Se você atua com psicologia organizacional, entender o que é cultura organizacional é o primeiro passo para impulsionar times, resultados e toda a empresa em geral.
Então, se você ainda é novo no assunto ou quer agregar ainda mais conhecimento, saiba que está no lugar certo! Entender esse conceito é de extrema importância para promover a verdadeira qualidade de vida no trabalho e ter colaboradores satisfeitos e saudáveis.
Até porque, ao entender o que cultura organizacional, é possível compreender como ela é uma das principais bases da organização e está presente em tudo que seus membros fazem, falam ou propõe.
Mas como? É isso e outros pontos que explicaremos neste artigo. Você saberá:
- O que é cultura organizacional;
- O que compõe esse conceito;
- Exemplos do que é cultura organizacional;
- Qual sua importância;
- A diferença entre cultura organizacional e clima organizacional;
- Como mapear sua cultura e entender se ela não está bem;
- Dicas de como melhorá-la, e mais.
Boa leitura!
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto de suas práticas, como comportamento organizacional, valores, missão e visão, entre outros componentes.
Ou seja, é uma representação do discurso e das ações que guiam a companhia e dão voz às suas ações. Por isso a importância de entender o que é a cultura organizacional, pois ela afeta diretamente o comportamento e até mesmo a saúde dos funcionários.
Assim, a cultura organizacional é expressada diretamente pelos funcionários, pelos produtos e serviços da empresa e até pelas trocas informais no dia a dia. Pode-se dizer que ela está envolvida em todos os processos e interações da empresa, afetando-os e sendo afetada por eles.
Ou seja, na prática, a cultura organizacional é como o negócio em sua totalidade se comporta no dia a dia. Inclusive, a identificação do colaborador com ela é o que faz com que ele “vista a camisa da empresa”.
Ainda, se você quiser se aprofundar nesse tema, uma indicação é o livro “Organizational Culture and Leadership” do psicólogo Edgar Schein, referência no assunto.
O que compõe a cultura organizacional?
Como você viu, entender o que é cultura organizacional não é uma tarefa fácil, já que esse conceito é composto por diversos aspectos. Para facilitar a compreensão, listamos alguns elementos da empresa que fazem parte da cultura organizacional:
- Sua comunicação;
- Seus bens, artefatos, materiais e outras possessões;
- Sua história;
- Suas tradições;
- Seus valores, missão e visão;
- A forma como os colaboradores se relacionam;
- Seus rituais, cerimônias e celebrações.
Todos esses pontos estão presentes no dia a dia das empresas (de forma mais ou menos visível), e se integram para formar o que é a cultura organizacional. Por isso, a atenção para como essas práticas afetam a equipe é essencial.
Exemplos de cultura organizacional
Quando uma organização tem uma cultura organizacional forte e bem estruturada, ela se destaca em cada ação praticada pela equipe. Assim, isso pode ser tanto positivo quanto negativo, por isso a importância da atenção ao bem-estar no trabalho.
Geralmente, empresas com uma cultura organizacional forte também focam na employee experience (experiência do colaborador) e criam times motivados e realmente apaixonados por seus trabalhos e pelo que a empresa faz.
Mais adiante, você verá que os pilares para construir isso são principalmente voltados à qualidade de vida, ao respeito e à satisfação no trabalho.
Alguns exemplos de empresas que são conhecidas pela força de sua cultura organizacional de forma positiva são:
- Google: uma das pioneiras no movimento de transformar o dia a dia no trabalho. Seus funcionários são guiados principalmente pela segurança psicológica e por um senso de inovação e transformação.
- Starbucks: a empresa foi além de entender o que é cultura organizacional e tem uma das comunicações mais marcantes do mundo. Para isso, seus funcionários são orientados a oferecer um atendimento acolhedor, voltado à sustentabilidade e ao equilíbrio com o ambiente;
- Apple: seu sucesso é baseado em criatividade e progresso. Por isso, esses dois pontos também guiam sua cultura organizacional.
- Netflix: a rede de streaming aposta em diretrizes mais descontraídas para seus times. Para a rede, “liberdade e responsabilidade” se equilibram bem e conseguem formar equipes focadas em seu propósito.
Assim, a cultura organizacional está diretamente ligada ao que é desempenhado dentro da empresa e ao que ela valoriza mais. Dessa forma, essas noções são passadas diretamente aos colaboradores, que transmitem aos clientes e ao mercado, e assim por diante.
Portanto, esse trabalho interno é essencial para todo o equilíbrio da organização e seu posicionamento.
e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras
Qual a importância da cultura organizacional
Agora que você já entendeu o que é cultura organizacional, é mais fácil entender sua importância entre as empresas.
Até porque, esse conceito vai guiar como será o relacionamento do colaborador com a organização. Por isso, a sintonia desses depende exatamente de uma boa cultura organizacional, que faça sentido para quem atua nela.
Ainda, de acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, 88% dos funcionários e 94% dos executivos entrevistados afirmam que o sucesso a longo prazo de uma empresa é resultado do impacto de sua cultura organizacional.
Alguns outros pontos que reforçam a importância desse conceito são:
- Aumenta a produtividade;
- Reforça o relacionamento entre equipes;
- Aumenta o engajamento, a motivação e a confiança no trabalho;
- Ajuda a destacar a empresa no mercado;
- Colabora com a retenção de talentos;
- Contribui com a prevenção de doenças ocupacionais;
- Preserva a saúde emocional da equipe.
Esses são só alguns dos motivos que comprovam a relevância de uma boa cultura organizacional. Isso porque, como as empresas são compostas por pessoas, esse conceito, executado da melhor maneira, ajuda a cuidar delas, que são o maior patrimônio de qualquer organização.
Em seu Ted, Fernando Lanzer explica mais sobre as diferenças entre as culturas e como elas podem impulsionar a cultura organizacional de uma empresa. Confira:
O que é cultura organizacional e clima organizacional?
Quando falamos sobre esse tema, pode restar a dúvida entre a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional.
Assim como abordamos, cultura organizacional é um conjunto de todos os elementos que compõem o dia a dia, voz e modo de agir de uma organização. É sua essência e está diretamente ligada à motivação e autoestima no trabalho.
Já o clima organizacional traduz a percepção coletiva que a equipe tem sobre a cultura organizacional. Ou seja, a partir de tudo que é promovido internamente, esse conceito vai avaliar qual é o impacto sentido pelos colaboradores, se é positivo, negativo, efetivo, etc.
Assim, avaliar isso fornece importantes indicadores de RH sobre o time.
Como fazer mapeamento de cultura organizacional
Realizar um mapeamento de cultura organizacional é uma das formas mais efetivas de entender como anda o relacionamento da sua empresa com os funcionários.
Isso porque, ambientes tóxicos de trabalho sofrem com diversos problemas, como equipes desengajadas e até mesmo casos de Síndrome de Burnout.
Assim, o mapeamento de cultura organizacional permite entender quais são os padrões de comportamento que já existem na empresa, se eles fazem sentido com seu cenário e propósitos, ou se precisam ser ajustados.
Essa tarefa deve ser apoiada por um estudo profundo sobre a organização, sua comunicação, história e relacionamentos. Entretanto, alguns passos simples podem te ajudar:
- Faça uma pesquisa interna: esse questionário pode conter tanto perguntas relacionadas à percepção do time sobre o clima, benefícios, comunicação e outros pontos importantes;
- Identifique o estilo de liderança: líderes ruins são um dos principais pontos que podem prejudicar a cultura organizacional e a empresa em geral;
- Avalie indicadores estratégicos: como anda o turnover, produtividade e outras métricas que indicam o dia a dia dos colaboradores da empresa? Saber esses dados também ajuda a mapear a cultura organizacional.
- Identifique se a missão, visão e valores estão alinhados: esses pontos são os principais norteadores da empresa e devem estar claros para todos.
A partir dessas dicas, é mais fácil entender qual a situação atual da sua empresa. Isso é essencial para definir os próximos passos, caso alguma mudança seja necessária.
5 sinais de que a sua cultura organizacional pode não estar bem
Já que falamos do mapeamento de cultura organizacional, pode ter restado a dúvida: mesmo com todos esses dados, quais são os sinais rotineiros de que esse conceito não está forte na empresa?
Para te ajudar a ter um olhar mais assertivo sobre o problema, separamos 5 sinais que podem indicar que a sua cultura organizacional não vai bem.
1 – Alta taxa de turnover
Quando falamos sobre o que é cultura organizacional, reforçamos como o bem-estar no trabalho é necessário para que esse conceito seja forte na empresa.
Por isso, ambientes com uma cultura organizacional inadequada costumam ter altas taxas de rotatividade, justamente por serem mais propícios a adoecerem os funcionários e a aumentarem a insatisfação.
2 – Muitos conflitos
Se o ambiente da sua empresa for tóxico ou competitivo em excesso, pode indicar riscos à uma boa cultura organizacional. Isso porque, são grandes as chances de que o estresse no trabalho seja alto e, assim, os conflitos também.
Com o tempo, essa situação desgasta a equipe e prejudica o trabalho.
3 – Casos de doenças ocupacionais
Um dos maiores indicadores de um local que precisa de ajustes é o surgimento de doenças. Em relação às empresas, isso é ainda mais expressivo, pois pode esbarrar em assuntos relacionados à saúde e segurança no trabalho.
4 – Desmotivação e/ou desengajamento
Apesar de poder estar relacionado a outros motivos, o desengajamento é um dos maiores indicadores de uma cultura organizacional ruim. Isso porque, o propósito e a satisfação no dia a dia são tão importantes quanto o trabalho realizado.
Inclusive, segundo um levantamento da Robert Half, 35% dos profissionais entrevistados afirmam que recusariam uma oferta de emprego com bom salário e benefícios, caso o nível de identificação com a companhia não atinja o percentual adequado.
5 – Relacionamentos ruins
No dia a dia, principalmente de equipes em modelo presencial, relacionamentos ruins entre equipes têm relação direta com a satisfação no trabalho. Especialmente falando em líderes e liderados, isso tem ainda mais importância.
Ainda, é importante ressaltar que, como cada empresa é única, esses fatores podem variar.
Por isso a importância de entender o que é a cultura organizacional e como ela afeta a sua equipe.
3 dicas para construir uma boa cultura organizacional
Apesar de a cultura organizacional organizacional ser um mecanismo vivo na empresa, ela sempre pode ser fortalecida.
Principalmente se você acredita que o seu ambiente de trabalho precisa evoluir em bem-estar, as dicas que separamos podem ajudar.
1 – Reforçe a missão, a visão os valores da empresa
A missão, visão e valores são indicadores internos e externos de grande importância para as organizações. É a partir deles que a equipe sabe como agir, como se relacionar com o cliente e principalmente quais são as prioridades da empresa.
Essas concepções também ajudam a motivar os colaboradores no dia a dia e a fortalecer o verdadeiro do trabalho deles.
Uma maneira de reforçar a missão, visão e valores da empresa é promovendo programas de treinamento, imprimindo informativos sobre eles ou até mesmo disponibilizando-os em locais visíveis da empresa.
2 – Foque na qualidade de vida no trabalho
Uma empresa realmente satisfeita com sua cultura organizacional é sustentada por um pilar essencial: a qualidade de vida no trabalho.
Assim, na busca por uma empresa feliz, é preciso ter o bem-estar do colaborador no centro. Afinal, pessoas realizadas trabalham melhor e são mais produtivas, além de saudáveis.
Por isso, uma ótima ideia é promover um programa de qualidade de vida no trabalho, que é composto por diversas ações frequentes que aumentam o bem-estar e a satisfação na organização.
Ainda, para apoiar a sua cultura organizacional, os benefícios oferecidos pela empresa devem focar na promoção da saúde integral e de uma vida mais equilibrada.
A orienteme é ideal para te ajudar nesta tarefa. Oferecemos bem-estar e qualidade de vida ao focar na saúde completa do colaborador, atuando a partir de psicologia e nutrição individuais e personalizadas.
Ainda, mapeamos os principais indicadores para descobrir a situação da saúde atual da sua empresa e promovemos ações constantes e duradouras para a satisfação, bem-estar e engajamento do time.
Para saber mais, acesse a nossa página para empresas.
Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.
3 – Invista na segurança psicológica como base da sua cultura organizacional
Como falamos anteriormente, grandes referências no mercado, como Google e Microsoft, têm a segurança psicológica como base, justamente por ser um grande impulsionador de equipes felizes, criativas e satisfeitas.
O conceito de segurança psicológica se baseia na criação de um ambiente de trabalho saudável em que os colaboradores sintam-se seguros e livres para errar, sugerir, colaborar e desafiar processos antigos em busca da inovação.
Assim, é fácil imaginar como esse conceito melhora o dia a dia no trabalho, certo?
Portanto, algumas mudanças que ajudam as empresas a concretizar esse conceito são:
- Incentivar e exercitar uma boa comunicação;
- Normalizar os erros e passar a enxergá-los como oportunidades;
- Estimular a colaboração;
- Organizar uma rotina de feedbacks entre todos os níveis hierárquicos e processos da empresa.
E não para aqui. para te ajudar a implementar a segurança psicológica na sua organização, a orienteme preparou um e-Book gratuito e exclusivo sobre o tema. Acesse já!
Conte com a orienteme para promover o bem-estar no trabalho na sua empresa!
Como você viu, é de interesse das empresas aprimorar seus ambientes de trabalho e promover mais equilíbrio entre carreira e saúde. Para isso, como abordamos, as ações devem ser contínuas e realmente fazer a diferença na vida do funcionário.
E é por isso que você deve contar com a orienteme para te ajudar nessa missão. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online.
Ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, o time da orienteme, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializam ainda mais a saúde dos funcionários como um todo.
E mais: a equipe de RH tem acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!
Interessou-se pela nossa plataforma e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar o seu negócio!
Entenda como a orienteme é a solução mais completa para cuidar da saúde da sua empresa.