Qualidade de vida no trabalho

Pesquisa de clima organizacional: como fazer (+ modelo)

A pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta que ajuda o setor de RH no dia a dia. 

A partir dela, é possível entender qual a real percepção do time em relação ao ambiente de trabalho, quais as causas de diversos problemas e tomar decisões assertivas em relação à qualidade de vida no trabalho.

Assim, é possível conhecer principalmente quais os pontos de atenção e como potencializar a performance dos colaboradores através do clima organizacional.

Porém, além de conhecer a importância desse trabalho, é preciso saber como estruturá-lo e principalmente quais ações tomar após a análise de resultados, não é mesmo?

Por isso, preparamos esse artigo completo para você entender como fazer uma pesquisa de clima organizacional, e também:

  • Qual o objetivo dessa ação;
  • Por que é necessária;
  • Quais pontos são avaliados;
  • Perguntas para aplicar;
  • Como interpretar os resultados;
  • Como estruturar um plano de ação após a pesquisa de clima;
  • E muito mais!

Acompanhe.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um tipo de questionário que avalia a percepção dos colaboradores sobre a empresa, a qualidade do ambiente, relações, lideranças e outros pontos associados ao engajamento e satisfação do time.

Geralmente ela é feita de forma anônima e pode ser divulgada por meio de ferramentas ou outras tecnologias que permitem armazenar dados.

Assim, com perguntas direcionadas, é possível identificar as percepções individuais e coletivas sobre diversos pontos que influenciam no desempenho e produtividade do time.

Dessa forma, com base na pesquisa de clima organizacional, a empresa tem dados sólidos para avaliar se as expectativas estão de acordo com os recursos e ambiente fornecidos. 

Ainda, é possível colaborar com a construção de um RH estratégico, ao fornecer informações importantes e até mesmo analisar se a empresa tem cuidado para prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde emocional, por exemplo.

Quais os objetivos da pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que possibilita recolher informações preciosas, que podem ser até mesmo associadas com indicadores de RH.

Assim, ajuda os profissionais de psicologia organizacional a entender melhor pontos como:

  • Comportamento organizacional;
  • Níveis de motivação e engajamento;
  • Qual o tipo de clima organizacional da empresa;
  • Qualidade dos relacionamentos;
  • Oportunidades de melhoria;
  • Principais atrativos da empresa;
  • Quais as prioridades dos colaboradores no dia a dia, entre outros.

Por que preciso aplicar a pesquisa de clima organizacional?

Mesmo as empresas com uma cultura de feedbacks fortes devem aplicar pesquisas de clima organizacional com frequência. 

Isso porque, permite com que a equipe expresse suas opiniões de forma verdadeira, com um maior senso de confiança e até mesmo de segurança psicológica.

Ainda, essa é uma ferramenta que ajuda a promover mudança interna e a manter a empresa atualizada com as demandas do mercado. 

Assim, também fica mais claro para o RH quais as prioridades da organização.

Sem ela, diversas situações que poderiam ser prevenidas podem acontecer, como o desenvolvimento de doenças ocupacionais entre o time, simplesmente por falta de visibilidade.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Existem alguns passos que podem te ajudar na tarefa de fazer uma pesquisa de clima organizacional, que são:

1 – Defina uma periodicidade para a pesquisa de clima

É importante entender que, apesar de parecer uma tarefa complexa, a pesquisa de clima organizacional deve ser uma ação constante na empresa.

Por isso, é ideal que essa iniciativa já esteja presente no planejamento estratégico de RH, pelo menos uma vez por ano ou de acordo com as necessidades da sua organização.

2 – Separe as perguntas de acordo com o objetivo

Principalmente se você estiver fazendo a pesquisa de clima organizacional pela primeira vez, pode ser uma boa ideia abordar questões específicas nesse momento ou limitar o número de perguntas.

Assim, é mais fácil direcionar suas ações.

Por exemplo, vamos supor que você identificou que é melhor começar analisando a percepção do time em relação às lideranças. Com perguntas focadas, você pode entender esse ponto e já implementar ações logo após o recebimento das respostas.

Muitas vezes, o excesso de informações pode ser um grande empecilho. Então lembre-se: a qualidade das ações é mais importante do que sua quantidade.

3 – Defina um meio para veicular a pesquisa

É importante lembrar que, para ter resultados concretos, o ideal é que a pesquisa de clima organizacional seja feita de maneira anônima. 

Dessa forma, para isso, você pode disponibilizar a pesquisa por meio de formulários online, utilizando ferramentas como o Google Forms, que permitem recolher informações de forma prática e sigilosa.

Por fim, esse recurso ainda organiza as informações para você, que podem ser mais facilmente analisadas.

4 – Comunique sobre a ação e seu prazo

É adequado que a pesquisa de clima organizacional seja comunicada com antecedência para os colaboradores.

Ainda, é importante tranquilizá-los quanto ao sigilo das informações compartilhadas e reforçar o valor da sinceridade deles no momento de responder.

Nesse sentido, os líderes podem atuar diretamente junto ao setor de RH para que o maior número de pessoas responda o questionário.

Lembrando que, apesar de ser uma ação essencial, o setor de gestão de pessoas não deve utilizar de ameaças ou qualquer tipo de discurso agressivo para fazer com que os colaboradores preencham o formulário.

O que avaliar na pesquisa de clima organizacional?

Como mencionamos, o objetivo da pesquisa de clima organizacional é avaliar aspectos gerais sobre como está o ambiente de trabalho, mas também pontos específicos.

Portanto, alguns dos tópicos que é possível analisar com uma pesquisa de clima organizacional são:

Qualidade do ambiente de trabalho

Seja de maneira presencial ou remota, a pesquisa de clima organizacional permite com que você identifique se as condições proporcionadas pela empresa propiciam a alta performance ou não.

Também é possível analisar se a cultura organizacional faz sentido com os colaboradores, se os valores são aplicados no dia a dia e qual a diferença que isso proporciona.

Lideranças

É verdade que maus líderes podem destruir bons profissionais. Por isso a importância de avaliar constantemente como andam as lideranças na sua empresa.

Isso porque, como com qualquer habilidade, a liderança pode ser desenvolvida e deve ser aprimorada constantemente, para o bem-estar e performance de todos na empresa.

Funções no dia a dia

A pesquisa de clima organizacional também permite entender como anda o ritmo de trabalho da equipe. Isso é, se existem pessoas sentindo-se sobrecarregada, insatisfeita na função, etc.

Ambiente e ferramentas fornecidas

Esse momento também é bastante estratégico para avaliar se os recursos oferecidos pela empresa são suficientes para que a equipe desempenhe bem no dia a dia. É possível analisar se:

  • A ergonomia está adequada com as normas de segurança;
  • Alguma equipe sente falta de alguma ferramenta estratégica;
  • Os aparelhos de segurança estão sendo utilizados com eficiência.

Remuneração e benefícios

Uma boa remuneração é essencial para a qualidade de vida e para manter a equipe engajada, além de manter a empresa atrativa e competitiva no mercado. Além disso, cada vez mais, os benefícios têm sido grandes diferenciais entre os profissionais.

Isso porque, de acordo com a pesquisa Robert Half sobre Benefícios e ICRH, 57% dos profissionais entrevistados consideram os benefícios na hora de aceitar um trabalho.

Plano de carreira

O plano de carreira também é um fator importante a ser avaliado pela pesquisa de clima organizacional. 

Isso porque, esse é um dos principais fatores que permitem com que o colaborador enxergue seu crescimento profissional e a possibilidade de expansão de carreira na empresa.

Dessa forma, todos esses fatores influenciam na satisfação e felicidade das equipes, que formam empresas mais fortes e eficientes para todos. Em seu TED, Alexandre Pellaes discute o tema, aprofundando no assunto do papel das pessoas na mudança do sentido do Trabalho.

Modelo de pesquisa organizacional: 25 perguntas

Como abordamos, é possível ter acesso a uma série de informações ao aplicar uma pesquisa de clima organizacional.

Assim, é importante verificar se todos os pontos que mencionamos anteriormente estão inclusos na pesquisa. 

Um modelo de pesquisa de clima organizacional (com perguntas-chave) seria:

  • A cultura da empresa está alinhada com os seus valores?
  • Você se identifica com os propósitos da empresa?
  • Você está satisfeito com o seu dia a dia de trabalho?
  • Você reconhece a importância do seu trabalho para o funcionamento da organização?
  • Você sente que os valores da empresa são aplicados no dia a dia?
  • Você acredita que tem um bom relacionamento com o seu gestor?
  • As lideranças da empresa são claras em relação às expectativas e prioridades de cada área?
  • Você acredita que os líderes e a empresa reconhecem o seu potencial?
  • Seu líder e sua equipe oferecem o suporte necessário para o seu desempenho?
  • Você sente que tem um volume adequado de tarefas no dia a dia?
  • Você se sente impulsionado a crescer na empresa?
  • Você está satisfeito com a sua remuneração?
  • Os benefícios oferecidos te proporcionam maior qualidade de vida?
  • O ambiente de trabalho é confortável e seguro?
  • Você consegue se comunicar com outras equipes com facilidade?
  • Os processos e demandas funcionam com agilidade na empresa?
  • Você acredita que a empresa tem uma boa comunicação?
  • Existe abertura para dar e receber feedbacks no dia a dia?
  • Seu plano de carreira está claro para você?
  • Você enxerga com clareza o que deve fazer para crescer profissionalmente na empresa?
  • Você se sente feliz na empresa?
  • Você sente-se realizado profissionalmente?
  • Você tem autonomia para realizar suas tarefas?
  • Você acredita que a sua função ameaça a sua saúde de alguma forma?
  • Ao seu ver, existe alguma oportunidade que a empresa está perdendo?

Lembrando que é possível modificar este modelo, adicionando ou excluindo perguntas conforme as suas necessidades.

Como interpretar os resultados da pesquisa de clima organizacional?

O ideal é analisar os resultados da pesquisa de clima organizacional com calma e uma vez que todos os colaboradores tenham respondido.

O melhor é avaliar as respostas para cada pergunta e também os formulários como um todo, a fim de identificar algum padrão de resposta ou comportamento.

Além disso, é preciso relembrar os pontos analisados pela pesquisa e separá-los por grupos, como descrevemos acima, que são:

  • Qualidade do ambiente de trabalho;
  • Lideranças;
  • Funções desempenhadas;
  • Ambiente e ferramentas disponíveis;
  • Remuneração e benefícios;
  • Plano de carreira.

Dessa forma, você pode avaliar cada tópico e concluir se os resultados foram bons, médios ou ruins, além de entender qual deles é prioridade no momento de realizar as ações necessárias.

Leia também: O que é avaliação de desempenho? Entenda quais seus objetivos e como fazer

Como estruturar um plano de ação após a pesquisa de clima organizacional?

Por fim, todas as ações voltadas à pesquisa de clima organizacional chegam em seu momento central: a realização de mudanças que ajudem a potencializar o ambiente da empresa.

A seguir, separamos alguns passos que podem te ajudar nesta tarefa.

1 – Identifique o seu tipo de clima organizacional

Ao analisar as respostas e entender os padrões contidos nelas, você deve analisar qual o seu tipo de clima organizacional a partir de algumas características, como:

  • Clima organizacional bom/alto: proporciona qualidade de vida no trabalho e satisfação diária ao time, que tem alto engajamento e motivação;
  • Clima organizacional médio/neutro: a equipe pode encontrar-se mais “acomodada” e desempenha seu trabalho com uma performance média;
  • Clima organizacional ruim/baixo: aqui, é possível encontrar uma equipe desengajada, confusa e com processos pouco eficientes. O risco do desenvolvimento de doenças ocupacionais também é alto.

Assim, é possível identificar que climas organizacionais ruins e médios requerem ações mais imediatas, o que ajuda você a tomar as primeiras decisões.

2 – Estabeleça metas

Com as prioridades claras, é hora de definir as ações. Nesse momento, uma dica valiosa é fazer com que as mudanças após a pesquisa de clima organizacional sejam constantes e decisivas.

Para isso, não deixe de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é mais fácil identificar as transformações na rotina e ainda manter os objetivos claros.

Uma ideia de como podem ser essas metas são:

  • A curto prazo: treinar líderes e incentivar feedbacks constantes;
  • A médio prazo: pesquisar os melhores benefícios para empresas.
  • A longo prazo: rever e aprimorar os planos de carreira.

3 – Envolva a equipe nas ações

O engajamento da equipe com essas mudanças é chave para o sucesso delas no dia a dia, não é mesmo? Por isso, envolva o seu time nesse passo a passo.

Isso também ajuda a fazê-los sentir que suas sugestões foram ouvidas a partir da pesquisa de clima organizacional, o que ajuda a gerar ainda mais confiança e engajamento para ações futuras.

Uma possibilidade é deixar uma caixinha de sugestões em lugares de fácil acesso para o time colocar suas sugestões no dia a dia.

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