Orienteme Saúde Ocupacional e Bem Estar corporativo

Qualidade de vida no trabalho

Quais os melhores benefícios para empresas? Guia completo sobre como escolher

Daniela Haidar Chohfi -

Na rotina de planejamento estratégico dos profissionais de psicologia organizacional, é comum surgir a dúvida: quais os melhores benefícios para empresas?

Isso porque, uma política de benefícios bem alinhada contribui diretamente com a retenção e atração de talentos, engajamento, produtividade e, inclusive, com os resultados.

Além de colaborarem com a satisfação da equipe, os melhores benefícios para empresas, alinhados com seus objetivos, são capazes de proteger a organização contra doenças ocupacionais, como a Síndrome de Burnout, e até mesmo reduzir a sinistralidade.

Neste artigo completo, vamos falar mais sobre quais os principais tipos de benefícios corporativos e como você pode escolher o melhor para a sua organização!

Quais os tipos de benefícios para empresas?

Existem diversos tipos de benefícios para empresas e a escolha de qual é mais adequado para a sua equipe depende bastante das possibilidades, tamanho, necessidades e objetivos da sua organização.

Aqui, trouxemos alguns dos tipos de benefícios para empresas mais comuns:

Vale-alimentação

O vale-alimentação é um dos principais benefícios oferecidos pelas organizações, sendo muito popular e valorizado entre os trabalhadores. Em geral, ele é oferecido em forma de cartão e permite que os colaboradores o utilizem para fazer suas compras em relação à alimentação

Aliado a programas voltados a hábitos saudáveis e consciência nutricional na empresa, pode ser uma boa opção para potencializar a alimentação saudável da equipe.

Vale-refeição

Algumas empresas oferecem refeições em suas próprias sedes, porém, para aquelas que não aderem esse modelo, o vale-refeição pode ser uma boa opção. 

Ele costuma ser aceito em estabelecimentos como restaurantes, cafés e outros, e pode ajudar o colaborador a encontrar opções rápidas e nutritivas para as principais refeições.

Atualmente, ainda existem alternativas que combinam as opções de vale-alimentação e refeição, entre outros benefícios, em uma só.

Vale-cultura

O vale-cultura é uma opção relativamente nova no mercado e visa contribuir com o desenvolvimento e lazer da equipe.

Com ele, o colaborador pode ter acesso a ingressos de cinema, parques, teatros e outras vantagens, como livros.

Plano de saúde e odontológico

Os planos de saúde e odontológico são algumas das opções mais procuradas pelos colaboradores, por garantir atendimento em caso de necessidade e também por, dependendo da modalidade, abrangerem dependentes e cônjuges.

É importante ressaltar que esse tipo de benefício é fiscalizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Por isso, se não administrados bem junto a outras ações preventivas, pode causar grandes gastos à empresa.

Auxílio transporte

Apesar de ser visto como um benefício, toda empresa que contrata profissionais sob o regime da CLT é obrigada a oferecer o auxílio transporte, de acordo com a Lei Federal N° 7619.

Assim, o custo do VT pode ser dividido entre a empresa e o funcionário, como é na maioria dos casos, e seu valor pode ser 6% do salário do colaborador.

Plataformas de bem-estar

As plataformas de bem-estar e qualidade de vida são ótimas opções para cuidar da saúde da equipe de forma ativa e preventiva.

Esse tipo de benefício, além de ajudar a engajar a equipe em mudanças de vida saudáveis e duradouras, impulsiona a retenção e atração de talentos e colabora com o clima organizacional em geral.

Se feito de forma estratégica, esse tipo de iniciativa também ajuda o RH a monitorar a saúde dos colaboradores e prevenir doenças ocupacionais, como a Síndrome de Burnout, diminuir acidentes e afastamentos do trabalho, e mais.

Acesso a cursos e desenvolvimento

O desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações também é um grande diferencial que pode ser levado em conta na hora de escolher os melhores benefícios de empresas.

Isso porque, além de impulsionarem o time, colaborando para a satisfação pessoal, também podem estar associados a planos de carreira, por exemplo, o que ajuda toda o negócio a crescer e se fortalecer.

Auxílio-creche

O auxílio-creche é uma maneira de trazer mais segurança para aqueles colaboradores com filhos ou dependentes pequenos.

Esse tipo de benefício também reforça um foco mais humano na empresa, o que colabora com o engajamento, confiança e até mesmo com a segurança psicológica no dia a dia.

Leia também: 6 dicas para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo

Quais os melhores benefícios para empresas?

Para decidir quais os melhores benefícios para empresas, vale analisar qual a percepção do mercado sobre isso.

O nicho de saúde e bem-estar foi o que mais ganhou destaque entre as organizações no último ano, de acordo com a Pesquisa de Benefícios da AON de 2020-21. 

Segundo o estudo, aproximadamente 60% das empresas investem em programas de gestão de saúde e qualidade de vida. Isso reforça os resultados e vantagens que esse tipo de benefício significa.

Ainda de acordo com a pesquisa que citamos anteriormente, para 48,6% das empresas, o plano de saúde representa entre 5% e 12% da folha de pagamento

As plataformas de bem-estar, por trabalharem ativamente tanto na prevenção quanto no tratamento de diversos problemas de saúde, também ajudam a reduzir os custos dos planos de saúde.

Por isso, é ideal ter em conta esses fatores e as necessidades dos colaboradores.

Quais os melhores benefícios para empresas grandes?

Os melhores benefícios para empresas grandes devem ser analisados de forma estratégica, já que existem diversos fatores a serem considerados na rotina de grandes equipes.

Por isso, ter em mente alguns pontos pode ajudar nesse processo:

  • Quais são os pontos de melhoria da equipe hoje? Como podemos mudar isso?
  • Quais as prioridades da nossa empresa?
  • Como anda a saúde geral dos colaboradores?
  • Quais as necessidades atuais da nossa equipe?
  • Como esses benefícios contribuem para o engajamento?

Lembrando sempre que nem sempre é necessário ter uma grande cartela de benefícios. O importante é que os melhores para empresas sejam escolhidos conforme o que faz sentido e realmente traz mudança para o seu time.

Leia também: Saúde ocupacional: o que é e como promovê-la + exemplos

Como escolher os melhores benefícios de empresas?

A escolha é particular de cada organização, mas vale ressaltar que deve ser assertiva. É ideal que a cartela de benefícios esteja de acordo com os objetivos e necessidades da equipe e da empresa.

Para entender melhor como escolher os melhores benefícios para empresas, é possível avaliar essa questão com as lideranças, em relação às necessidades que percebem entre seus times.

Também é possível fazer pesquisas internas, até mesmo pesquisas de clima, para entender o que é mais atrativo.

Porém, principalmente, é preciso observar os sinais que os indicadores de RH evidenciam na empresa. Por exemplo:

  • Se a organização tem muitos problemas com afastamentos do trabalho, qual seria o benefício ou ação ideal para ajudar a resolver isso?
  • Se existem muitas doenças ocupacionais, talvez seja a hora de implantar um programa de qualidade de vida no trabalho;
  • No caso da sinistralidade estar alta, qual benefício seria o mais útil?
  • Ainda, se o time tem problemas financeiros, que tal oferecer cursos e materiais sobre o tema?

Quando falamos sobre benefícios, principalmente benefícios de empresas grandes, existe um mundo de possibilidades. Portanto, para se diferenciar no mercado, uma ideia é abarcar a maior variedade de benefícios possíveis. 

Você também pode contar com uma solução de bem-estar completa, como a orienteme. Acesse a nossa página para empresas para saber mais.

orienteme: o melhor benefício de bem-estar completo para a sua empresa

Existem diversos diversos fatores que definem o equilíbrio de uma equipe, mas a saúde emocional, nutricional e física. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo feito dos indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da sua empresa. 

A orienteme atua com:

  • Mapeamento da situação da saúde emocional, nutricional e físico da empresa;
  • Atendimento especializado em psicologia e nutrição, com uma ferramenta que conecta o profissional ideal às necessidades de cada colaborador;
  • Promoção de ações, treinamentos e lives constante com temas relevantes para a empresa;
  • Ações de prevenção e atendimento de emergência em situações de risco;
  • Acesso ao Portal Corporativo, uma plataforma que permite a gestores e profissionais de RH avaliarem o progresso da saúde da equipe;
  • Biblioteca de conteúdos com dicas complementares de especialistas sobre assuntos voltados à saúde integral;
  • Resultados como aumento da produtividade, redução da sinistralidade, diminuição no absenteísmo e muito mais!

Interessou-se pela nossa plataforma, e quer ver como funciona? Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma demonstração de como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Mais sobre Saúde Ocupacional

Saiba como calcular o turnover da empresa

O que é feedback e qual a sua importância

O que é um plano de carreira, sua importância e como criar um para funcionários

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​