Qualidade de vida no trabalho

Dia do Profissional de RH: Confira 8 formas de celebrar a data na empresa!

Daniela Haidar Chohfi -

O Dia do Profissional de Recursos Humanos (RH) é uma data importante para reconhecer e celebrar o trabalho árduo e essencial realizado pelos profissionais desta área, muitas vezes associados à psicologia organizacional

Trata-se de uma oportunidade de destacar a importância do setor de RH e refletir sobre os avanços e as perspectivas futuras dessa área vital para as organizações. 

Portanto, neste artigo exploraremos o significado do Dia do Profissional de RH, como comemorá-lo, o motivo pelo qual é importante celebrar essa data na empresa e o que podemos esperar da evolução do RH no futuro.

Boa leitura!

Quando é o Dia do Profissional de RH?

O Dia do Profissional de RH é celebrado em 3 de junho, sendo uma ocasião especial para homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam nessa área. 

A data foi escolhida em homenagem à fundação da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, em 3 de junho de 1976 nos Estados Unidos.

Quem tomou a decisão foi a WFPMA (World Federation of People Management Associations, Organização Federal dos Associados à Gestão de Pessoa, em tradução livre)

Desde então, inúmeros países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH

No Brasil, a celebração ganhou destaque após Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), reconhecer a data oficialmente como o Dia do Profissional de RH. 

Qual a importância do Dia do Profissional de RH?

O Dia do Profissional de RH representa um momento de reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam nessa área. 

Isso é de extrema importância, já que eles desempenham um papel fundamental nas organizações, sendo responsáveis por cuidar do capital humano e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Afinal, são eles os responsáveis por atrair, selecionar, desenvolver e reter talentos, além de implementar políticas e práticas que visam o bem-estar e o crescimento profissional dos colaboradores.

Portanto, frente a tantas obrigações, o profissional de Recursos Humanos desempenha uma função essencial e com propósito para o êxito da empresa, e precisa ser valorizado nesta data tão especial.

Geovana Donella, CEO e Fundadora da Donella & Partners, que atua como conselheira de empresas familiares e consultora especializada em Governança Corporativa e Gestão de Empresas, falou no TEDxSãoPaulo sobre a importância de trabalhar com propósito.

Confira: 

Vantagens de abordar o Dia do Profissional de RH na empresa

Ao celebrar o Dia do Profissional de RH na empresa, os profissionais têm seu trabalho valorizado e reconhecido. 

É importante lembrar que ações como essas geram o fortalecimento da cultura organizacional, aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores, e contribuição para o sucesso e o crescimento da organização.

Além disso, a data ainda reforça a relevância do setor de Recursos Humanos, a evolução constante do setor para um RH estratégico e promove um ambiente de trabalho mais humano, inclusivo e produtivo

Ou seja: é uma oportunidade de reconhecer o impacto positivo que o RH tem no desenvolvimento das pessoas e no sucesso das organizações.

Como comemorar o Dia do Profissional de RH na empresa?

Existem diversas maneiras de comemorar o Dia do Profissional de RH e reconhecer a importância desse setor. Tudo irá depender, é claro, da cultura e da realidade de cada organização. 

Lembre-se de que o importante é mostrar reconhecimento, valorizar o trabalho dos  profissionais e promover um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Portanto, confira algumas sugestões:

1 – Realize eventos internos com foco no Dia do Profissional de RH

Organize palestras, workshops, dinâmicas de grupo ou painéis de discussão que promovam o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os profissionais de RH.

2 – Organize uma premiação interna 

Seja com brindes ou bonificações, como voucher e cupons de descontos em compras, camisetas, canecas, livros ou garrafas relacionadas à profissão. 

Afinal, esses itens são formas de reconhecer os profissionais de RH que se destacaram ao longo do ano, valorizando suas conquistas e dedicação.

3 – Realize atividades de integração 

Ao promover ações entre os membros da equipe de gestão de pessoas, é possível fomentar um ambiente de colaboração, união e valorização mútua. 

Além disso, é interessante mostrar aos outros setores da empresa a importância do RH no funcionamento pleno da organização.

4 – Envie mensagens de agradecimento e reconhecimento 

Demonstre aos profissionais de RH a importância do trabalho deles e o impacto positivo que têm na organização por meio de mensagens motivacionais. Elas podem ser de parabenização pela data e de agradecimento pelos serviços tão bem executados.

Alguns exemplos são:

  • Obrigado por selecionarem, desenvolverem e cuidarem dos talentos da nossa empresa. Vocês são a base que proporcionam a melhor performance de todos! Obrigada pelo trabalho e feliz Dia do Profissional de RH !
  • Neste dia do Profissional de RH, não poderíamos deixar de agradecer àqueles que olham de maneira humana e estratégica para os colaboradores que formam nossa empresa. Obrigado por toda a dedicação!

5 – Dê destaque nas redes sociais

Utilize as redes sociais da empresa para homenagear o time de RH. 

É possível planejar uma ação, compartilhando depoimentos de colaboradores sobre a importância do trabalho desse setor ou divulgando projetos e iniciativas do RH que impactaram positivamente a organização.

6 – Faça momentos de descontração

Promova um evento interno para celebrar o Dia do Profissional de RH que fuja da teoria, como um café da manhã ou um happy hour dedicado a esses profissionais. É uma ótima maneira de começar o dia de forma diferente e animar o dia!

7 – Invista no desenvolvimento profissional do RH

Organize palestras, ofereça benefícios ou programas de treinamento para aprimorar as habilidades e os conhecimentos dos colaboradores do RH. 

Essa é uma forma de valorizar a importância da área e proporcionar oportunidades de crescimento para os profissionais.

8 – Forneça feedbacks construtivos

Aproveite a data para dar feedbacks construtivos aos profissionais de RH. 

Reconheça as realizações dos colaboradores, mas também identifique áreas em que possam melhorar e ofereça suporte para o desenvolvimento contínuo.

O que esperar do futuro do RH?

No Dia do Profissional de RH, também é importante pensar no que esperar para as tendências dessa área. O setor de Recursos Humanos está em constante expansão e se tornando cada vez mais relevante nas organizações. 

Afinal, líderes empresariais estão cada vez mais conscientes da realidade do mercado e reconhecem a importância estratégica desse setor.

E à medida que nos aproximamos do futuro, o setor de RH passa por transformações significativas devido aos diversos avanços tecnológicos e mudanças no ambiente de trabalho que estão moldando não apenas a dinâmica laboral, mas também as perspectivas de progresso para o RH. 

Entre as principais tendências e desenvolvimentos que estarão no futuro do RH estão:

1. Automação e IA 

As IA (Inteligências Artificiais) são capazes de agilizar processos, como recrutamento, triagem de currículos, gerenciamento de folha de pagamento e avaliação de desempenho

Desse modo, os profissionais de RH podem se concentrar em atividades estratégicas e de alto valor agregado, enquanto as tarefas rotineiras serão automatizadas.

2. Análise de dados

Com o aumento da disponibilidade de dados sobre os funcionários, as empresas poderão tomar decisões mais informadas sobre recrutamento, desenvolvimento de talentos, retenção de funcionários e planejamento. 

Com a análise de dados, como indicadores de RH, será possível identificar tendências e padrões e a auxiliar na criação de estratégias eficazes de RH.

3. Experiência do funcionário

Equipes engajadas e satisfeitas são mais produtivas e permanecem por mais tempo nas organizações.

Assim, espera-se um maior investimento em programas de qualidade de vida. Outras apostas são flexibilidade no local de trabalho, desenvolvimento de carreira e suporte ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

4. Gestão remota

Com o aumento do trabalho remoto e das equipes distribuídas, os profissionais de RH irão precisar adaptar suas estratégias de gerenciamento para lidar com a comunicação virtual. Além do monitoramento de desempenho e o engajamento de funcionários remotos.

5. Diversidade e inclusão

Esses dois temas são bem atuais e continuarão como foco no futuro do RH, pois cada vez mais empresas estão reconhecendo os benefícios de uma força de trabalho diversificada e inclusiva

Assim, os profissionais de RH irão desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas de contratação justas, na criação de políticas inclusivas e no desenvolvimento de programas de treinamento e sensibilização.

Agora que já sabe mais sobre esses pontos, não deixe de acessar portais que te ajudam a se atualizar continuamente, como o blog da orienteme

Postamos conteúdos sobre os principais assuntos de interesse sobre o universo da gestão de pessoas, benefícios, qualidade de vida no trabalho, e mais!

Conte com a orienteme para potencializar o dia a dia do seu RH e da sua equipe!

Como você viu, o setor de RH é vital para o funcionamento de uma organização e, por isso, merece uma atenção especial.

Felizmente, a orienteme é a opção ideal para te ajudar na valorização do seu time de Recursos Humanos e no apoio às atividades deles, especialmente ligadas ao cuidado com a saúde ocupacional.

Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência. 

Além disso, a equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, entre outros!

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​