Qualidade de vida no trabalho

Quais são os tipos de diversidade no trabalho? Como apoiá-los?

Daniela Haidar Chohfi -

Se você está aqui, deve se perguntar sobre quais são os tipos de diversidade no ambiente de trabalho, qual sua importância e como a empresa pode apoiá-los.

Isso porque, geralmente, temas como os tipos de diversidade, a neurodiversidade nas empresas e outros relacionados são assuntos de treinamentos, dinâmicas de grupo e outras atividades, mas como se dão na vida real?

De acordo com o estudo Why Diversity Matters, da empresa McKinsey, empresas com diversidade de gênero nos times executivos possuem uma probabilidade 21% maior de obter uma lucratividade acima da média em relação às companhias sem esse pilar.

Portanto, é exatamente essa consciência que conhecer os tipos de diversidade na empresa ajuda a desenvolver. A partir desse passo, é possível desenvolver ações de inclusão assertivas e contribuir para o dia a dia da empresa.

Neste artigo, apresentaremos detalhes sobre os tipos de diversidade e muito mais. Acompanhe!

O que é a diversidade no ambiente de trabalho?

A diversidade no ambiente de trabalho é simplesmente uma representação de como a sociedade é composta: por diferentes tipos de diversidade e pessoas.

Porém, por conta da construção sócio-histórica da nossa sociedade, especialmente no Brasil, certos grupos sofrem mais preconceitos e têm menos acesso a oportunidades que, para outros, são consideradas quase garantidas.

Por isso a importância e a necessidade das ações de diversidade e inclusão.

Por isso, é preciso que as empresas entendam a importância de preservar os tipos de diversidade na empresa e proporcionar uma cultura organizacional cada vez mais plural. Dessa forma, é possível ter equipes diversas que representam exatamente como a sociedade é e igualam privilégios.

Leia também: Feedback positivo: o que é, como fazer, exemplos e 4 técnicas para aplicar!

Quais são os tipos de diversidade?

Existem diversos tipos de diversidade na sociedade. Em determinados grupos sociais, essas diferenças podem ser mais visíveis que outras, mas o movimento de inclusão nos ambientes de trabalho serve exatamente para isso: promover a harmonia entre essa diversidade e proporcionar espaço a todos.

Iremos detalhar para você entender mais sobre alguns dos tipos de diversidade que existem:

  • Etária;
  • Racial;
  • Cultural;
  • Acessibilidade;
  • Orientação sexual;
  • Identidade de gênero;
  • Religiosa.

Etária

A diversidade etária diz respeito a ter colaboradores de diversas faixas de idade em todos os departamentos da organização.

Muitas vezes, negócios podem ter preferência por certos grupos etários para determinadas funções. Assim, esse tipo de preconceito afasta pessoas do mercado de trabalho, que não têm a oportunidade de provar sua capacidade.

Étnica

As políticas de inclusão para uma maior diversidade étnica e racial são umas das principais formas de combater o racismo estrutural que infelizmente ainda existe na sociedade.

Dessa forma, é possível tentar trabalhar para oferecer acesso a essas pessoas que foram tão prejudicadas no passado (e ainda sentem isso no presente).

Cultural

O Brasil é especialmente conhecido pelo multiculturalismo, que se traduz muito nesses tipos de diversidade. 

Porém, especialmente por sua abrangência de culturas e tamanho vasto, ainda é preciso desconstruir diversos preconceitos. 

Acessibilidade

A acessibilidade e inclusão podem dizer respeito a todos esses tipos de diversidade, mas principalmente àqueles voltados às pessoas com algum tipo de deficiência.

Isso porque, apesar de tão presentes na sociedade, ainda existem poucas políticas que possibilitam o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho de forma justa. 

Esse cenário é ainda mais expressivo quando pensamos que diversos profissionais de psicologia organizacional às vezes não recebem o preparo necessário para lidar com essas diferenças, ou como os espaços físicos e equipamentos de empresas não são pensados para comportar essa pessoas.

Orientação sexual

Diz respeito à identificação de orientação sexual, que abrange: homossexual, heterossexual, bissexual, assexual e pansexual. O tema da orientação sexual, por uma questão histórica e social, ainda carrega muito estigma e faz com que muitos tenham medo de se assumir.

Porém, de acordo com uma pesquisa inédita do IBGE, realizada em 2022, no Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram parte da comunidade LGBTQIA+.

Assim, esse número só reforça a necessidade de promover esse assunto, a empatia e o respeito nas empresas.

Identidade de gênero

A identidade de gênero diz respeito a como cada pessoa se sente em relação ao próprio gênero

Apesar de as categorias feminina e masculina serem mais conhecidas, existem pessoas que não se identificam com nenhuma das duas, por exemplo, ou com as duas, dependendo do momento.

Religiosa

As diferentes crenças também fazem parte do ambiente de trabalho, contanto que haja respeito e tolerância. 

A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira. Entretanto, essa medida não é suficiente para acabar com alguns preconceitos existentes na sociedade em relação a determinadas religiões, o que acontece também dentro das empresas.

Para o bem-estar de todos no trabalho, é ideal que a empresa preze por um ambiente respeitoso e neutro.

Assim, esses são só alguns exemplos dos tipos de diversidade que podem existir dentro de uma empresa. 

Ainda, é muito possível que eles já existam na sua organização, pois são partes do que formam as pessoas.

Por isso, o trabalho para promover um ambiente com qualidade de vida no trabalho é essencial para que os colaboradores sintam-se à vontade para serem como são, convivendo em harmonia e com respeito.

Em seu ted, Filipe Roloff, listado como um dos 50 futuros líderes LGBT do mundo, publicada pelo jornal britânico Financial Times, explica mais sobre inclusão, diversidade e as fronteiras do preconceito

Leia também: Síndrome de Burnout: o que é, causas, sintomas e muito mais

Por que os tipos de diversidade são importantes nas empresas? 

A promoção da diversidade nas empresas é um retrato de um movimento de conscientização que acontece dentro da própria sociedade.

Portanto, ao valorizar esse conceito, a organização reforça seu compromisso com um objetivo de extrema importância para o equilíbrio no dia a dia: a valorização das pessoas que compõem seu time.

Além disso, diversos estudos sugerem a importância e os benefícios de uma empresa que apoia os tipos de diversidade, como:

  • Maior facilidade em realizar uma gestão colaborativa;
  • Maior satisfação no ambiente de trabalho;
  • Aumento da satisfação;
  • Ampliação das possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional das equipes;
  • Melhora na produtividade e qualidade da comunicação no trabalho;
  • Colabora com a inovação e com a criatividade;
  • Redução de conflitos;
  • Apoia a imagem da empresa e a retenção de talentos.

Exemplos de empresas que apoiam os tipos de diversidade

O apoio das organizações aos tipos de diversidade se tornou, além de um diferencial, uma exigência do mercado de trabalho, principalmente para as gerações mais novas.

Portanto, para ilustrar esse movimento, separamos alguns casos de empresas que têm sucesso ao promover equipes mais diversas e inclusivas.

Natura

A empresa garantiu o segundo lugar no ranking internacional da Lista Refinitiv de top 100 empresas em diversidade e inclusão.

Isso se deve principalmente ao foco do negócio a vários tipo de diversidade, como:

  • Etária;
  • Região geográfica;
  • Orientação sexual;
  • Acessibilidade e outros.

Ainda, a empresa possui políticas de diversidade e inclusão bastante fortes, que visam o bem-estar de todos e a valorização dos diversos grupos sociais.

Mastercard

A equipe de RH da Mastercard segue pelo lema de que “a diversidade é necessária para a sobrevivência”

Para isso, eles mudaram diversos critérios de seleção e de gestão de pessoas na empresa, com o objetivo de proporcionar maior apoio aos tipos de diversidade. 

Itaú

Além de valorizar esse pilar social, o Banco Itaú acredita que uma equipe diversa consegue ser mais criativa e encontrar melhores soluções para os desafios do dia a dia. 

Por isso, a empresa conta com uma série de programas de reconhecimento e valorização dos tipos de diversidade, com abertura de vagas inclusivas e campanhas voltadas ao reforço desse conceito dentro de sua cultura organizacional.

Como as empresas podem promover e apoiar os tipos de diversidade?

Um ambiente com segurança psicológica é o primeiro passo para promover os tipos de diversidade na empresa.

Isso porque, esse conceito traduz ambientes de trabalho onde há:

  • Segurança em pertencer;
  • Segurança em aprender;
  • Segurança em contribuir;
  • Segurança em desafiar.

Como é de se imaginar, relembrando os conceitos que trouxemos anteriormente, esses fatores estão diretamente relacionados com o bem-estar no trabalho e a promoção de um ambiente realmente diverso.

Dessa forma, quaisquer ações de diversidade e inclusão nas empresas devem ter esse conceito como base. Assim, fica mais fácil e confortável para todos promover mudanças em relação à promoção da diversidade, como:

  • Divulgação de vagas inclusivas;
  • Benefícios de desenvolvimento e bem-estar para todos;
  • Programas de treinamento;
  • Promoção de cargos inclusivos em todos os níveis hierárquicos;
  • Palestras e outras atividades de conscientização.

Além dos tipos de diversidade: conte com a orienteme para promover bem-estar no ambiente de trabalho!

Como você viu, é muito benéfico que as organizações invistam em ações para evoluir cada vez mais seus colaboradores, e cuidar do bem-estar físico e mental deles é uma delas.

Saiba que, a cada dólar que as empresas investem em ações voltadas à saúde, elas ganham até quatro dólares de retorno. Porém, sabemos que nem sempre é fácil pensar e estruturar esses projetos, principalmente aqueles voltados à diversidade e inclusão nas empresas.

Saiba que a orienteme pode te ajudar nessa missão. Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online. 

Além disso, ajudamos organizações a sensibilizarem o time, promoverem treinamentos, rodas de conversas, eventos e outras ações voltadas ao desenvolvimento e bem-estar, que podem abordar assuntos de interesse, como os que abordamos neste artigo.

Ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Além disso, o time da orienteme, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializam ainda mais a saúde dos funcionários como um todo.

E mais: a equipe de RH tem acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Quer evoluir e desenvolver os seus colaboradores com o apoio da orienteme? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar o seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​