Qualidade de vida no trabalho

Inteligência emocional no trabalho: 3 dicas para desenvolver na empresa

Daniela Haidar Chohfi -

A inteligência emocional é um assunto em alta, principalmente por sua relação com o trabalho.

Afinal, ela está diretamente ligada a como os profissionais lidam com as diferentes situações do dia a dia. Atualmente, desenvolver essa habilidade também representa um diferencial no mercado. Mas por que ela é tão importante e como adquiri-la?

Neste artigo, iremos explicar mais sobre a inteligência emocional no trabalho, como os profissionais de psicologia organizacional podem promovê-la na empresa e mais. Você entenderá:

  • O que é inteligência emocional
  • Qual a importância da inteligência emocional no trabalho
  • Os cinco pilares da inteligência emocional
  • Como desenvolvê-la no trabalho
  • A relação da saúde mental e da inteligência emocional 
  • Como continuar aprimorando a saúde emocional no trabalho

Boa leitura!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de entender e lidar com as emoções no dia a dia. Quanto maior a facilidade de uma pessoa em gerenciar seus sentimentos (principalmente os mais intensos e repentinos), maior a capacidade de inteligência emocional dela.

Dessa forma, ela não se deixa tomar pelas emoções, que também não afetam negativamente seu humor, relacionamentos e tomada de decisões.

A partir dessa definição, fica mais fácil entender o valor da inteligência emocional no trabalho, certo?

Ela é considerada uma soft skill, ou seja, uma habilidade comportamental. Tão importante quanto as hard skills, habilidades técnicas, essa capacidade é de grande influencia nas relações dentro das organizações.

Leia também: O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho

Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?

Você já ouviu dizer que algumas pessoas são “contratadas por suas competências técnicas, mas demitidas por suas habilidades emocionais”? A inteligência emocional tem relação direta com esse cenário.

Por isso, o controle das emoções é uma capacidade cada vez mais buscada pelo mercado de trabalho, pois faz com que o profissional esteja mais preparado para desafios, mudanças e pronto para tomar decisões assertivas. E os números sustentam isso.

Um levantamento do Pagegroup mostrou que 33,8% dos líderes de grandes empresas da América Latina consideram a inteligência emocional como uma das habilidades mais valorizadas no dia a dia. Isso porque essa capacidade abre portas para o desenvolvimento de muitas outras.

Benefícios de aprimorar a inteligência emocional no trabalho

Além das vantagens gerais que a inteligência emocional no trabalho proporciona, um profissional que aprimora essa habilidade consegue:

  • Reduzir o estresse no ambiente de trabalho;
  • Aumentar o foco e a concentração;
  • Melhorar a relação com os colegas;
  • Aumentar a empatia no dia a dia;
  • Ter uma maior produtividade;
  • Ter maior assertividade na comunicação.
  • Gerenciar conflitos.

E mais. A inteligência emocional é uma habilidade que vai além do âmbito do trabalho. Ao desenvolvê-la, mesmo que com foco no lado profissional, os efeitos se expandem para outros aspectos da vida.

Ao saber lidar e filtrar as emoções de forma produtiva, é possível ajudar a prevenir casos de estresse, ansiedade e até mesmo Síndrome de Burnout.

Em seu Ted sobre o assunto, Gabriel Rodríguez González fala mais sobre o tema e sobre como essa habilidade pode ser primordial para alcançar o sucesso. Legendas em português estão disponíveis, se necessário. Confira:

Os 5 pilares da inteligência emocional

Os conceitos da inteligência emocional foram estruturados pela primeira vez pelos psicólogos e teóricos Peter Salovey e John D. Mayer, em 1990. Naquela época, eles entenderam mais sobre essa habilidade e principalmente como alcançá-la.

De acordo com os estudos conduzidos por eles, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ser definido em cinco pilares. Eles são:

  • Conhecer as próprias emoções;
  • Controlar as próprias emoções;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Relacionar-se interpessoalmente.

1 – Conhecer as próprias emoções

O primeiro passo para lidar melhor com as suas emoções é simplesmente conhecê-las. Neste pilar, o indivíduo desenvolve a autoconsciência. Ele mapeia suas reações e como os sentimentos afetam seu dia a dia. Também é observado como ele se porta frente a certos estímulos.

Um exemplo simples é: imagine que certo colaborador estava a caminho do trabalho quando se envolveu em uma discussão no trânsito iniciada por outra pessoa. Como isso afetará o restante do dia dele?

Ou ainda, se ele discorda de algum ponto trazido pelo colega, como ele se comporta?

São questões como essas que ajudam a mapear as emoções, e é uma observação muito útil no ambiente de trabalho.

2 – Controlar as próprias emoções

Ao aprender a identificar suas emoções, segundo os estudiosos, o passo seguinte é entender como controlá-las. Esse é o momento de ter uma percepção mais profunda sobre si mesmo e perceber como você pode gerenciar os seus sentimentos para que eles não afetem as situações e relacionamentos do dia a dia.

Assim como o passo anterior, este requer uma análise mais detalhada das reações apresentadas. Também é útil registrar os pensamentos e ações da rotina, quais são as atitudes tomadas e quais seriam as melhores soluções.

3 – Automotivação

Com uma maior percepção sobre as emoções e como gerenciá-las, o próximo passo é entender que o maior impulsionador de uma pessoa é ela mesma. Assim, essa é uma das principais habilidades de indivíduos com uma alta inteligência emocional, sendo muito apreciada no ambiente de trabalho.

4 – Empatia

No quarto passo sugerido pelos autores, a gestão das emoções começa a sair do âmbito pessoal e se expandir para o que toca as outras pessoas. Aqui, além de reconhecer as emoções dos outros, é preciso fazer o exercício de entendê-las a partir da ótica delas, e não da nossa. Realmente trocar de lugar com elas e utilizar uma comunicação empática.

5 – Relacionar-se interpessoalmente

Por fim, o fortalecimento da inteligência emocional começa a estar presente nas relações. O último passo se concretiza quando a pessoa alcança o equilíbrio entre o controle das suas emoções, como ela as usa no dia a dia e como ela percebe os sentimentos dos outros.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho? 3 dicas para aplicar na empresa

O desenvolvimento da inteligência emocional é, apesar de tudo, um processo individual. Mas isso não quer dizer que as empresas não possam promover essa prática no trabalho. Por isso, separamos 4 ações que o departamento de RH pode promover para isso:

Consciência das emoções

O primeiro passo de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho não poderia ser diferente do indicado pelos estudiosos do assunto.

Assim como qualquer mudança relacionada à saúde mental, aqui, o reconhecimento é a chave. Mesmo no ambiente de trabalho, é preciso reparar em como as pessoas reagem aos diferentes sentimentos e estímulos do dia a dia. É preciso fazer com que elas tenham essa consciência também, principalmente se suas atitudes afetam o trabalho.

Uma prática que profissionais de RH podem incentivar é o acompanhamento das emoções. A partir de um arquivo ou outro documento, os colaboradores podem anotar suas emoções e reações durante o dia. Dessa forma, no final, eles poderão fazer uma análise mais clara sobre elas.

Incentive o exercício da comunicação

Pessoas com alta inteligência emocional no trabalho também são grandes comunicadoras. Como um dos principais pontos relacionados à melhoria dos relacionamentos interpessoais, a boa comunicação é essencial para aprimorar essa capacidade nas empresas.

Além do desenvolvimento pessoal, essa habilidade pode ser desenvolvida a partir da disponibilização de conteúdos sobre o tema, treinamentos e outras ações.

Nesse sentido, os feedbacks também são muito benéficos para fortalecer a autoconsciência dos funcionários e ajudá-los a evoluir.

Ofereça benefícios voltados à saúde mental

Essa é uma das principais ações que os negócios podem fazer para fortalecer a inteligência emocional no trabalho. Isso porque, apesar de ser um processo que pode e deve ser incentivado, ele depende das atitudes e da consciência individual.

Por isso, as organizações podem fortalecer a inteligência emocional de toda a empresa de forma contínua ao garantir benefícios voltados à saúde emocional. É possível, assim, desenvolver os colaboradores ao máximo em relação a suas habilidades emocionais.

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

A relação da saúde mental e da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional é o pilar que ajuda a sustentar a saúde mental e fornecer maior qualidade de vida ao indivíduo. Isso porque, as emoções ruins estão diretamente relacionadas ao desequilíbrio emocional, e a maneira de solucionar isso é recuperar esse equilíbrio. 

Então, sem uma saúde psicológica estável, é muito difícil desenvolver a inteligência emocional no trabalho.

No dia a dia, situações desafiadoras podem acontecer, pois são rotineiras em um ambiente corporativo. Assim, se a pessoa não sabe lidar com elas, acaba acumulando sentimentos negativos, que podem deixá-la mais propícia a desenvolver doenças ocupacionais.

Por isso, para colaborar com a satisfação, com a produtividade e a saúde geral do colaborador, as empresas devem estar atentas à percepção de segurança psicológica que o time tem dela e como eles podem fortalecê-la. Para começar, uma boa ideia é aplicar as dicas que mencionamos anteriormente!

Como os líderes e o RH podem ajudar a desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

Muito mais do que guiar pessoas e resultados, o papel de um líder também é desenvolver seus colaboradores para que estes evoluam constantemente.

E, nesse sentido, essa tarefa também fica para o RH.

Porém, alguns passos fazem com que a promoção da inteligência emocional no trabalho seja mais efetiva:

  • Dê exemplo: muitos líderes acabam não alcançando resultados por falta de exemplo. Porém, seus líderados são, muitas vezes, espelhos seus. Portanto, seja o maior exemplo de inteligência emocional deles no dia a dia e, quando eles não reagirem de acordo com o esperado, utilize suas habilidades para orientá-los;
  • Forneça meios de desenvolvimento: é claro que os colaboradores devem investir em seu aprimoramento, mas, se esta é uma prioridade na sua empresa, o ideal é ajudar com os primeiros passos. Você pode oferecer cursos, treinamentos e livros sobre o assunto;
  • Cuide do clima organizacional: é mais difícil desenvolver a inteligência emocional em ambientes com constante estresse e pressão. Para ter colaboradores saudáveis e que trabalham com maior produtividade, essa mudança deve acontecer dentro da empresa também.

Como continuar aprimorando a saúde emocional no trabalho?

Para se atualizar mais sobre o tema, é essencial acompanhar conteúdos de qualidade, como você está fazendo agora! Então, se quiser se aprofundar no assunto, indicamos o livro best-seller do psicólogo e jornalista Daniel Goleman. 

Também indicamos que você continue acompanhando o nosso blog. Constantemente publicamos conteúdos completos (como esse) sobre temas relevantes para o universo do RH.

Porém, como abordamos acima, para que os efeitos sejam duradouros e a pessoa consiga administrar suas emoções em diferentes situações, é preciso trabalhar sua saúde mental definitivamente. Por isso, a preocupação das companhias com o bem-estar físico e psicológico de seus colaboradores sempre deve ser levada em conta.

Nesse sentido, uma opção popular entre os negócios são aquelas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento do tempo ao mesmo tempo.

A orienteme pode te ajudar nessa tarefa. Somos uma plataforma de gestão corporativa que foca no desenvolvimento individual de colaboradores para formar equipes de alta performance. Fazemos isso ao oferecer apoio para um RH mais estratégico com o apoio dos pilares psicológico, nutricional e de orientação física.

Acesse a nossa página para empresas e entenda mais.

Conte com a orienteme para desenvolver a sua equipe de maneira completa!

O desenvolvimento e o crescimento de equipes é composto de diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido. 

Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência. 

Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

Leia mais

Atuação estratégica do RH pode evitar transtornos mentais relacionados ao trabalho

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​