Qualidade de vida no trabalho

Dia Mundial da Saúde Mental: 6 ações para promover na sua empresa e reforçar a data

Daniela Haidar Chohfi -

No dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data importante para conscientizar e promover a importância do bem-estar psicológico

A saúde mental é um tema que afeta a todos, inclusive os funcionários no ambiente de trabalho. Portanto, lidar com questões relacionadas à saúde mental dos funcionários é fundamental para promover um ambiente saudável e produtivo nas empresas. 

Neste post, discutiremos como abordar o assunto da saúde mental na empresa, oferecendo dicas e estratégias para garantir o apoio e cuidado adequado aos colaboradores e reforçar esta data tão importante.

Boa leitura!

Como surgiu o Dia Mundial da Saúde Mental?

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente em 10 de outubro. Esta data foi estabelecida pela Federação Mundial para a Saúde Mental e pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar e promover a importância da saúde mental em todo o mundo. 

O surgimento deste dia remonta ao ano de 1992. Na época, a Federação Mundial para a Saúde Mental decidiu criar uma data específica para chamar a atenção para os problemas relacionados à saúde emocional

Desde então, o Dia Mundial da Saúde Mental se tornou uma oportunidade única para disseminar informações sobre doenças mentais, combater o estigma e encorajar as pessoas a buscar ajuda e suporte. 

A cada ano, são realizadas diversas atividades e campanhas ao redor do mundo. Todas elas visam promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental, e incorporar esta reflexão nas empresas é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Qual o objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental?

A data busca chamar a atenção para os desafios enfrentados por milhões de pessoas ao redor do mundo que lidam com transtornos mentais, além de combater o estigma e os preconceitos associados a essas condições.

Também é, ainda, uma oportunidade para estimular a reflexão e discussão sobre políticas públicas de saúde mental, bem como reforçar a necessidade de investimentos em serviços de qualidade na área. 

Ao promover debates e disseminar informações sobre o assunto, busca-se incentivar: 

  • A busca por ajuda profissional;
  • O autocuidado;
  • O apoio mútuo entre as pessoas;
  • A conscientização;
  • A promoção de mudanças significativas em relação à saúde mental;
  • Um ambiente de trabalho mais saudável.

Qual o conceito de saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtiva e contribuir com a sua comunidade.

Uma boa saúde mental não envolve necessariamente a ausência de transtornos mentais, mas sim um estado positivo de funcionamento e equilíbrio mental. 

Esse estado de equi que envolve a capacidade de regular as emoções, lidar eficazmente com o estresse no trabalho e na vida pessoal, manter relacionamentos saudáveis e ter um senso de propósito e significado tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Qual a importância de cuidar da saúde mental no trabalho?

Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para o bem-estar e o desempenho dos profissionais. A pressão constante, as demandas excessivas e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional podem levar ao estresse, à ansiedade e até mesmo ao esgotamento físico e mental.

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2022 revelaram que 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, desde depressão até distúrbios emocionais.

E os efeitos causados pela má qualidade da saúde mental refletem diretamente no trabalho. Uma pesquisa da Capita revelou que:

  • 45% consideraram deixar um emprego devido ao estresse que ele gera; 
  • 53% tiveram colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse; 
  • 49% não acham que seu líder imediato saberia o que fazer se eles conversassem com ele sobre um problema de saúde mental.

O defensor do bem-estar Rob Cooke aborda o tema “O custo do “stress” no trabalho — e como reduzi-lo” em um Ted Talk que vale a pena conferir para compreender o impacto do estresse no ambiente de trabalho. Legendas podem ser ativadas, caso necessário.

Confira:

Ou seja, investir na saúde mental dos funcionários pode ajudar a prevenir problemas futuros, como: 

  • Desligamentos;
  • Absenteísmos;
  • Afastamentos doenças emocionais;
  • Falta de produtividade e engajamento;
  • Rotatividade.

Além disso, ao priorizar a saúde mental, as empresas demonstram preocupação com o bem-estar dos seus funcionários, fortalecendo o vínculo de confiança entre empregador e empregado. Além disso, proporcionar um ambiente de trabalho saudável incentiva a motivação, a criatividade e a capacidade de concentração dos profissionais.

Ou seja: cuidar da saúde mental no trabalho é essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores e o sucesso das organizações. Ao promover um ambiente saudável e acolhedor, as empresas estão investindo em um capital humano mais feliz, produtivo e realizado.

Veja como sua empresa pode diminuir os riscos de acidentes de trabalho com nossa solução

Cuidar disso é dificil, deixe com a orienteme e vamos fazer o melhor para você.

Não espere seu time pifar para começar a se preocupar com o bem-estar dele

Fale com a gente

A solução completa para solucionar sua dor

A orienteme veio para ajudar na jornada de oferecer uma vida melhor aos seus colaboradores

Norem ipsum dolor sit
amet consectetur

Norem ipsum dolor sit
amet consectetur

Sorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc vulputate libero et velit interdum, ac aliquet odio mattis. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra.

A solução completa para solucionar sua dor

A orienteme veio para ajudar na jornada de oferecer uma vida melhor aos seus colaboradores

Norem ipsum dolor sit
amet consectetur

Sorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc vulputate libero et velit interdum, ac aliquet odio mattis. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra.

Quais os principais indicadores que ajudam a medir a saúde mental no trabalho

A saúde mental no ambiente de trabalho é um aspecto fundamental para o bem-estar e o desempenho dos colaboradores. Medir e acompanhar esses indicadores é essencial para identificar possíveis problemas e adotar medidas preventivas.

Confira alguns dos principais indicadores capazes de ajudar a metrificar a saúde mental dos funcionários da empresa:

Índice de absenteísmo

Este indicador mede a frequência e duração das ausências dos funcionários, incluindo afastamentos, atrasos e faltas pontuais. Altos índices podem indicar problemas de saúde ou insatisfação com o trabalho. 

Para calcular o absenteísmo de um funcionário basta dividir o número de ausências pelo total de dias de trabalho e multiplicar por cem. Confira:

Índice de absenteísmo = (nº de ausências ÷ nº total de dias de trabalho) × 100

Taxa de rotatividade

O indicador de rotatividade de funcionários, ou turnover, em inglês, mede a taxa de saída e entrada de funcionários na empresa. Uma alta taxa pode indicar problemas no clima organizacional, enquanto uma baixa taxa pode indicar eficácia das práticas de retenção de talentos.

Dessa forma, para mensurar a taxa de rotatividade na empresa você precisará dividir a quantidade de colaboradores desligados pelo número de funcionários de um determinado período e multiplicar por cem. Confira a fórmula:

Taxa de rotatividade % = (nº de colaboradores desligados ÷ nº de total de colaboradores) × 100

Taxa de satisfação com o clima organizacional

Este indicador é importante para entender se os aspectos responsáveis pela satisfação dos funcionários no trabalho, como cultura, postura das lideranças, plano de carreira, entre outros, estão sendo bem trabalhados. Ou seja: é preciso analisar o clima organizacional.

Portanto, o cálculo do indicador de satisfação com o clima organizacional pode ser feito com o Net Promoter Score (NPS), comumente utilizado para mensurar a satisfação dos consumidores, mas também aplicável com colaboradores.

Basta questionar os funcionários o quanto eles se sentem satisfeitos com a empresa e seu trabalho de 0 a 10, sendo 0 “não gosto” e 10 “gosto muito”.

Depois, é preciso organizar as respostas em grupos:

  • Promotores (9 e 10): sentem-se satisfeitos com o clima organizacional;
  • Neutros (7 e 8): não estão satisfeitos, mas não desaprovam o clima organizacional;
  • Detratores (0 a 6): não gostam do clima organizacional.

6 ações para promover o Dia Mundial da Saúde Mental nas empresas

No Dia Mundial da Saúde Mental, é importante destacar a importância dessa questão e incentivar ações que promovam o cuidado mental no local de trabalho.

Confira 6 ações que você pode colocar em prática na empresa para abordar a data:

1 – Sessões de conscientização e educação

Realize palestras, workshops ou seminários sobre saúde mental, trazendo profissionais da área para falar sobre o tema. Assim, aborde tópicos como gerenciamento de estresse, prevenção do esgotamento e importância do autocuidado.

2 – Programas de bem-estar mental

Implemente programas de bem-estar mental que incluam atividades como ioga, meditação, mindfulness e exercícios de relaxamento. Essas práticas ajudam os colaboradores a lidar com o estresse e a ansiedade.

Também é possível oferecer plataformas completas de bem-estar, como a orienteme.

3 – Campanhas de sensibilização

Promova campanhas de sensibilização por meio de cartazes, e-mails, intranet e redes sociais, compartilhando informações sobre saúde mental, recursos disponíveis e histórias inspiradoras.

4 – Treinamento de gerentes e líderes

Ofereça treinamento específico sobre saúde mental para gerentes e líderes, para que eles possam identificar sinais precoces de problemas de saúde mental e oferecer apoio adequado aos colaboradores.

5 – Parcerias com especialistas

Estabeleça parcerias com profissionais de saúde mental, como psicólogos ou terapeutas, para oferecer sessões de aconselhamento gratuitas ou com desconto aos colaboradores.

6 – Dia de descanso mental

Permita que os colaboradores tenham um “dia de descanso mental”, no qual eles possam dedicar um tempo para cuidar de sua saúde emocional, sem compromissos de trabalho.

Cuide da saúde mental dos seus colaboradores com a orienteme!

O bom desempenho no trabalho é composto por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes e em equilíbrio com cada uma dessas esferas. 

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. 

Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas, como treinamentos, palestras, lives e outras.Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh

Mais sobre Saúde Ocupacional

Importância de treinamentos sobre gerenciamento de estresse para equipes

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​