Qualidade de vida no trabalho

O que é liderança: entenda o papel do líder e como desenvolver essa habilidade!

Daniela Haidar Chohfi -

Entender o que é liderança e qual o papel do líder é o primeiro passo para a evolução de toda uma empresa.

Isso porque, o líder é uma base essencial para o crescimento da equipe e, portanto, para o sucesso do negócio, mas o inverso também é verdade.

De acordo com uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page, 85% dos profissionais que pedem demissão são motivados por uma má liderança e não pela empresa propriamente dita

Portanto, da mesma forma que podem potencializar times e crescer resultados, os maus líderes podem causar um efeito reverso, colaborando até mesmo com casos de Síndrome de Burnout.

Sendo assim, preparamos um guia completo para que você entenda o que é liderança e o papel do líder. Acompanhe! Falaremos mais sobre:

  • O que é liderança
  • Qual o papel do líder
  • Qual o significado da liderança no trabalho?
  • Tipos de liderança
  • Qual a importância de uma boa liderança?
  • Quais são as características de um bom líder?
  • E mais!

Boa leitura!

O que é liderança?

Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, guiar e inspirar um grupo de pessoas com base no alcance de um resultado

No mercado de trabalho, ainda pode existir a crença de que algumas pessoas nascem aptas a liderar, mas isso não é inteiramente verdade. A liderança é uma habilidade em constante desenvolvimento, principalmente porque se baseia muito no contato interpessoal.

Um bom líder é aquele que entende que seu trabalho é pautado por duas fontes: a estratégia e as boas relações. Dessa forma, ele consegue criar um clima harmonioso e de alta performance entre os diferentes tipos de pessoas e perfis comportamentais.

Por fim, ele se torna uma referência para quem o segue e consegue inspirar o melhor nos demais.

Qual o significado da liderança no trabalho?

Quando nos perguntamos o que é liderança no trabalho, lembramos que o líder, nesse ambiente, tem o objetivo de guiar times ao sucesso, ajudar no alcance de metas e a zelar pelos resultados coletivos.

Portanto, a liderança no trabalho é uma atividade que demanda um olhar individual sobre cada colaborador, mas também uma análise sobre o grupo e suas potencialidades. 

Ainda, o líder é um dos principais pontos de contato do colaborador com a cultura da empresa, influenciando sua percepção em relação a questões como a  segurança psicológica e o comportamento organizacional.

Por isso a importância do desenvolvimento pessoal do líder, que precisa estar apto a lidar com essas questões.

A seguir, veremos como algumas referências em liderança tratam o assunto.

O que é liderança para Peter Drucker?

Para Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, a única e verdadeira definição de um líder é “alguém que tem seguidores”. Portanto, essa visibilidade acompanha uma responsabilidade. 

Segundo ele, a “responsabilidade do líder é ser um modelo a seguir dos pontos de vista moral e ético”.

Assim, Drucker acreditava que existiam dois tipos de liderança: aquela nata (bastante rara, de acordo com ele) e a que pode ser  desenvolvida com capacitação e aprimoramento constante.

O  que é liderança para Churchill?

Winston Churchill foi um notório ex-primeiro-ministro do Reino Unido, estadista e ex-soldado que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. Sua visão estratégica foi reconhecida dentro e fora do campo de batalha, o que contribuiu para sua reputação como uma referência no tema de liderança.

Para ele, o papel do líder estava pautado na resiliência. Portanto, quem tem essa habilidade ou pretende desenvolvê-la deveria aprender habilidades tais quais as que fazem parte da liderança situacional, como o gerenciamento de crise, que detalharemos mais adiante.

Descubra como evitar as consequências jurídicas do Burnout

Qual o papel do líder?

Resumindo, o papel do líder é conduzir a equipe e garantir:

  • O cumprimento das tarefas;
  • A harmonia;
  • A colaboração;
  • O alcance de metas;
  • A análise e a efetividade da estratégia;
  • O desenvolvimento e a alta performance do time.

Apesar de ser desafiador, como diversos exemplos de liderança mostraram ao longo da história, com foco e desenvolvimento, um bom líder pode revolucionar toda uma equipe.

Leia também: Dinâmica de grupo: o que é e 9 exemplos para aplicar na empresa (+ bônus)

Tipos de liderança

Antes de abordar os tipos de liderança, é importante ressaltar a diferença entre um chefe e um líder, e como isso se conecta. Um “chefe” é aquele que dá ordens, mas não necessariamente apoia a equipe em direção ao sucesso. 

o líder entende que o sucesso da equipe também é o seu sucesso e, por isso, ele adapta e avalia suas estratégias para prover o que é melhor para ela. Essas estratégias, além daquelas ligadas aos objetivos do negócio, são os tipos de liderança.

Isso porque, enquanto desempenhando o papel de líder, podem existir diversas formas de desempenhar o que é liderança que não são consideradas mais corretas e erradas que as outras, mas que se adequam às necessidades da equipe.

Para aprofundar esse assunto, separamos quais os principais tipos de liderança abaixo.

O que é liderança autocrática?

Na liderança autocrática, o líder assume a responsabilidade por todas as decisões da equipe, ditando também o foco das tarefas e até mesmo como devem ser feitas. 

Assim, esse tipo pode ser visto como mais rígido e conservador, mais fechado a inovações e opiniões da equipe.

Portanto, esse estilo de liderança é mais comum em empresas com uma cultura organizacional mais tradicional e hierárquica.

O que é liderança democrática?

A liderança democrática pode ser definida como o oposto da liderança autocrática. Isso porque, nesse tipo, o líder se preocupa e considera os feedbacks da equipe, envolvendo-a ativamente nos processos de tomada de decisão.

O que é liderança liberal?

Ao entender o que é liderança, percebemos que o estilo de liderança liberal é o que está mais ligado a uma equipe autônoma. Nele, o líder se comporta quase como uma figura secundária.

Por isso, é comum entre equipes mais maduras, em que a confiança no trabalho seja mútua entre colaboradores e líderes.

O que é liderança situacional?

A liderança situacional é um estilo que acredita que os profissionais são capazes de navegar entre os diferentes tipos de liderança de acordo com as necessidades de seus times, adaptando seus comportamentos e estratégias. 

Portanto, a liderança situacional é baseada na adaptabilidade, com foco em impulsionar os resultados com base no momento.

O que é liderança carismática?

O estilo de liderança carismática é o que comumente é tido como um “exemplo de o que é liderança” na visão popular. Isso porque, um líder carismático inspira, transmite confiança, colabora com a autoestima no trabalho e guia o time à ação.

Esse tipo de liderança também pode transmitir uma imagem de maior positividade e amizade entre o time. 

Esse é um estilo de liderança que vem crescendo no mercado, já que pesquisas indicam que líderes inspiradores são mais benéficos para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O que é liderança participativa?

A liderança participativa é um modelo que estimula o envolvimento da equipe na tomada de decisões da empresa e em seus processos de forma ativa. 

Portanto, esse modelo costuma ser menos hierárquico e estimular a comunicação e colaboração entre os membros.

Ainda, a liderança participativa facilita o caminho para a implementação de uma gestão colaborativa na empresa.

O que é liderança paternalista?

Como o próprio nome sugere, a liderança paternalista desempenha um papel paternal em relação à equipe. 

Isso significa que a relação entre o líder e os liderados costuma ser bastante próxima, fazendo com que ele se preocupe em proporcionar um bom ambiente de trabalho e condições para o time para que, assim, ele tenha maiores resultados.

Qual a importância de uma boa liderança?

Da mesma forma que maus líderes podem destruir bons profissionais, aqueles que utilizam a liderança para impulsionar os demais são capazes de ajudar toda a organização a crescer.

Alguns outros fatores que reforçam a importância de uma boa liderança nas empresas são:

Ainda, é importante ressaltar que todos esses pontos acompanham o exercício de uma boa liderança baseada em características essenciais para líderes, como desenvolveremos a seguir.

Para se aprofundar mais no assunto, confira o Ted de Felipe Barreiro, que defende a importância de saber liderar de forma diagonal, o que reflete em líderes autênticos e protagonistas.

Quais são as características de um bom líder?

Apesar de o desenvolvimento das habilidades de liderança ser algo individual, ainda existem certos parâmetros que guiam o que é liderança e como desempenhar bem o papel de líder. Eles são:

1 – Inteligência emocional

A inteligência emocional no trabalho (e fora dele) é essencial para profissionais de sucesso, mas ainda mais para líderes.

Essa habilidade se traduz pela capacidade de entender e lidar com as emoções no dia a dia. Tanto para lidar com as circunstâncias do mercado e da função, quanto para lidar com os colaboradores, ter esse ponto desenvolvido é essencial.

Isso porque, um líder sem inteligência emocional pode acabar comprometendo sua própria saúde emocional e a dos seus liderados

2 – Comunicação assertiva

Uma boa comunicação no trabalho é essencial para que o líder saiba conduzir a equipe e diminuir a chance de conflitos. Ela deve estar presente em todos os aspectos de sua função, desde como conduz reuniões, se porta frente ao time, etc, sabendo adequá-la a cada momento.

3 – Capacidade de dar bons feedbacks

Como a definição de o que é liderança está muito pautada na função de guiar o time, os feedbacks são uma ferramenta essencial para a evolução, engajamento e motivação do mesmo.

Porém, sejam eles feedbacks negativos, positivos, construtivos ou qualquer outro tipo, eles devem ser baseados em técnicas e ainda se apoiar nas outras habilidades que mencionamos.

4 – Tomada de decisões 

A tomada de decisões no ambiente corporativo costuma estar bastante baseada em duas bases:

  • Estratégia
  • Confiança

Portanto, essa é uma habilidade essencial para o sucesso de toda uma equipe, já que na maioria dos modelos de liderança as decisões estão centralizadas ou ainda contam com a figura central do líder.

Porém, para que sejam assertivas, ele deve estar com a saúde mental equilibrada, além de conseguir enxergar a situação de forma abrangente e detalhista.

5 – Autoconhecimento

O autoconhecimento, muito desenvolvido por meio da psicoterapia e hábitos saudáveis, é a base do crescimento de qualquer profissional

Isso porque, através dele, é possível identificar seus pontos fortes e fracos, trabalhando para evoluir onde é mais estratégico.

Assim, essa consciência colabora com uma melhoria em toda a qualidade de vida desse líder dentro e fora do trabalho, o que também contribui para maiores resultados.

6 – Empatia

Para lidar com diferentes situações e pessoas, a empatia é essencial para manter boas relações no trabalho e ainda preservar a saúde de todo o time.

Ainda, um líder empático cria toda uma rede de confiança entre a equipe, que sente-se segura em ser vulnerável, colaborando com uma boa comunicação. 

Por fim, esse sistema cria colaboradores mais unidos, mesmo em situações desafiadoras, pois sabem que serão compreendidos e podem contar uns com os outros.

Leia também: O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho

7 – Organização

A organização é essencial para que os profissionais tenham rotinas produtivas, mas ainda mais primordial para o líder, que costuma ter diversos afazeres e também está inserido no dia a dia de seus liderados.

Um líder desorganizado também pode ter problemas de priorização, além de outros pontos que podem interferir no alcance de bons resultados.

Além disso, esse é um dos principais hábitos que pode contribuir para o desenvolvimento de hábitos de produtividade tóxica, muito prejudiciais.

Portanto, a organização também é uma habilidade que depende de um desenvolvimento constante.

8 – Resolução de conflitos eficiente

A participação assertiva do líder na resolução de conflitos é essencial para o equilíbrio dentro da empresa e para a preservação do bem-estar no trabalho.

Porém, para desempenhar esse papel, ele precisa estar ciente de que deve fazê-lo de forma justa, diminuindo o estresse no trabalho e entendendo sua responsabilidade em ensinar e mostrar maneiras eficientes de lidar com essas questões no dia a dia.

Portanto, apesar de não ser fácil, o papel do líder pode ser desenvolvido no dia a dia com ferramentas que pensam não apenas no aprimoramento e no equilíbrio dele, mas de todo o time. 

Essa é uma das funções que a orienteme desempenha ao prezar pela saúde holística da sua organização, até porque desafios individuais demandam soluções eficientes e únicas. Conheça a nossa página para empresas para entender mais.

Conte com a orienteme para desenvolver líderes e equipes de forma completa!

O desenvolvimento e o crescimento de equipes é composto de diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido. 

Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência. Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​