratégicos que podem guiar as atividades propostas.

 4 – Ofereça benefícios que possibilitem evolução ao time

Como falamos, as ações de diversidade e inclusão nas empresas são especialmente importantes para tentar igualar o cenário inclusivo no mercado de trabalho. Porém, uma empresa que realmente leva esse conceito como centro no dia a dia não pode parar por aí.

Mencionamos que, muitas vezes, a condição sócio-econômica faz com que muitas pessoas fiquem “atrás” no mercado de trabalho. Isso significa que, infelizmente, os privilégios não são os mesmos para elas.

Por isso, uma ação efetiva que o departamento de RH pode promover é a avaliação dos benefícios presentes na empresa e a proposta de outros que agreguem mais valor à carreira e ao bem-estar da equipe.

Isso porque, a diversidade deve acompanhar a qualidade de vida no trabalho. Para isso, alguns benefícios, como aqueles voltados à saúde integral do time, são uma ótima opção.

clima organizacional

Conte com a orienteme para melhorar o clima e a saúde da sua empresa.

5 – Promova a segurança psicológica

O conceito de segurança psicológica se baseia na criação de um ambiente de trabalho saudável em que os colaboradores sintam-se seguros e livres para errar, sugerir, colaborar e desafiar processos antigos em busca da inovação.

Para equipes diversas, a segurança psicológica é ainda mais importante, pois é uma das bases que ajuda a garantir a confiança no trabalho.

Portanto, algumas mudanças que precisam acontecer na empresa para esse conceito se concretizar são:

  • Incentivar e exercitar uma boa comunicação;
  • Normalizar os erros e passar a enxergá-los como oportunidades;
  • Estimular a colaboração;
  • Organizar uma rotina de feedbacks entre todos os níveis hierárquicos e processos da empresa.

Se interessou? Para te ajudar a implementar a segurança psicológica na sua organização, a OrienteMe preparou um e-Book gratuito e exclusivo sobre o tema. Acesse já!

6 – Organize campanhas de conscientização sobre ações de diversidade e inclusão nas empresas

Muitas vezes, o assunto das ações de diversidade e inclusão nas empresas costuma estar mais presente entre as minorias que são afetadas por essa necessidade.

Portanto, é importante estender esse diálogo a toda a empresa, principalmente aos altos cargos, para que se compreenda a relevância do assunto e como ele deve estar alinhado com os valores da empresa.

Assim, uma ideia é promover campanhas de conscientização, programas de treinamento e outras ações com foco no desenvolvimento.

7 – Construa ambientes e condições acessíveis

É necessário reconhecer que nem todas as pessoas têm acesso aos mesmos recursos e condições de trabalho. Por isso, também é importante entender quais as ferramentas, acomodações e outros recursos que os colaboradores da equipe têm.

Para promover a equidade, alguns podem precisar de mais suporte do que outros, e cabe ao departamento de RH avaliar essas necessidades. 

Ainda, é de extrema importância entender se o ambiente físico da empresa é acessível para todos e possui acomodações que contemplem quaisquer necessidades específicas. Isso, inclusive, está relacionado à saúde e segurança no trabalho.

8 – Faça uma curadoria de dúvidas com o time

Por fim, é importante ressaltar que a promoção de ações de diversidade e inclusão nas empresas são um mecanismo em constante evolução na organização.

Dessa forma, abrir o espaço para uma boa comunicação no trabalho pode ajudar todo o negócio a avançar nesse assunto como um todo.

Portanto, é necessário construir canais de diálogo que normalizem o aprendizado em relação a essas diferenças e à desconstrução do preconceito. É possível disponibilizar caixas de “tira-dúvidas”, promover dinâmicas de grupo e outros informativos. 

O importante é promover o assunto no dia a dia em prol de uma empresa mais feliz, saudável e, portanto, mais produtiva!

Conte com a orienteme para promover um ambiente de trabalho saudável na sua empresa!

Como você viu, é muito benéfico que as organizações invistam em ações para evoluir cada vez mais seus colaboradores, e cuidar do bem-estar físico e mental deles é uma delas.

Saiba que, a cada dólar que as empresas investem em ações voltadas à saúde, elas ganham até quatro dólares de retorno. Porém, sabemos que nem sempre é fácil pensar e estruturar esses projetos, principalmente aqueles voltados à diversidade e inclusão nas empresas.

Saiba que a orienteme pode te ajudar nessa missão. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online. 

Além disso, ajudamos organizações a sensibilizarem o time, promoverem treinamentos, rodas de conversas, eventos e outras ações voltadas ao desenvolvimento e bem-estar, que podem abordar assuntos de interesse, como os que abordamos neste artigo.

Ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, o time da orienteme, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializam ainda mais a saúde dos funcionários como um todo.

E mais: a equipe de RH tem acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Quer evoluir e desenvolver os seus colaboradores com o apoio da orienteme? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar o seu negócio!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​