Entender o que é liderança e qual o papel do líder é o primeiro passo para a evolução de toda uma empresa.
Isso porque, o líder é uma base essencial para o crescimento da equipe e, portanto, para o sucesso do negócio, mas o inverso também é verdade.
De acordo com uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page, 85% dos profissionais que pedem demissão são motivados por uma má liderança e não pela empresa propriamente dita.
Portanto, da mesma forma que podem potencializar times e crescer resultados, os maus líderes podem causar um efeito reverso, colaborando até mesmo com casos de Síndrome de Burnout.
Sendo assim, preparamos um guia completo para que você entenda o que é liderança e o papel do líder. Acompanhe! Falaremos mais sobre:
- O que é liderança
- Qual o papel do líder
- Qual o significado da liderança no trabalho?
- Tipos de liderança
- Qual a importância de uma boa liderança?
- Quais são as características de um bom líder?
- E mais!
Boa leitura!
O que é liderança?
Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, guiar e inspirar um grupo de pessoas com base no alcance de um resultado.
No mercado de trabalho, ainda pode existir a crença de que algumas pessoas nascem aptas a liderar, mas isso não é inteiramente verdade. A liderança é uma habilidade em constante desenvolvimento, principalmente porque se baseia muito no contato interpessoal.
Um bom líder é aquele que entende que seu trabalho é pautado por duas fontes: a estratégia e as boas relações. Dessa forma, ele consegue criar um clima harmonioso e de alta performance entre os diferentes tipos de pessoas e perfis comportamentais.
Por fim, ele se torna uma referência para quem o segue e consegue inspirar o melhor nos demais.
Qual o significado da liderança no trabalho?
Quando nos perguntamos o que é liderança no trabalho, lembramos que o líder, nesse ambiente, tem o objetivo de guiar times ao sucesso, ajudar no alcance de metas e a zelar pelos resultados coletivos.
Portanto, a liderança no trabalho é uma atividade que demanda um olhar individual sobre cada colaborador, mas também uma análise sobre o grupo e suas potencialidades.
Ainda, o líder é um dos principais pontos de contato do colaborador com a cultura da empresa, influenciando sua percepção em relação a questões como a segurança psicológica e o comportamento organizacional.
Por isso a importância do desenvolvimento pessoal do líder, que precisa estar apto a lidar com essas questões.
A seguir, veremos como algumas referências em liderança tratam o assunto.
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O que é liderança para Peter Drucker?
Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a única e verdadeira definição de um líder é “alguém que tem seguidores”. Portanto, essa visibilidade acompanha uma responsabilidade.
Segundo ele, a “responsabilidade do líder é ser um modelo a seguir dos pontos de vista moral e ético”.
Assim, Drucker acreditava que existiam dois tipos de liderança: aquela nata (bastante rara, de acordo com ele) e a que pode ser desenvolvida com capacitação e aprimoramento constante.
O que é liderança para Churchill?
Winston Churchill foi um notório ex-primeiro-ministro do Reino Unido, estadista e ex-soldado que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. Sua visão estratégica foi reconhecida dentro e fora do campo de batalha, o que contribuiu para sua reputação como uma referência no tema de liderança.
Para ele, o papel do líder estava pautado na resiliência. Portanto, quem tem essa habilidade ou pretende desenvolvê-la deveria aprender habilidades tais quais as que fazem parte da liderança situacional, como o gerenciamento de crise, que detalharemos mais adiante.
Qual o papel do líder?
Resumindo, o papel do líder é conduzir a equipe e garantir:
- O cumprimento das tarefas;
- A harmonia;
- A colaboração;
- O alcance de metas;
- A análise e a efetividade da estratégia;
- O desenvolvimento e a alta performance do time.
Apesar de ser desafiador, como diversos exemplos de liderança mostraram ao longo da história, com foco e desenvolvimento, um bom líder pode revolucionar toda uma equipe.
Leia também: Dinâmica de grupo: o que é e 9 exemplos para aplicar na empresa (+ bônus)
Tipos de liderança
Antes de abordar os tipos de liderança, é importante ressaltar a diferença entre um chefe e um líder, e como isso se conecta. Um “chefe” é aquele que dá ordens, mas não necessariamente apoia a equipe em direção ao sucesso.
Já o líder entende que o sucesso da equipe também é o seu sucesso e, por isso, ele adapta e avalia suas estratégias para prover o que é melhor para ela. Essas estratégias, além daquelas ligadas aos objetivos do negócio, são os tipos de liderança.
Isso porque, enquanto desempenhando o papel de líder, podem existir diversas formas de desempenhar o que é liderança que não são consideradas mais corretas e erradas que as outras, mas que se adequam às necessidades da equipe.
Para aprofundar esse assunto, separamos quais os principais tipos de liderança abaixo.
O que é liderança autocrática?
Na liderança autocrática, o líder assume a responsabilidade por todas as decisões da equipe, ditando também o foco das tarefas e até mesmo como devem ser feitas.
Assim, esse tipo pode ser visto como mais rígido e conservador, mais fechado a inovações e opiniões da equipe.
Portanto, esse estilo de liderança é mais comum em empresas com uma cultura organizacional mais tradicional e hierárquica.
O que é liderança democrática?
A liderança democrática pode ser definida como o oposto da liderança autocrática. Isso porque, nesse tipo, o líder se preocupa e considera os feedbacks da equipe, envolvendo-a ativamente nos processos de tomada de decisão.
O que é liderança liberal?
Ao entender o que é liderança, percebemos que o estilo de liderança liberal é o que está mais ligado a uma equipe autônoma. Nele, o líder se comporta quase como uma figura secundária.
Por isso, é comum entre equipes mais maduras, em que a confiança no trabalho seja mútua entre colaboradores e líderes.
O que é liderança situacional?
A liderança situacional é um estilo que acredita que os profissionais são capazes de navegar entre os diferentes tipos de liderança de acordo com as necessidades de seus times, adaptando seus comportamentos e estratégias.
Portanto, a liderança situacional é baseada na adaptabilidade, com foco em impulsionar os resultados com base no momento.
O que é liderança carismática?
O estilo de liderança carismática é o que comumente é tido como um “exemplo de o que é liderança” na visão popular. Isso porque, um líder carismático inspira, transmite confiança, colabora com a autoestima no trabalho e guia o time à ação.
Esse tipo de liderança também pode transmitir uma imagem de maior positividade e amizade entre o time.
Esse é um estilo de liderança que vem crescendo no mercado, já que pesquisas indicam que líderes inspiradores são mais benéficos para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
O que é liderança participativa?
A liderança participativa é um modelo que estimula o envolvimento da equipe na tomada de decisões da empresa e em seus processos de forma ativa.
Portanto, esse modelo costuma ser menos hierárquico e estimular a comunicação e colaboração entre os membros.
Ainda, a liderança participativa facilita o caminho para a implementação de uma gestão colaborativa na empresa.
O que é liderança paternalista?
Como o próprio nome sugere, a liderança paternalista desempenha um papel paternal em relação à equipe.
Isso significa que a relação entre o líder e os liderados costuma ser bastante próxima, fazendo com que ele se preocupe em proporcionar um bom ambiente de trabalho e condições para o time para que, assim, ele tenha maiores resultados.
Qual a importância de uma boa liderança?
Da mesma forma que maus líderes podem destruir bons profissionais, aqueles que utilizam a liderança para impulsionar os demais são capazes de ajudar toda a organização a crescer.
Alguns outros fatores que reforçam a importância de uma boa liderança nas empresas são:
- Maior engajamento entre o time;
- Menos taxas de absenteísmo e até afastamento do trabalho por doenças ocupacionais;
- Ajuda a reter talentos na empresa;
- Melhora e colabora com a cultura organizacional;
- Reforça bons relacionamentos entre a equipe;
- Colaboram com uma boa comunicação na empresa.
Ainda, é importante ressaltar que todos esses pontos acompanham o exercício de uma boa liderança baseada em características essenciais para líderes, como desenvolveremos a seguir.
Para se aprofundar mais no assunto, confira o Ted de Felipe Barreiro, que defende a importância de saber liderar de forma diagonal, o que reflete em líderes autênticos e protagonistas.
Quais são as características de um bom líder?
Apesar de o desenvolvimento das habilidades de liderança ser algo individual, ainda existem certos parâmetros que guiam o que é liderança e como desempenhar bem o papel de líder. Eles são:
1 – Inteligência emocional
A inteligência emocional no trabalho (e fora dele) é essencial para profissionais de sucesso, mas ainda mais para líderes.
Essa habilidade se traduz pela capacidade de entender e lidar com as emoções no dia a dia. Tanto para lidar com as circunstâncias do mercado e da função, quanto para lidar com os colaboradores, ter esse ponto desenvolvido é essencial.
Isso porque, um líder sem inteligência emocional pode acabar comprometendo sua própria saúde emocional e a dos seus liderados.
2 – Comunicação assertiva
Uma boa comunicação no trabalho é essencial para que o líder saiba conduzir a equipe e diminuir a chance de conflitos. Ela deve estar presente em todos os aspectos de sua função, desde como conduz reuniões, se porta frente ao time, etc, sabendo adequá-la a cada momento.
3 – Capacidade de dar bons feedbacks
Como a definição de o que é liderança está muito pautada na função de guiar o time, os feedbacks são uma ferramenta essencial para a evolução, engajamento e motivação do mesmo.
Porém, sejam eles feedbacks negativos, positivos, construtivos ou qualquer outro tipo, eles devem ser baseados em técnicas e ainda se apoiar nas outras habilidades que mencionamos.
4 – Tomada de decisões
A tomada de decisões no ambiente corporativo costuma estar bastante baseada em duas bases:
- Estratégia
- Confiança
Portanto, essa é uma habilidade essencial para o sucesso de toda uma equipe, já que na maioria dos modelos de liderança as decisões estão centralizadas ou ainda contam com a figura central do líder.
Porém, para que sejam assertivas, ele deve estar com a saúde mental equilibrada, além de conseguir enxergar a situação de forma abrangente e detalhista.
5 – Autoconhecimento
O autoconhecimento, muito desenvolvido por meio da psicoterapia e hábitos saudáveis, é a base do crescimento de qualquer profissional.
Isso porque, através dele, é possível identificar seus pontos fortes e fracos, trabalhando para evoluir onde é mais estratégico.
Assim, essa consciência colabora com uma melhoria em toda a qualidade de vida desse líder dentro e fora do trabalho, o que também contribui para maiores resultados.
6 – Empatia
Para lidar com diferentes situações e pessoas, a empatia é essencial para manter boas relações no trabalho e ainda preservar a saúde de todo o time.
Ainda, um líder empático cria toda uma rede de confiança entre a equipe, que sente-se segura em ser vulnerável, colaborando com uma boa comunicação.
Por fim, esse sistema cria colaboradores mais unidos, mesmo em situações desafiadoras, pois sabem que serão compreendidos e podem contar uns com os outros.
Leia também: O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho
7 – Organização
A organização é essencial para que os profissionais tenham rotinas produtivas, mas ainda mais primordial para o líder, que costuma ter diversos afazeres e também está inserido no dia a dia de seus liderados.
Um líder desorganizado também pode ter problemas de priorização, além de outros pontos que podem interferir no alcance de bons resultados.
Além disso, esse é um dos principais hábitos que pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos de produtividade tóxica, muito prejudiciais.
Portanto, a organização também é uma habilidade que depende de um desenvolvimento constante.
8 – Resolução de conflitos eficiente
A participação assertiva do líder na resolução de conflitos é essencial para o equilíbrio dentro da empresa e para a preservação do bem-estar no trabalho.
Porém, para desempenhar esse papel, ele precisa estar ciente de que deve fazê-lo de forma justa, diminuindo o estresse no trabalho e entendendo sua responsabilidade em ensinar e mostrar maneiras eficientes de lidar com essas questões no dia a dia.
Portanto, apesar de não ser fácil, o papel do líder pode ser desenvolvido no dia a dia com ferramentas que pensam não apenas no aprimoramento e no equilíbrio dele, mas de todo o time.
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