Qualidade de vida no trabalho

Como ter uma equipe engajada? Sinais de que a sua é (+ 8 técnicas eficientes)

Daniela Haidar Chohfi -

Uma equipe engajada é capaz de transformar os resultados de uma empresa, e esse é só um dos motivos que reforçam sua importância, como é de conhecimento de diversos profissionais da psicologia organizacional

Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil de alcançar, já que depende de mudanças na cultura organizacional e da preocupação ativa com a qualidade de vida no trabalho.

Por isso, a seguir, iremos explicar mais sobre o que compõe uma equipe engajada, e ainda:

  • quais suas características;
  • qual a importância no dia a dia;
  • os dados sobre esse conceito nas empresas;
  • 5 técnicas para manter a sua empresa engajada, e mais!

Boa leitura!

Quais as características de uma equipe engajada?

Uma equipe engajada tem comportamentos e características alinhadas com a autoestima, motivação e confiança no trabalho

Assim, é possível observar que um time verdadeiramente feliz “veste” a camisa da empresa, sentindo-se valorizado no dia a dia. Algumas características de colaboradores engajados são:

  • Confiança no trabalho;
  • Facilidade em trabalhar em equipe;
  • Autonomia no dia a dia;
  • Senso de propósito e realização no dia a dia;
  • Alto senso de segurança psicológica;
  • Alinhamento com os objetivos da empresa;
  • Qualidade nas entregas e cumprimento de prazos;
  • Valorização da diversidade e inclusão;
  • Abertura à inovação;

Apesar das motivações individuais de cada colaborador, é importante ressaltar que o funcionamento interno da empresa influencia diretamente nesses pontos, podendo potencializá-los ou comprometê-los.

Isso porque, uma equipe engajada entende a sua importância para a empresa, ao mesmo tempo que a valoriza e se esforça para sempre entregar o melhor, compreendendo que as duas crescem juntas.

Qual a importância de ter uma equipe engajada?

Uma equipe engajada enxerga sua importância além das suas ocupações no dia a dia.

Isso porque, ela entende que o que ela faz tem um impacto externo no sucesso de diversas pessoas e empresas. Dessa forma, ela também tem interesse na alta performance do negócio, e não apenas em seus resultados individuais. 

Isso ajuda a criar rotinas melhores, contribui com a inovação, melhora o relacionamento com os clientes, impulsiona os resultados e muito mais.

Por isso, é de extrema importância que as empresas avaliem como estão suas culturas organizacionais e outros incentivos que garantem esse fator no dia a dia.

Leia também: 17 indicadores de RH para construir ações mais estratégicas

O que influencia no dia a dia de uma equipe engajada?

Como as pessoas são motivadas por diversos fatores, existem uma série deles que podem determinar qual será o nível de engajamento delas, sendo importante balanceá-los sempre.

Alguns exemplos são:

Fit cultural

Diversas empresas têm problemas no engajamento que começam, na verdade, no momento da contratação da equipe, e seu fit cultural.

Por isso, é sempre importante entender qual o perfil comportamental de cada colaborador, quais seus motivadores, valores e outros pontos que estão ligados à cultura organizacional da empresa.

Lideranças

As lideranças são os principais pontos de contato do colaborador com a empresa e afetam diretamente sua percepção sobre ela.

Isso porque, uma pesquisa constatou que 8 em cada 10 pessoas pedem demissão por conta de problemas de relacionamento com os líderes.

Assim, esse dado reforça a importância de ter líderes bem treinados, empáticos e realmente preparados para potencializar pessoas.

Clima organizacional e benefícios

É importante que a empresa represente um local seguro para o colaborador em diversos sentidos.

O primeiro é em relação à remuneração e benefícios, que são grandes impulsionadores da performance e também demonstram o apreço da organização àquele colaborador e aos resultados que ele representa.

Ainda, é necessário que o clima organizacional e o ambiente de trabalho possibilitem que a equipe consiga entregar todo seu potencial e ser reconhecida por isso.

Leia também: Política de benefícios: o que é e 5 passos para elaborar a sua!

Como manter uma equipe engajada? 5 técnicas eficientes

Manter a equipe engajada deve ser uma tarefa diária e uma preocupação constante de toda a empresa. Por isso, o ideal é que existam ações constantes e também outras pontuais para isso, como:

  • Fortaleça a sua cultura e o seu clima organizacional;
  • Priorize uma boa comunicação;
  • Celebre as conquistas;
  • Ofereça bons benefícios corporativos;
  • Treine as lideranças.

1 – Fortaleça a sua cultura e o seu clima organizacional

A cultura organizacional e o clima organizacional são os principais influenciadores em relação à percepção do time sobre a empresa.

Isso porque, a cultura organizacional diz respeito àquilo que a organização valoriza e prega em seu dia a dia. Enquanto isso, o clima organizacional é como esses e outros conceitos são sentidos pela equipe.

Portanto, se esses fatores estiverem desregulados, podem influenciar negativamente no engajamento da equipe.

2 – Priorize uma boa comunicação

A boa comunicação na empresa é algo que retroalimenta todas as equipes, por isso, ela deve ser uma prioridade.

Porém, quando falamos sobre comunicação, é importante ressaltar algumas práticas para que ela seja realmente efetiva:

  • Feedbacks constantes e que façam parte da cultura diária;
  • Comunicação assertiva e empática;
  • Abertura para sugerir, contestar e se comunicar diretamente com líderes;
  • Respeito e confiança em todas as trocas.

3 – Celebre as conquistas do time

Uma empresa com uma equipe engajada entende a importância de celebrar conquistas individuais e coletivas.

Esse tipo de atitude ajuda a reforçar a valorização da organização pelo colaborador e a importância de cada passo dado, contribuindo até mesmo para aumentar o espírito de equipe e o sentimento de pertencimento.

Algumas ações que podem ajudar nesse sentido são dinâmicas de grupo, como rodas de elogio, e programas de reconhecimento.

4 – Ofereça bons benefícios corporativos

Além de um grande atrativo para reter talentos, os benefícios corporativos são ótimas formas de agregar qualidade de vida e diferenciais na vida dos colaboradores, o que os ajuda a serem mais engajados, saudáveis e felizes.

O relatório 2018 Employee Benefits, publicado pela SHRM, mostra que, para 92% dos colaboradores, os benefícios são a razão principal para a escolha de um emprego.

Assim, se escolhidos de forma estratégica, essas ferramentas podem representar grandes ganhos para os dois lados. 

Inclusive, você pode contar com opções completas, como a orienteme. Concentramos toda a saúde da sua empresa em uma única solução, ao oferecer psicologia, nutrição e orientação física para a sua população.

Também ajudamos o seu RH a ser mais estratégico, ao mapear a atual situação da saúde do seu time por meio de indicadores estratégicos, e oferecer a solução certeira para cada caso, com acompanhamento e ferramentas exclusivas.

E esse é só o começo. Acesse a nossa página para empresas e saiba mais.

o que é gestão de pessoas

A orienteme pode te ajudar a ter equipes mais engajadas, felizes e saudáveis. Entenda como.

5 – Treine as lideranças

Como reforçamos, os líderes são o principal ponto de contato da equipe com a empresa, sendo cruciais para seu engajamento.

Por isso, é importante desenvolver constantemente habilidades importantes neles, como inteligência emocional, habilidade de fornecer feedbacks, empatia, entre outros.

Esse tipo de ação ajuda, além de potencializar a sua equipe, a prevenir que uma má liderança prejudique a saúde mental e os resultados dos colaboradores.

Leia também: Liderança situacional: o que é? Como fazer? Meu time precisa?

Dados sobre engajamento de equipes: qual o cenário?

Os dados sobre como anda o dia a dia das equipes engajadas acendem um alerta para essa situação nas empresas, que pode trazer diversos problemas. Isso porque, apesar de representar diversos benefícios, ainda falta atenção para esse conceito:

  • Segundo a Gallup, empresas com colaboradores engajados são até 22% mais lucrativas do que concorrentes com engajamento menor;
  • Ainda segundo a organização, locais de trabalho altamente engajados possuem 41% menos absenteísmo e 40% menos problemas de qualidade;
  • Porém, estima-se que apenas 15% dos funcionários sentem-se ativamente engajados em suas funções.

Conte com a orienteme para fortalecer e engajar o seu time de maneira completa!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo feito dos indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender os indicadores de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​