Orienteme Saúde Ocupacional e Bem Estar corporativo

Qualidade de vida no trabalho

Neurastenia: entenda tudo sobre a fadiga depressiva

Daniela Haidar Chohfi -

Apesar de pouco popular, a neurastenia é um sério problema que afeta a vida pessoal e profissional.

Seus sintomas levam a um cansaço crônico e fraqueza que, a princípio, não tem causa aparente. Por ser difícil de diagnosticar sem ajuda adequada, é um grande risco à qualidade de vida das pessoas e deve ser tratado o quanto antes.

Por isso, neste conteúdo, reunimos tudo que você precisa saber sobre a neurastenia. Explicaremos:

  • O que é neurastenia;
  • Quais seus sintomas;
  • Qual o CID da doença;
  • Como acontece o diagnóstico;
  • Quais os tratamentos, e mais!

O que é neurastenia?

A neurastenia é um transtorno psicológico caracterizado por mudanças no funcionamento do sistema nervoso. Essas alterações resultam em consequências como fadiga e cansaço extremo, fraqueza, dores no corpo e um mal-estar sem causa aparente.

Por conta disso, essa condição também é conhecida como fadiga depressiva.

O próprio termo, inclusive, indica bastante sobre as características da doença, já que neuro remete a “cérebro” e “astenia” a fraqueza.

Por muito tempo, houve a tendência de associar a neurastenia diretamente à fadiga física, ou ainda, atribuir a ambas à mesma causa, ou seja, seria o excesso de esforço que provoca a debilidade física e emocional.

No entanto, percebe-se que em muitas pessoas esse esforço físico não era excessivo, porém a síndrome tinha relação com problemas relacionados à saúde emocional.

Hoje em dia, sabe-se que a neurastenia é causada por uma série de fatores, que podem ir desde uma predisposição genética ao desenvolvimento da doença quanto a outros pontos, como uma rotina estressante.

Atualmente o termo neurastenia e o diagnóstico com essa nosologia é muito mais raro, pois é difícil entender se seus sintomas são fruto apenas dessa condição e não de outras, como a Síndrome de Burnout.

Leia também: Saúde ocupacional: o que é e como promovê-la + exemplos

Qual o CID da neurastenia?

O CID se refere à Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, uma escala utilizada por profissionais da saúde no momento de fornecer diagnósticos.

A classificação da neurastenia se dá a partir do CID 11 F48.0, dentro da categoria dos transtornos mentais e comportamentais.

Sintomas da neurastenia

A síndrome neurastênica caracteriza-se por sintomas como:

  • Fraqueza;
  • Fadiga física e mental;
  • Sensação de pressão na cabeça;
  • Sensação de formigamento pelo corpo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade de memória;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Desconforto físico generalizado;
  • Distúrbio em algum órgão específico, especialmente perturbações gastro-intestinais.

Assim, é fácil perceber que a neurastenia também apresenta diversos sintomas característicos de muitas doenças, como ansiedade, o que exige atenção no momento do diagnóstico.

Neurastenia é depressão?

Não, apesar de terem sintomas parecidos, a neurastenia é uma condição diferente da depressão.

Como é feito o diagnóstico?

Com base nos sintomas apresentados e em outras análises, descartando a possibilidade de outras doenças físicas, um psiquiatra ou um neurologista consegue fazer o diagnóstico.

Como é o tratamento para neurastenia?

O tratamento para a neurastenia, apesar de ter algumas diretrizes, é particular de cada caso. Isso porque, como mencionamos, essa condição pode vir acompanhada de outros problemas, muitas vezes relacionados ao aspecto físico.

Porém, em linhas gerais, o tratamento para a neurastenia se dá principalmente por meio da psicoterapia, preferencialmente a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, com a associação de ansiolíticos e antidepressivos.

Dessa forma, o psicólogo e o psiquiatra são importantes para esse processo, mas o comprometimento do paciente também é essencial.

Para recuperar sua saúde de forma plena, também é ideal que ele inclua outros hábitos construtivos na rotina, como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável.

Dessa forma, a pessoa evita, ainda, os efeitos que um possível sedentarismo ou outras circunstâncias possam ter provocado.

Também é importante cuidar e afastar quaisquer fontes de estresse no dia a dia, já que estão associadas ao desenvolvimento da neurastenia.

Esse é um ponto de grande importância especialmente para as empresas, que podem ter parte no desenvolvimento dessa condição.

Conte com a orienteme para fortalecer a saúde da sua equipe!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Saiba como calcular o turnover da empresa

O que é feedback e qual a sua importância

O que é um plano de carreira, sua importância e como criar um para funcionários

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​