A diferença entre chefe e líder vai muito além do significado dos termos, que podem até ser usados como sinônimos no dia a dia, mas não são.
Isso porque, uma liderança bem desempenhada é capaz de impulsionar a empresa, mas sua falta também pode ter sérias consequências.
Por isso é tão importante entender as características que separam líder e chefe.
Além disso, é preciso reconhecer como esse movimento acompanha outro em ascensão no mercado de trabalho: a valorização das empresas em relação a times cada vez melhores e mais equilibrados.
Portanto, para aqueles que querem alcançar um cargo de liderança ou para quem atua com psicologia organizacional, essa compreensão é essencial.
Sendo assim, produzimos este guia completo exatamente para te explicar mais sobre o assunto, abordando quais as diferenças entre chefe e líder, e mais:
- Quais as características de um chefe;
- Quais as características de um líder;
- Quais os diferenciais de um bom líder?
- Como desenvolver essa habilidade na empresa.
Boa leitura!
Qual a diferença entre chefe e líder?
A diferença entre chefe e líder se dá principalmente ao analisar como cada um influencia a equipe.
Um chefe é uma figura mais pautada pela simples hierarquia do cargo que ocupa.
Por isso, sua presença nem sempre pode estar associada com a boa performance do time, o que significa que ele pode afetar o comportamento organizacional de forma inadequada.
Isso porque, como sua figura no organograma pode passar uma impressão mais hierárquica, pode acabar afastando o time. Além disso, seu foco nem sempre está nos colaboradores, o que pode trazer consequências para seus relacionamentos interpessoais.
Por outro lado, um líder entende que ele é a base do dia a dia da equipe, motivando-os e fazendo-os sentirem-se parte ativa do processo de construção de resultados.
O líder potencializa pessoas a crescerem dentro de suas funções, pois entende que o sucesso delas também significa sucesso para a organização e para si mesmo.
Portanto, ele sustenta resultados positivos ao mesmo tempo em que não perde o olhar estratégico e focado na gestão de equipes.
Leia também: O que é SST? Entenda por que se preocupar com a Saúde e Segurança no Trabalho
Quais as características de um chefe?
Em linhas gerais, um chefe está associado a uma figura mais dura, autoritária e que nem sempre contribui para o engajamento do time.
Assim, ele costuma usar sua posição hierárquica para ditar o dia a dia da equipe, o que nem sempre é pautado por estratégia e também pode comprometer seus relacionamentos interpessoais na empresa.
Para aprofundar o assunto, detalharemos mais sobre as características de um chefe, que são:
- Microgerencia o time
- Centraliza as decisões
- Pressiona por resultados
- Não trabalha sua inteligência emocional
Microgerencia o time
Uma grande diferença entre chefe e líder é que o primeiro pode não ter tanta segurança sobre suas próprias habilidades, o que ele pode projetar no time também.
Por isso, ele pode se valer do microgerenciamento, em que ele acompanha de perto cada atividade desempenhada pelos colaboradores.
Isso pode resultar em casos de ansiedade no trabalho, contribuindo até mesmo para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout entre a equipe, além de comprometer a eficiência de todos.
Centraliza as decisões
O chefe também não costuma considerar a opinião da equipe no momento de tomar decisões, centralizando as decisões em si mesmo como forma de ter mais segurança sobre os processos.
Assim, essa atitude pode prejudicar a empresa, pois dificulta a inovação e o desenvolvimento do time.
Pressiona por resultados
Exatamente por não ser tão estratégico e ter a tendência de ser mais inseguro no dia a dia, o chefe pode deixar o time ansioso por resultados, comprometendo a boa execução das tarefas.
Não trabalha sua inteligência emocional
Ainda, outra diferença entre líder e chefe é que este último pode comprometer a segurança psicológica do time ao não desenvolver a sua inteligência emocional.
Portanto, é comum que esse perfil não saiba controlar ou lidar com suas emoções, criando um ambiente de instabilidade que prejudica o bem-estar no trabalho.
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Quais as características de um líder?
A diferença entre um líder e um chefe é que a verdadeira liderança está pautada na capacidade de potencializar pessoas.
Sendo assim, as principais características do líder estão pautadas nessa capacidade, e são:
- Confia na equipe e em si mesmo
- Se orienta por resultados
- Dá autonomia ao time
- Está em constante desenvolvimento
Confia na equipe e em si mesmo
O líder confia nos talentos da equipe e em si mesmo. Portanto, ele se foca nas partes importantes do trabalho, definindo prioridades claras para seu dia a dia, enquanto tem certeza de que a equipe cumpre suas obrigações.
Se orienta por resultados
Um verdadeiro líder entende que os resultados e metas são o foco de toda a equipe. Por isso, seus planos e processos serão pautados nos passos e ferramentas necessários para alcançá-los.
Portanto, ele tem uma visão mais estratégica de todo o processo, e não encara o resultado como uma “consequência”, mas como uma construção.
Isso permite com que ele tenha mais certeza sobre quais são as prioridades da equipe, como lidar com mudanças e realmente ser uma base para os colaboradores.
Dá autonomia ao time
Outra diferença entre chefe e líder é que uma verdadeira liderança sente-se seguro em deixar que o time tenha mais flexibilidade na rotina, aproveitando suas janelas de produtividade e explorando maneiras de trabalhar melhor.
Isso porque, o líder, ao se orientar por resultados, deixa a cargo dos colaboradores essa parte mais operacional de “como” trabalhar, intervindo quando necessário. No fim do dia, ele entende que os resultados devem se destacar.
Está em constante desenvolvimento
O líder também acompanha o mercado e as novas tendências de perto, por isso, está sempre antenado em relação a potenciais mudanças, mantendo em desenvolvimento.
Ele também entende que esse desenvolvimento não está relacionado apenas a habilidades técnicas, mas também toca a sua saúde emocional e o equilíbrio no dia a dia.
Em seu Ted, Michael Oliveira, Fundador do Instituto Brasileiro de Liderança, propõe a teoria da Liderança Evolutiva, que contribui para uma melhor formação de valores na sociedade e para o crescimento da equipe. Confira:
Quais os diferenciais de um bom líder? As maiores diferenças entre líder e chefe
Em 2018, o Google decidiu avaliar quais competências os maiores e melhores líderes da companhia tinham em comum. Com o estudo, a empresa conseguiu elencar o que pauta o desenvolvimento de seus líderes de alta performance, e são:
1 – É um bom treinador de equipes
Uma das principais diferenças entre chefe e líder é a capacidade que este segundo tem de impulsionar o time. Para isso, ele entende que precisa estar envolvido na jornada de desenvolvimento dos colaboradores, compartilhando conhecimento e os treinando constantemente.
2 – Empodera o time e não aplica o microgerenciamento
O bom líder entende que não precisa ditar as atividades da equipe, mas supervisioná-las e oferecer apoio quando necessário.
Por isso, ele foca na estratégia e não sente a necessidade de controlar todas as atividades operacionais do time, o que também acaba prejudicando a saúde mental do mesmo.
3 – Cria um ambiente de trabalho inclusivo, se preocupando com o bem-estar
Esse profissional também entende que as bases de uma alta performance estão na qualidade de vida no trabalho. Por isso, ele se preocupa em preservar o bem-estar e criar ações de diversidade e inclusão, que colaboram ainda com o engajamento do time.
4 – É produtivo e orientado para resultados
Por conta dos diversos afazeres do dia a dia, é comum que líderes acabam tendo hábitos de produtividade tóxica, por não conseguirem se organizar de maneira eficiente.
Porém, para o Google, a orientação para resultados é a chave da produtividade, pois permite com que o líder defina suas prioridades com mais clareza.
5 – Tem uma boa comunicação
Um líder com uma comunicação bem desenvolvida consegue reduzir conflitos, diminuir a chance de retrabalho e guiar o time com maior assertividade.
6 – Apoia o desenvolvimento do time e discute a performance dele
Apoiado pelos pontos que desenvolvemos anteriormente, um bom líder também é capaz de ajudar o time a evoluir ao fornecer feedbacks positivos e negativos certeiros, focando em formas de alavancar a rotina de cada colaborador.
A partir disso, ele contribui com o desenvolvimento individual e também com o desenvolvimento coletivo.
7 – Tem visão estratégica
Um líder diferenciado consegue visualizar o futuro do time a curto, médio e longo prazo a partir de uma visão estratégica. Isso permite com que ele consiga adaptar planos e aplicar uma liderança situacional quando necessário.
8 – Tem habilidades técnicas-chave para apoiar os colaboradores
Um grande líder não é aquele que sabe mais, mas aquele que entende como aproveitar o potencial de cada colaborador da melhor forma. Essa é uma realidade que o Google entende.
Por isso, ao ver deles, o líder não precisa ser o maior acumulador de conhecimento técnico da equipe, mas deve saber o suficiente para guiar o time.
9 – Colabora com outras equipes
Esse profissional também compreende que o trabalho que ele e seu time desempenham faz parte de um mecanismo maior.
Por isso, ele está sempre aberto a trabalhar em conjunto com o restante da empresa em busca de melhorias e inovações.
10 – Toma decisões com assertividade
Por fim, a inteligência emocional se destaca como uma grande diferença entre chefe e líder.
Isso porque, o profissional que a desenvolve consegue lidar com as mudanças e estabilidades com maior resiliência, tendo maior clareza e certeza para tomar decisões desafiadoras.
Como ser um bom líder? Entenda como desenvolver a liderança na empresa
Uma pesquisa realizada pela consultoria Berson by Deloitte com empresas de 130 países sinalizou que 89% consideram a formação de líderes um ponto importante ou muito importante.
Entretanto, mesmo com esse interesse, só 13% se declaram excelentes na geração de líderes globais e apenas 7% sinalizaram ser excelentes na formação de jovens líderes, o que reforça a preocupação em se desenvolver boas lideranças na organização.
Como você viu, a liderança está diretamente relacionada a soft skills (habilidades interpessoais) importantes, que são desenvolvidas principalmente por capacitações e psicoterapia, sendo sustentadas por um dia a dia equilibrado.
Isso porque, bons líderes também devem ser saudáveis, mas essa não é uma tarefa simples. A saúde é multidimensional e, ao mesmo tempo, repleta de desafios individuais.
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O desenvolvimento e o crescimento de equipes é composto de diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, uma das principais ações que a sua empresa pode fazer para potencializar o time é oferecer possibilidades de evolução nesse sentido.
Afinal, uma equipe desequilibrada não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.
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