Orienteme Saúde Ocupacional e Bem Estar corporativo

Qualidade de vida no trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: saiba como surgiu a data e como promover ações na empresa

Daniela Haidar Chohfi -

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado no mundo todo em 28 de abril e ressalta a importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais.

A data é uma excelente forma de trazer debates a respeito da segurança e da saúde dentro das organizações. Também é possível lembrar que o colaborador deve sempre ter seu bem-estar priorizado.

Portanto, preparamos um conteúdo detalhado neste artigo a respeito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, explicando o significado e a origem da data, os principais problemas que as empresas podem evitar e como abordar o assunto na empresa.

Boa leitura!

O que é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho?

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho surgiu para ajudar colaboradores e empresas a desenvolverem a devida consciência sobre os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Normalmente, quando se fala em segurança no trabalho, o foco se volta à ocupação em si. 

Contudo, a data é de extrema importância para que sejam observados detalhes que envolvem o antes e o depois da atividade laboral e de possíveis sobrecargas físicas ou emocionais.

Por que esse dia foi escolhido?

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ainda, ele foi instituído no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.

O caso que marcou a decisão foi um acidente dentro de uma mina no estado norte-americano da Virginia, em que uma explosão vitimou 78 mineiros, em 28 de abril de 1969.

Conhecido também como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, desde 2003 o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho conta com uma série de campanhas a nível internacional que chamam a atenção para a importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais.

A real importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com dados da própria Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos um trabalhador vem a óbito devido a um acidente ou uma doença do trabalho. Ainda, nestes mesmos 15 segundos, 160 profissionais são vítimas de acidentes ocupacionais.

E não é apenas por isso que as empresas devem acender o alerta e conscientizar para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. 

De 2012 a 2022, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho identificou que o Brasil registrou: 

  • 6,7 milhões acidentes de trabalho;
  • 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada ;
  • 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes de trabalho. 

O levantamento ainda indicou que foram gastos R$ 136 bilhões com benefícios previdenciários acidentários. Isso nclui auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e outros auxílios-acidente relacionados à atividade laboral.

Ou seja, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é de extrema importância e relevância para ressaltar a necessidade e a urgência de prevenir acidentes e doenças profissionais.

Saiba os principais problemas que a Segurança e a Saúde no Trabalho previne

Existem inúmeras alterações biológicas ou funcionais, sejam elas físicas ou decorrentes da saúde emocional, que podem acometer o organismo em decorrência do trabalho, gerando uma série de doenças ocupacionais.

O artigo 19 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, deixa claro o que é considerado acidente de trabalho. Confira:

“Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho […], provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Por isso, também separamos quais adoecimentos ocupacionais podem ser evitados ao instituir uma cultura de segurança e saúde no trabalho:

Riscos químicos 

Exposição a fatores como poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral.

Riscos físicos

Exposição a ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, umidade.  

Riscos biológicos

Exposição a vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas

Riscos psicológicos

Sobrecarga de trabalho, que pode gerar em colaboradores:

Bons hábitos de segurança no trabalho preservam a integridade física e a saúde do trabalhador, além de aumentar sua produtividade. Por isso, é essencial que o empregador mantenha o ambiente de trabalho seguro e saudável, livre de quaisquer agentes que possam gerar danos à saúde do trabalhador.

Por que falar do tema na empresa?

A garantia da segurança e da saúde no trabalho é fundamental e obrigatória a todas as empresas não apenas pelo cumprimento da legislação, mas também para que a integridade física e mental dos trabalhadores esteja em dia.

Por isso, abordar o tema neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e também na rotina da empresa é tão importante. Confira algumas razões para falar sobre segurança e saúde no trabalho de forma recorrente:

1 – Falar sobre Segurança do Trabalho de forma frequente e tornar o assunto uma prioridade

Ao tratar de segurança e saúde no ambiente de trabalho com determinada frequência o assunto estará sempre em alta e fresco na mente de cada colaborador, criando a consciência de que a empresa leva esta pauta à sério e cuida do bem-estar de cada um. 

Portanto, isso faz com que eles permaneçam sempre atentos sobre os riscos e medidas preventivas de acidentes.

2 – Deixar claro o foco no bem-estar do colaborador e abrir um espaço de trocas

Como já dissemos, ressaltar como a empresa zela por seus funcionários, certificando-se de garantir o bem-estar de todos, promove um sentimento coletivo de valorização.

Isso fica ainda mais claro quando há uma boa comunicação a respeito de um tema tão importante como a segurança e a saúde no trabalho.

Uma excelente forma de fomentar esse sentimento é, durante as conversas, abrir pausas para sugestões, para que cada um sinta  a importância de seu papel nesta pauta.

3 – Tornar a Segurança e a Saúde no Trabalho uma parte da cultura organizacional da empresa

Trazendo o tema de forma recorrente e convidando os colaboradores a participar da discussão de como prevenir acidentes e manter o ambiente saudável fará com que, aos poucos, o tema torne-se parte da cultura organizacional.

Com o tempo, os colaboradores se sentirão mais à vontade para trazer novas ideias e seguir propagando a importância desse assunto.

5 ideias de ações para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Agora que já explicamos como começar a abordar assuntos relacionados à segurança e saúde no trabalho, vamos à ação. Separamos dicas práticas que você pode aplicar hoje mesmo no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Confira:

1 – Palestras

Seja trazendo profissionais da área de segurança do trabalho ou acionando a comissão interna de prevenção de acidentes do trabalho da empresa, é sempre interessante organizar palestras para os colaboradores sobre o tema. 

Assim, esta é uma forma de ajudar a realizar mudanças pontuais que, futuramente, farão parte da cultura organizacional da empresa.

2 – Ginásticas laborais

Uma forma eficiente de trazer diariamente a consciência sobre segurança e saúde no trabalho é estimular a prática de ginásticas laborais. Elas promovem melhoria da condição física, prevenção de lesões, redução do nível de estresse e aumento da satisfação na empresa

3 – Gincanas e jogos

É possível trabalhar o tema de forma lúdica, com questionários de perguntas e respostas relacionadas ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no trabalho . Além de ser uma excelente maneira de aprendizado para os colaboradores.

4 – Teatro

Apresentações teatrais podem fazer parte do cronograma para complementar temas de palestras. Por exemplo, sendo mais um recurso lúdico que tem como objetivo facilitar que o colaborador retenha as informações sobre segurança e saúde de forma mais eficiente.

5 – Benefícios de saúde

As plataformas de bem-estar e qualidade de vida são ótimas opções para cuidar da saúde da equipe de forma ativa e preventiva.

Esse tipo de benefício, além de ajudar a engajar a equipe em mudanças de vida saudáveis e duradouras, impulsiona a retenção e atração de talentos e colabora com o clima organizacional em geral.

Por isso, saiba que a orienteme pode te ajudar nessa missão. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que promove a qualidade de vida e o bem-estar para colaboradores de empresas. 

Dessa forma, é possível ter colaboradores saudáveis e seguros o ano todo. Acesse a nossa página para empresas e saiba como.

Conte com a orienteme para cuidar da segurança e da saúde da sua equipe!

Cuidar da saúde e da segurança do seu time de colaboradores, zelando pelo bem-estar físico e emocional de cada um, é essencial para manter o engajamento e a satisfação em alta.

Afinal, uma equipe desmotivada ou doente não conseguirá entregar o seu melhor. E, se nada for feito, o sentimento de valorização do colaborador será diretamente afetado, o que refletirá diretamente nos resultados da empresa e na forma como ela vista no que refere ao cuidado com seu corpo de trabalho.

Felizmente, a orienteme pode te ajudar na missão de garantir a segurança e a saúde no ambiente da sua empresa! 

Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online. Além disso, ajudamos organizações a promoverem treinamentos, rodas de conversas, eventos e outras ações voltadas ao desenvolvimento e bem-estar.

Ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, o time da orienteme, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializam ainda mais a saúde dos funcionários como um todo.

E mais: a equipe de RH tem acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Se interessou pela nossa plataforma? Entre em contato com um de nossos consultores e conte com a orienteme para zelar pelos seus colaboradores!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

O que é feedback e qual a sua importância

Como o RH pode contribuir para relações mais saudáveis entre funcionários 

8 dicas para melhorar os processos de recrutamento e seleção

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​