Assessment é um termo em inglês que indica avaliação. Porém, para os profissionais de gestão de pessoas, esse conceito se traduz como uma ferramenta valiosa para a análise de diversos niveis.
Para você entender mais sobre o tema, trouxemos mais detalhes sobre o que é assessment, além de:
- Para que serve;
- Quais os benefícios de fazer uso dessa ferramenta;
- Quais os principais tipos;
- Quais ferramentas podem ser utilizadas;
- Como fazer, e mais!
O que é assessment?
O assessment é uma espécie de análise que resulta em um documento. Assim, é normalmente utilizado pelos RHs para avaliar o comportamento, performance, perfil comportamental e potencial dos colaboradores.
E esse relatório tem diferentes formatos e objetivos.
Por exemplo, pode de análise ajudar a entender se determinado profissional é adequado para o cargo, se é o momento de uma promoção, e muitas outras atividades.
Por isso, se você quer ter certeza de quais decisões tomar, principalmente relacionadas à psicologia organizacional e gestão de pessoas, o assessment é a ferramenta ideal para você!
A seguir, detalhamos mais sobre essa ferramenta.
Para que serve o assessment?
Como existe uma série de relatórios diferentes, o assessment pode ter vários usos que, claro, variam de acordo com os seus objetivos. Porém, é fácil afirmar que ele ajuda na construção de um RH estratégico.
A seguir, detalhamos algumas funcionalidades.
Otimizar o processo de recrutamento e seleção
Por ajudar a fazer uma análise completa da compatibilidade do cargo com o candidato ideal, o assessment agiliza processos de recrutamento e seleção.
Ao ter um relatório claro, baseado em dados, é mais fácil ter segurança em quem contratar.
Melhorar o processo de feedbacks
Por separar dados como perfil comportamental, competências e potencialidades, é mais fácil para o RH entender como utilizar uma comunicação assertiva para dar feedbacks.
Assim, também ajuda a deixar esse processo mais objetivo, baseado em evidências, o que é bom para as duas partes.
Criar correspondências adequadas entre pessoas e cargos que ocupam
Para planos de carreira, o assessment também pode ser a ferramenta ideal. Ele ajuda a entender como está a situação do colaborador, em quais pontos ele já tem evoluído e o que é necessário para alcançar os próximos passos.
Ajudar a motivar e reter talentos
Esse ponto tem relação com o anterior. Como o assessment otimiza diversos processos de RH, ajuda o time a visualizar, com dados, seu progresso na empresa.
Assim, essas análises claras ajudam a trazer segurança psicológica e motivação para os colaboradores. Até porque, uma comunicação transparente é sempre o ideal nas organizações.
Facilitar o processo de promoção e reconhecimentos
Com o assessment, entender o momento de promover talentos ou oferecer reconhecimentos não fica mais à cargo do julgamento do RH.
Auxiliar a cuidar melhor do time
Como essa ferramenta consegue providenciar cuidados completos, ajuda o RH a ter uma análise melhor de como cuidar da equipe em diversas esferas.
É possível entender, por exemplo, preferências de estilo de liderança, comunicação, mapear até mesmo mudanças e problemas de saúde mental, e mais.
Leia também: O que é Síndrome de Burnout? Quais os sintomas? [GUIA]
Quais os benefícios de utilizar o assessment?
Poderíamos dizer que o maior benefício do assessment, principalmente para o setor de recursos humanos, é a otimização da rotina e a contribuição com um planejamento estratégico de RH.
Entre outros pontos, podemos destacar:
- Armazenamento de dados;
- Aumento do desempenho da equipe de RH;
- Aquisição de uma visão imparcial sobre processos e colaboradores;
- Identificação de oportunidades e pontos de melhoria;
- Maior previsibilidade;
- Análise de padrões de comportamento, com otimização da rotina.
E claro, existem ainda outros benefícios que dependem também dos desafios e objetivos do RH. Muitas vezes, ao otimizar um processo que antes era muito manual e objetivo, o setor já ganha muito mais que o esperado.
Quais os principais tipos de assessment?
Como você viu, assessment é um termo bem amplo. Por isso, detalhamos mais a seguir:
Assessment cultural
O assessment cultural é uma ferramenta que ajuda o RH a entender:
- Os fatores pessoais e emocionais que motivam um colaborador/candidato;
- Se ele está alinhado com a cultura da organização.
Dessa forma, essa análise é bastante benéfica, pois ajuda a guiar o RH sobre como é possível motivar os colaboradores, se eles conseguem se adaptar aos processos da empresa, se os objetivos das duas partes estão alinhados, e mais.
Assessment pessoal
O assessment pessoal é um tipo de avaliação feito sobre as características de cada profissional da empresa.
Dessa forma, é possível entender, em diversos pontos, qual a personalidade da pessoa, e como ela pode colaborar com a organização.
Ainda, a empresa pode entender mais sobre suas particularidades, o que ajuda a aumentar a empatia e o respeito.
Assessment organizacional
Esse tipo de assessment faz uma análise completa da empresa. Ele entende como estão o clima e cultura organizacional, processos, estilos de liderança e todos os outros aspectos que tangem o bom funcionamento da organização.
Em geral, é possível realizar essa avaliação partindo de uma pesquisa de clima.
Assim, é uma das melhores maneiras de diagnosticar a situação do ambiente de trabalho, entender se as práticas estão adequadas de acordo com o mercado e muito mais.
Assessment de desempenho
A avaliação de desempenho também representa um assessment. Isso porque, a partir de metas e métricas pré-definidas, é possível entender como está a performance do colaborador em relação aos objetivos definidos pela organização.
Ainda, é possível fazer essa análise com um olhar individual ou coletivo, dependendo da necessidade.
Além disso, é uma maneira de complementar ou iniciar a avaliação sobre indicadores de produtividade, uma das métricas mais relevantes para o RH.
Avaliação 360 graus
A avaliação 360 graus é uma ferramenta que oferece uma visão holística de cada colaborador. Nesse caso, ela faz uso de alguns parâmetros dos outros tipos de assessment, e une seus principais pontos.
Aqui, também cabem feedbacks de outros membros da equipe e líderes, além da avaliação objetiva de métricas.
DISC
O DISC é um tipo de metodologia que avalia o comportamento humano com base em quatro perfis parâmetros:
- Dominância;
- Influência;
- Estabilidade;
- Conformidade.
Dessa maneira, é possível entender as preferências de comunicação, relacionamentos, motivadores e outras características pessoais.
Ao realizar essa análise e utilizar esses dados, o RH consegue aprimorar estilos de liderança, entender objetivamente quais os pontos de melhoria e potencial, obter maiores resultados de muito performance e muito mais.
Quais ferramentas podem ser utilizadas no assessment?
O tipo de ferramenta utilizada no assessment vai depender muito do tipo dele. Pode parecer confuso, mas vamos explicar.
Por exemplo:
- Uma pesquisa de clima organizacional pode ser utilizada no processo de assessment organizacional;
- Já uma ferramenta de análise de perfil comportamental pode ajudar com o DISC;
- Ou, um painel de gestão de indicadores pode ajudar a monitorar diversos pontos sobre o time, inclusive os níveis de saúde.
Portanto, conforme for identificando as necessidades da sua empresa, vale avaliar quais ferramentas mais fazem sentido para você.
Até porque, o princípio do assessment é um: o conhecimento.
Seja conhecimento pessoal, profissional, sobre desempenho ou sobre a organização, ao realizar esse trabalho, o RH está colaborando com o desenvolvimento.
Ao final, toda a força de trabalho pode ser beneficiada por isso. Para entender uma perspectiva mais profunda sobre esse assunto, confira o Ted da Camila Coutinho. Nele, ela discute o poder do autoconhecimento e da construção da autoestima para o atingimento de objetivos.
Como fazer assessment
Entendemos que fazer o assessment pode não ser uma tarefa fácil. Portanto, separamos alguns passos que podem ajudar você a começar.
1 – Identifique a necessidade, métricas e tipo de assessment
Como em todo processo envolvendo avaliação de informações, o planejamento é uma peça-chave.
Defina exatamente:
- Por que estou realizando essa tarefa?
- Quais passos precisam acontecer para concluí-la?
- Quais indicadores preciso obter?
- Quanto tempo vai durar?
- Qual o objetivo? Que tipo de assessment usarei?
2 – Avalie o volume do trabalho e ferramentas necessárias
Enfim, vale pensar: todos os dados foram obtidos? A minha análise pode ser clara, e não parcial?
Sabemos que fazer o assessment pela primeira vez pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, avalie primeiro se o volume de trabalho foi ideal e se as ferramentas necessárias foram suficientes.
Se necessário, incremente a sua análise.
E claro, arquive os dados sempre que concluir o assessment. Assim, para a próxima vez, você tem uma base, que pode até mesmo ser melhorada!
- Os pilares que sustentam o bem-estar;
- Qual a percepção dos colaboradores sobre o assunto;
- Por que é importante para o RH;
- Ações para aplicar a curto, médio e longo prazo;
- Sugestão de cronograma para começar já, e mais!
Conte com a orienteme para um RH mais estratégico e uma empresa mais saudável!
A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes.
A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa.
Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.
Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.
Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa.
A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!
A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas, como treinamentos, palestras, lives e outras.
Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!
Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.