Qualidade de vida no trabalho

O que é assertividade? Por que é importante? Como desenvolver?

Daniela Haidar Chohfi -

A assertividade, assim como o nome diz, pode estar relacionada ao acerto. Mas, ela não é necessariamente só isso. Ser uma pessoa assertiva é ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara e objetiva, minimizando, ao máximo, a geração de conflitos.

Quem é assertivo tem como principais características a tranquilidade, o autocontrole e a facilidade para expressar opiniões, mesmo para pessoas com posicionamentos diferentes. 

Ou seja, assertividade não tem a ver com acerto ou erro, conforme muitos acreditam. Ela é uma habilidade social de se comunicar com outras pessoas e com si mesmo diante de situações em que se espera um posicionamento ou um ponto de vista, sem agressividade.

Para deixar o conceito ainda mais claro: imagine que você está em uma reunião de trabalho e que precisa defender uma ideia para um projeto específico.

Neste momento, você precisará colocar em prática toda a sua inteligência emocional e a sua capacidade de argumentação para defender o que você tem em mente.

Se você for assertivo, ganhará a atenção dos seus colegas durante o discurso e fará com que eles levem em consideração os seus posicionamentos e sugestões.  

Mas, como desenvolver essa habilidade e como saber se você está sendo assertivo de fato? Continue lendo e entenda.

O que é assertividade?

A assertividade pode ser entendida como a habilidade de defender um argumento ou se expressar de forma clara, objetiva e educada. Dessa forma, é possível aprimorar a comunicação no dia a dia (seja na vida pessoal ou no trabalho).

Quem tem essa habilidade se destaca nos ambientes em que está, principalmente por apresentar uma postura diferenciada.

Quais são as características de uma pessoa que pratica a assertividade?

Pessoas que são assertivas normalmente têm um autoconhecimento e uma inteligência emocional muito bem desenvolvidos, além de apresentar comportamentos como: 

  • análise do contexto;
  • boa expressão corporal;
  • análise de suas percepções e sentimentos;
  • desenvolvimento constante do autoconhecimento;
  • senso de justiça;
  • bom uso do tom de voz;
  • senso de responsabilidade.

Assertividade na comunicação

Se comunicar de maneira clara e direta é o principal aspecto da assertividade. Um bom comunicador, consequentemente, é uma pessoa assertiva. 

Não à toa, a comunicação assertiva é hoje uma das soft skills mais procuradas pelos recrutadores. Profissionais que possuem essa característica têm mais chances de se desenvolverem e tornarem-se líderes. 

Assim como outras qualidades corporativas, a assertividade pode ser praticada. Se você precisa de motivos para investir no seu desenvolvimento, veja abaixo como a comunicação assertiva pode impactar a sua vida:

  • melhora da sua imagem social;
  • melhora da sua capacidade de se expressar;
  • aumento da autoconfiança;
  • aumento da capacidade de negociação;
  • redução do estresse;
  • inspiração dos colegas;
  • facilidade na resolução de conflitos.

Inclusive, o desenvolvimento da comunicação é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas para os próximos anos, como indicam dois levantamentos feitos por empresas de recrutamento.

5 sinais de que você não está sendo assertivo

A falta de assertividade impacta e muito na rotina. Assim, apesar de nem sempre ser fácil identificá-la, existem alguns sinais que indicam sua presença.

1 – Existe muito retrabalho no seu dia a dia

Sem uma boa comunicação, é fácil que discursos e instruções não sejam compreendidos, o que leva a uma carga de retrabalho e outros problemas relacionados aos processos do dia a dia.

2 – Os conflitos não são resolvidos

Principalmente para quem pratica a liderança, esse é um grande problema. Saber lidar com os próprios conflitos é uma habilidade importante e, para os líderes, a imparcialidade e capacidade de resolver esses impasses entre o time é de extrema importância.

Porém, a falta de assertividade também pode atrapalhar esse processo e, inclusive, piorar a situação a longo prazo.

3 – Você ou os que estão a sua volta estão sempre estressados

Sem a assertividade no dia a dia, criam-se os famosos “ruídos” na comunicação, o que pode afetar o comportamento organizacional, o que resulta em estresse no trabalho para si mesmo e para os outros.

Isso porque, como os diálogos nunca levam a soluções, é fácil ficar frustrado no dia a dia e, com o tempo, acumular esse sentimento, que pode se transformar em questões mais sérias, como o estresse.

4 – Dificuldade em desenvolver relações interpessoais

A falta de assertividade pode influenciar em diversos pontos da vida profissional e pessoal. 

Portanto, a pessoa que precisa desenvolver essa habilidade também pode ter mais dificuldade em ter bons relacionamentos, já que não consegue se comunicar de forma clara.

5 – Insegurança

Ter confiança no trabalho ou em qualquer área da vida pode não ser uma tarefa fácil. 

Porém, uma baixa assertividade pode colaborar ainda mais para aprofundar esse problema. Isso porque, a falta dessa habilidade anda lado a lado com a insegurança, exatamente pelo sentimento de baixa realização com as tarefas e diálogos da rotina.

Como ser mais assertivo?

Comunicar-se de forma clara e direta também é um desafio. Muitas culturas, como a brasileira, podem interpretar a objetividade como grosseria. Entretanto, vencer essa barreira é possível. Existem algumas atitudes que podem ser adotadas por quem quer ser uma pessoa mais assertiva. São elas:

  • controle a impulsividade;
  • expresse seus sentimentos e esteja aberto a críticas;
  • saiba como demandar;
  • aprenda a dizer “não”.

Controle a impulsividade

Escute mais e pense antes de falar é uma dica antiga e vale ouro! 

Expresse seus sentimentos e esteja aberto a críticas

Dizer o que sente nem sempre é fácil. Por isso, é importante saber escutar, ponderar e entender o momento de expressar o que sente. Saiba ouvir críticas e opiniões contrárias às suas. 

Saiba como demandar

Palavras impositivas podem ser mal-interpretadas. Portanto, ao pedir algo, prefira usar palavras como “gostaria”, “será que você poderia me ajudar?”. Lembre-se que o tempo do outro também tem importância. 

Aprenda a dizer “não”

Talvez esta seja uma das atitudes mais difíceis. Mas, é preciso aprender a dizer não. Quando se sentir incomodado com algum pedido, é importante saber colocar limites e expressar seus sentimentos com honestidade, sempre de maneira educada e respeito pelo outro. 

Exemplos de assertividade

A assertividade deve ser uma atitude diária, mas qual seria o reflexo dela na rotina? Para você saber mais, separamos alguns exemplos práticos:

  • Vamos supor que você está em um restaurante e, ao receber seu pedido, vê que um dos itens veio errado. Nesses casos, pessoas com atitudes mais passivas tendem a ignorar a situação por vergonha ou por sentirem-se intimidadas. Porém, a atitude assertiva seria, com educação, solicitar a correção do prato.
  • Agora, digamos que um membro da equipe entendeu as instruções de uma tarefa incorretamente e, por isso, o resultado não saiu como o esperado. Aqui, a falta de assertividade poderia fazer com que o líder ou quem o passou a atividade agisse de uma maneira bruta ou grosseria, que poderia constranger o colaborador ou até mesmo afetar sua saúde emocional. Portanto, utilizando a comunicação assertiva, o correto seria chamar esse colaborador para uma conversa privada e, então, perguntar qual foi o processo, quais foram as dúvidas e encontrar maneiras de que isso não se repita.

Portanto, um padrão que se repete nesses exemplos é a objetividade que a assertividade traz para o dia a dia, diminuindo as falhas na comunicação e o desperdício de tempo com assuntos e situações improdutivas.

Leia também: Segurança psicológica: o que é, importância e como aplicar

Quais são os benefícios de uma liderança assertiva?

O mercado de trabalho vem passando por mudanças profundas e por isso, cada vez mais, os RHs estão em busca de líderes que sejam inspiradores e que tenham mais do que experiência técnica.

A gestão de pessoas precisa de líderes que saibam lidar com questões como união do time, relacionamento interpessoal, feedbacks entre outras coisas. Por isso, a assertividade tem tido tanto destaque no mercado profissional, como um todo. 

Empresas que possuem lideranças assertivas conseguem promover um vínculos mais forte entre colaboradores, o que reforça o sentimento de pertencimento e melhora o clima organizacional.  

Um líder assertivo, além de ter um time unido, contribui também para manter a confiança e a entrega bem alinhadas, fortalecendo o trabalho em equipe e dando oportunidade para que os profissionais se desenvolvam. 

Pessoas com perfil esse perfil também garantem mais credibilidade entre colaboradores, o que ajuda na mediação de conflitos e tensões que possam surgir. A liderança assertiva ainda é capaz de trazer mais produtividade para a equipe, pois sabe conduzir o time e fazer com que todos se foquem em um objetivo comum.

Como as empresas podem desenvolver a assertividade nos seus colaboradores?

Apesar de no mercado de trabalho existir hierarquia, todos podem desenvolver um espírito de assertividade, afinal, existem muitas formas de desenvolver essa habilidade.

O desenvolvimento de um profissional para aprimorar qualquer habilidade pode ser feito de diversas maneiras. As empresas podem, e devem, trabalhar para desenvolver esses profissionais. 

Mas, como desenvolver colaboradores para que eles se tornem mais assertivos? Confira três dicas práticas:

  • ofereça treinamentos;
  • promova palestras;
  • crie um programa de mentoria.

1. Ofereça treinamentos

Cursos e treinamentos são a forma mais prática de ajudar profissionais a se prepararem para os desafios e responsabilidades que eles encontrarão ao longo da sua carreira.

Esses treinamentos podem ser colocados em prática separadamente, de acordo com o estágio em que cada profissional se encontra, pois cada um tem necessidades diferentes.

É muito importante que, além de oferecer conhecimento, as empresas acompanhem o desenvolvimento dos colaboradores, por meio de feedbacks. 

2. Promova palestras

Quem pode ensinar mais do que uma pessoa que já dominou a assertividade? As palestras são uma ótima ferramenta para orientar, de forma simples e prática, os colaboradores.

Por meio de experiências, os palestrantes conseguem passar ensinamentos práticos, além de responder perguntas e dar dicas. 

3. Crie um programa de mentoria

Além de oferecer o conhecimento, é importante fazer com que os profissionais repassem seus aprendizados para quem está chegando na empresa.

O programa de mentoria, em que uma pessoa em cargo de liderança torna-se mentor de alguém com um cargo abaixo dele, é uma ferramenta poderosa para desenvolver talentos. 

O mentor ainda pode passar a visão e a cultura da empresa para seus pupilos, treinando-os já para cargos mais altos e promovendo o crescimento interno. 

Além disso, esses profissionais mais experientes conseguem identificar necessidades de desenvolvimento específicas, como a assertividade, e ajudar os colaboradores a encontrarem maneiras de aprimorá-las.

O desenvolvimento como base da empresa: além da assertividade

Muitas vezes, as empresas e os profissionais de psicologia organizacional escolhem aqueles candidatos com as melhores capacidades técnicas disponíveis no mercado. Assim, é preciso ter esse olhar atento também para as habilidades interpessoais (soft skills), que a organização também pode ajudar a desenvolver.

Uma maneira de fazer isso é oferecer os benefícios ideais, como aqueles focados no aprimoramento constante.

Isso porque, durante esse processo, o colaborador passa por uma jornada de autoconhecimento para entender melhor quem ele é e como lidar com diversas situações da vida. Também é possível descobrir talentos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho, como inteligência emocional e autocontrole.

Mas, para que esse trabalho seja eficiente e dê resultados a longo prazo, é preciso uma análise sobre como está a situação da saúde integral de cada pessoa, pois não é possível ter qualidade de vida se algum dos pilares que a sustentam não estiverem desenvolvidos.

Esse é um trabalho que a orienteme realiza junto às organizações. Inicialmente, mapeamos a situação da situação psicológica, nutricional e física da sua equipe, disponibilizando esses e outros indicadores em um painel corporativo intuitivo para que o seu RH seja mais estratégico. 

Aliado a isso, ajudamos você a pensar nas melhores estratégias para desenvolver o bem-estar e o aprimoramento entre o seu time, proporcionando acompanhamento com especialistas em cada necessidade que sua equipe precisa e deseja desenvolver.

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O desenvolvimento e o crescimento de equipes é composto de diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido. 

Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

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Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!

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