Qualidade de vida no trabalho

6 ferramentas de gestão de pessoas: conheça as mais eficientes

Daniela Haidar Chohfi -

Você já pensou em maneiras de otimizar as funções e resultados RH? As ferramentas de gestão de pessoas são ótimas opções para fortalecer a estratégia dos profissionais de psicologia organizacional e construir um RH mais tático.

Isso porque, a partir delas, é possível tirar o departamento de recursos humanos do campo do “achismo” e muni-lo de dados importantes. 

Neste artigo, separamos mais informações sobre por que utilizar ferramentas de gestão de pessoas, 6 opções que você pode incluir no dia a dia e mais.

Acompanhe!

O que são ferramentas de gestão de pessoas?

As ferramentas de gestão de pessoas são recursos importantes que têm a capacidade de facilitar o trabalho do departamento de RH e ajudá-lo a tomar decisões a partir de dados estratégicos.

Por se pautarem em técnicas e mecanismos práticos, ajudam a facilitar os processos internos e representam diversos benefícios para o departamento de gestão de pessoas.

Como você verá, elas podem ser mais pautadas na tecnologia, como é o caso dos softwares, plataformas e aplicativos, ou serem mecanismos mais dinâmicos, como técnicas e processos.

No fim, elas proporcionam resultados similares, facilitando a atuação do RH e ajudando a resolver desafios.

Por que utilizar ferramentas de gestão de pessoas?

Para acompanhar o movimento do mercado, o RH também deve se reinventar e adquirir as melhores práticas que facilitem seu trabalho. Assim, como qualquer área, esta também necessita de ferramentas que podem resolver alguns problemas e até mesmo preveni-los.

Além disso, as ferramentas de gestão de pessoas também podem te ajudar a:

  • Criar um RH mais estratégico;
  • Trazer agilidade para o dia a dia;
  • Proporcionar automatização de tarefas e melhorias nos processos.

RH mais estratégico

Com as ferramentas de gestão de pessoas, é possível ter um RH estratégico em suas ações. Isso porque, ao se atualizar e armazenar dados valiosos, como os que esses recursos disponibilizam, as prioridades do setor ficam mais claras.

Agilidade no dia a dia

As ferramentas também facilitam e tiram muitas funções operacionais das mãos dos profissionais, além de ajudarem a prever problemas e tendências, pela questão da coleta constante de dados.

Automatização de tarefas e melhorias nos processos

O RH também consegue otimizar o seu dia a dia e focar em ações mais estratégicas e prioritárias, descomplicando processos e melhorando a produtividade.

E não para aqui. Esses recursos também ajudam a:

  • Ajudar o RH a evitar surpresas;
  • Promover um planejamento estratégico;
  • Reduzir o absenteísmo;
  • Diminuir custos;
  • Armazenar e não perder informações importantes, entre outros.

Leia também: O que é saúde ocupacional? 4 dicas para promovê-la

6 ferramentas de gestão de pessoas

Existem diversas ferramentas de gestão de pessoas e seu uso no dia a dia depende principalmente dos desafios e necessidades que o setor de RH identifica na empresa.

Porém, sempre os profissionais de RH têm consciência dessa necessidade e principalmente de quais são as opções existentes. 

Como você verá, algumas não exigem nem mesmo investimento financeiro, mas conhecimento e aplicação na rotina.

Por isso, antes de escolher a ferramenta de gestão de pessoas ideal para você, vale analisar quais são as prioridades dentro do negócio. Algumas opções são:

1 – Feedback

Apesar de nem sempre ser considerado como uma, o feedback é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas.

Isso porque, o feedback positivo, negativo, construtivo ou qualquer tipo que seja, ajuda a ter uma percepção real sobre o dia a dia na empresa.

Como ferramenta para a equipe, se aplicada adequadamente, ela garante o engajamento, motivação e o desenvolvimento constante. Também ajuda a diminuir níveis de estresse e ansiedade no trabalho, por sempre colaborar com a transparência na rotina.

Já relacionados à organização, os feedbacks dos colaboradores são essenciais para a manutenção do clima organizacional e das estratégias do setor de recursos humanos.

Portanto, para que sejam bem aproveitados, o ideal é que sempre sejam constantes e baseados em técnicas, como:

  • Faça o feedback ser o mais imediato possível;
  • Estruture os pontos principais antes de fazer o feedback;
  • Destaque os fatores positivos;
  • Dê dicas de como o colaborador pode evoluir;
  • Mostre exemplos práticos.

2 – Avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho, se feitas com frequência, também são ferramentas estratégicas para o RH.

Isso porque, elas ajudam o departamento de gestão de pessoas a identificar como estão, de fato, os resultados e o desempenho do time. Isso possibilita tomar decisões mais assertivas, identificar necessidades de treinamentos, entre outros.

3 – People analytics

Dentro do departamento de recursos humanos, a análise de dados ligados à equipe têm ganhado cada vez mais relevância e colaborado com a otimização do trabalho dos profissionais.

A metodologia people analytics se baseia no cruzamento da performance individual das pessoas com dados e indicadores. A partir disso, é possível conseguir dados concretos de maneira frequente.

Algumas ferramentas tecnológicas também ajudam nesse quesito, como CRMs e outras plataformas, mas vale analisar mais sobre o tema e entender a necessidade da sua empresa.

4 – Programas de treinamento

Os programas de treinamento são uma das principais ferramentas de gestão de pessoas com foco em desenvolvimento.

Isso porque, além de deixar a equipe mais engajada, também auxilia na manutenção e obtenção de habilidades estratégicas.

Por isso, podem ser trabalhados temas como:

  • Hard skills: habilidades com sistemas, aplicativos ou funções específicas.
  • Soft skills: inteligência emocional, desenvolvimento de liderança, resiliência, maior produtividade, entre outros;
  • Treinamentos sobre a empresa, seus produtos, história, entre outros.

5 –  Pesquisa de clima organizacional

Entender como está o clima organizacional é uma das principais tarefas do RH e, por isso, pesquisas sobre o tema podem ajudar.

Elas são capazes de identificar, além do tipo de clima organizacional, possíveis problemas na estrutura da empresa, equipes, entre outros.

Ela também consegue ajudar o negócio a identificar seus pontos fortes e fracos, e dá uma visão geral até mesmo para critérios como taxa de rotatividade, por exemplo.

A pesquisa de clima organizacional pode ser feita através de um formulário direto, com perguntas que investigam mais sobre a percepção dos colaboradores, como:

  • O dia a dia de trabalho é agradável para você?;
  • Você se sente alinhado aos propósitos e valores da organização?;
  • Você colabora bem com seus colegas de equipe?;
  • O processo de feedback na empresa é confortável e produtivo?;
  • Como você avalia as nossas lideranças?;
  • Você está satisfeito com a remuneração e os benefícios que recebe?
  • Seu plano de carreira está de acordo com seus objetivos na empresa?;
  • Você sente-se satisfeito e orgulhoso em trabalhar na empresa?

6 – Plataforma de gestão de saúde corporativa

As plataformas de gestão de saúde corporativa são opções de ferramentas de gestão de pessoas que ajudam tanto a prevenir, quanto analisar e agir ativamente em relação à saúde, bem-estar e qualidade de vida da sua equipe.

A orienteme, como uma plataforma de gestão de saúde corporativa, conta com dados e indicadores próprios, feitos para ajudar você a ter uma estratégia assertiva ao lidar com a gestão de pessoas.

A orienteme é capaz de mapear, entre outros, os níveis de saúde emocional, nutricional e física da sua empresa, identificando casos de risco, equipes mais desequilibradas e outros problemas que podem prejudicar o sucesso dos seus colaboradores.

Com esses dados, ajudamos você a traçar planos de curto, médio e longo prazo, e, ao mesmo tempo, oferecemos atendimento individualizado com profissionais de psicologia, nutrição e orientação física para cada um dos seus colaboradores.

A partir disso, você consegue ter assertividade nas decisões e recebe um portal cheio de outras informações capazes de transformar a sua rotina como RH, e muito mais.

Confira a nossa página para empresas para conhecer todo o potencial da nossa solução.

Leia também: Síndrome de Burnout: o que é, causas, sintomas e muito mais

o que é gestão de pessoas

Entenda como a orienteme pode te ajudar a cuidar da sua equipe a partir de uma plataforma inteligente, atendimento de qualidade e

Conte com a orienteme para ajudar com a sua gestão de pessoas!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​