A inteligência emocional é um assunto em alta, principalmente por sua relação com o trabalho.
Afinal, ela está diretamente ligada a como os profissionais lidam com as diferentes situações do dia a dia. Atualmente, desenvolver essa habilidade também representa um diferencial no mercado. Mas por que ela é tão importante e como adquiri-la?
Neste artigo, iremos explicar mais sobre a inteligência emocional no trabalho, como os profissionais de RH podem promovê-la na empresa e mais. Você entenderá:
- O que é inteligência emocional
- Qual a importância da inteligência emocional no trabalho
- Os cinco pilares da inteligência emocional
- Como desenvolvê-la no trabalho
- A relação da saúde mental e da inteligência emocional
- Como continuar aprimorando a saúde emocional no trabalho
Boa leitura!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de entender e lidar com as emoções no dia a dia. Quanto maior a facilidade de uma pessoa em gerenciar seus sentimentos (principalmente os mais intensos e repentinos), maior a capacidade de inteligência emocional dela. Dessa forma, ela não se deixa tomar pelas emoções, que também não afetam negativamente seu humor, relacionamentos e tomada de decisões.
A partir dessa definição, fica mais fácil entender o valor da inteligência emocional no trabalho, certo?
Ela é considerada uma soft skill, ou seja, uma habilidade comportamental. Tão importante quanto as hard skills, habilidades técnicas, essa capacidade é de grande influencia nas relações dentro das organizações.
Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?
Você já ouviu dizer que algumas pessoas são “contratadas por suas competências técnicas, mas demitidas por suas habilidades emocionais”? A inteligência emocional tem relação direta com esse cenário.
Por isso, o controle das emoções é uma capacidade cada vez mais buscada pelo mercado de trabalho, pois faz com que o profissional esteja mais preparado para desafios, mudanças e pronto para tomar decisões assertivas. E os números sustentam isso.
Um levantamento do Pagegroup mostrou que 33,8% dos líderes de grandes empresas da América Latina consideram a inteligência emocional como uma das habilidades mais valorizadas no dia a dia. Isso porque essa capacidade abre portas para o desenvolvimento de muitas outras.
Benefícios de aprimorar a inteligência emocional no trabalho
Além das vantagens gerais que a inteligência emocional no trabalho proporciona, um profissional que aprimora essa habilidade consegue:
- Reduzir o estresse no ambiente de trabalho;
- Aumentar o foco e a concentração;
- Melhorar a relação com os colegas;
- Aumentar a empatia no dia a dia;
- Ter uma maior produtividade;
- Gerenciar conflitos.
E mais. A inteligência emocional é uma habilidade que vai além do âmbito do trabalho. Ao desenvolvê-la, mesmo que com foco no lado profissional, os efeitos se expandem para outros aspectos da vida.
Os 5 pilares da inteligência emocional
Os conceitos da inteligência emocional foram estruturados pela primeira vez pelos psicólogos e teóricos Peter Salovey e John D. Mayer, em 1990. Naquela época, eles entenderam mais sobre essa habilidade e principalmente como alcançá-la.
De acordo com os estudos conduzidos por eles, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ser definido em cinco pilares. Eles são:
1 – Conhecer as próprias emoções
O primeiro passo para lidar melhor com as suas emoções é simplesmente conhecê-las. Neste pilar, o indivíduo desenvolve a autoconsciência. Ele mapeia suas reações e como os sentimentos afetam seu dia a dia. Também é observado como ele se porta frente a certos estímulos.
Um exemplo simples é: imagine que certo colaborador estava a caminho do trabalho quando se envolveu em uma discussão no trânsito iniciada por outra pessoa. Como isso afetará o restante do dia dele?
Ou ainda, se ele discorda de algum ponto trazido pelo colega, como ele se comporta?
São questões como essas que ajudam a mapear as emoções, e é uma observação muito útil no ambiente de trabalho.
2 – Controlar as próprias emoções
Ao aprender a identificar suas emoções, segundo os estudiosos, o passo seguinte é entender como controlá-las. Esse é o momento de ter uma percepção mais profunda sobre si mesmo e perceber como você pode gerenciar os seus sentimentos para que eles não afetem as situações e relacionamentos do dia a dia.
Assim como o passo anterior, este requer uma análise mais detalhada das reações apresentadas. Também é útil registrar os pensamentos e ações da rotina, quais são as atitudes tomadas e quais seriam as melhores soluções.
3 – Automotivação
Com uma maior percepção sobre as emoções e como gerenciá-las, o próximo passo é entender que o maior impulsionador de uma pessoa é ela mesma. Assim, essa é uma das principais habilidades de indivíduos com uma alta inteligência emocional, sendo muito apreciada no ambiente de trabalho.
4 – Empatia
No quarto passo sugerido pelos autores, a gestão das emoções começa a sair do âmbito pessoal e se expandir para o que toca as outras pessoas. Aqui, além de reconhecer as emoções dos outros, é preciso fazer o exercício de entendê-las a partir da ótica delas, e não da nossa. Realmente trocar de lugar com elas.
5 – Relacionar-se interpessoalmente
Por fim, o fortalecimento da inteligência emocional começa a estar presente nas relações. O último passo se concretiza quando a pessoa alcança o equilíbrio entre o controle das suas emoções, como ela as usa no dia a dia e como ela percebe os sentimentos dos outros.
Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho? 3 dicas para aplicar na empresa
O desenvolvimento da inteligência emocional é, apesar de tudo, um processo individual. Mas isso não quer dizer que as empresas não possam promover essa prática no trabalho. Por isso, separamos 4 ações que o departamento de RH pode promover para isso:
Consciência das emoções
O primeiro passo de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho não poderia ser diferente do indicado pelos estudiosos do assunto.
Assim como qualquer mudança relacionada à saúde mental, aqui, o reconhecimento é a chave. Mesmo no ambiente de trabalho, é preciso reparar em como as pessoas reagem aos diferentes sentimentos e estímulos do dia a dia. É preciso fazer com que elas tenham essa consciência também, principalmente se suas atitudes afetam o trabalho.
Uma prática que profissionais de RH podem incentivar é o acompanhamento das emoções. A partir de um arquivo ou outro documento, os colaboradores podem anotar suas emoções e reações durante o dia. Dessa forma, no final, eles poderão fazer uma análise mais clara sobre elas.
Incentive o exercício da comunicação
Pessoas com alta inteligência emocional no trabalho também são grandes comunicadoras. Como um dos principais pontos relacionados à melhoria dos relacionamentos interpessoais, a boa comunicação é essencial para aprimorar essa capacidade nas empresas.
Além do desenvolvimento pessoal, essa habilidade pode ser desenvolvida a partir da disponibilização de conteúdos sobre o tema, treinamentos e outras ações.
Nesse sentido, os feedbacks também são muito benéficos para fortalecer a autoconsciência dos funcionários e ajudá-los a evoluir.
Ofereça benefícios voltados à saúde mental
Essa é uma das principais ações que os negócios podem fazer para fortalecer a inteligência emocional no trabalho. Isso porque, apesar de ser um processo que pode e deve ser incentivado, ele depende das atitudes e da consciência individual.
Por isso, as organizações podem fortalecer a inteligência emocional de toda a empresa de forma contínua ao garantir benefícios voltados à saúde emocional. É possível, assim, desenvolver os colaboradores ao máximo em relação a suas habilidades emocionais.
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A relação da saúde mental e da inteligência emocional no trabalho
A inteligência emocional é o pilar que ajuda a sustentar a saúde mental e fornecer maior qualidade de vida ao indivíduo. Isso porque, as emoções ruins estão diretamente relacionadas ao desequilíbrio emocional, e a maneira de solucionar isso é recuperar esse equilíbrio.
Então, sem uma saúde psicológica estável, é muito difícil desenvolver a inteligência emocional no trabalho.
No dia a dia, situações desafiadoras podem acontecer, pois são rotineiras em um ambiente corporativo. Assim, se a pessoa não sabe lidar com elas, acaba acumulando sentimentos negativos, que podem deixá-la mais propícia a desenvolver doenças ocupacionais.
Por isso, para colaborar com a satisfação, com a produtividade e a saúde geral do colaborador, as empresas devem estar atentas à percepção de segurança psicológica que o time tem dela e como eles podem fortalecê-la. Para começar, uma boa ideia é aplicar as dicas que mencionamos anteriormente!
Como continuar aprimorando a saúde emocional no trabalho?
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Porém, como abordamos acima, para que os efeitos sejam duradouros e a pessoa consiga administrar suas emoções em diferentes situações, é preciso trabalhar sua saúde mental definitivamente. Por isso, a preocupação das companhias com o bem-estar físico e psicológico de seus colaboradores sempre deve ser levada em conta.
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